10 Melhores Universidades de SP 2024

A formação profissional em um curso de nível superior é algo muito almejado por aqueles que desejam se especializar em uma determinada área do conhecimento, seja para ascender socialmente em sua carreira, ou simplesmente para conhecer mais acerca de um determinado assunto. Seja como for, as universidades representam uma das maiores, se não a maior, riqueza de um país. No Brasil, as universidades desempenham um papel fundamental, com pesquisas de alto nível que estão ao mesmo páreo com as estrangeiras, mesmo com as sucessivas precarizações. De modo geral, podemos dividir as universidades em públicas e privadas, que possuem algumas diferenças além da gestão e financiamento. Pensando em você que deseja saber qual é a melhor opção para o seu caso, separamos um ranking das melhores Universidades de São Paulo em 2024. Portanto, se você tem interesse nesse assunto, não deixe de ler esse artigo até o final.

1- Universidade de São Paulo (USP)

A Universidade de São Paulo é a melhor não apenas de São Paulo, mas de todo o país. Fundada em 1934, a USP é uma instituição de ensino superior pública, que possui 42 unidades de ensino e pesquisa distribuías por todo o estado. A USP se destaca pela sua excelência em pesquisa científica, qualidade de ensino, internacionalização, marcado de trabalho e inovação. A Universidade de São Paulo tem uma importância ímpar na história do Brasil, pois formou grandes personalidades do cenário nacional. Em 2012 a USP foi considerada na posição 89 das 3290 melhores instituições de ensino e pesquisa do mundo.

melhores-universidades-sp 10 Melhores Universidades de SP 2024

2- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Em segundo lugar se encontra a Universidade Estadual de Campinas, uma instituição de altíssima qualidade e que detém 15% da produção científica brasileira. Fundada em 1966, a Unicamp é uma instituição de ensino superior pública situada na cidade de Campinas com outros campis nas cidades de Limeira, Piracicaba e Paulínia. Um ranking realizado no ano de 2015 a classificou como a 195ª melhor universidade do mundo.

3- Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Unesp)

A tríade de São Paulo se completa com a Unesp na terceira posição desse ranking, e não poderia ser diferente. Fundada em 1976, a Unesp possui um campus principal em São Paulo, além de outras universidades espalhadas em 24 municípios do estado. A Unesco classificou a Unesp como a segunda universidade brasileira em números de artigos científicos de nível internacional, ao lado da Unicamp e atrás somente da USP.

4- Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Fundada em 1968 a UFSCar possui um campus principal na cidade de São Carlos, município que possui o maior número de mestres e doutores do Brasil. A UFSCar é responsável por parte da produção científica do país, além de possuir um ensino de altíssima qualidade e desempenhar um papel importantíssimo através da formação de profissionais altamente qualificados.

5- Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Nascida em 1994, a Unifesp é uma instituição de ensino superior situada na cidade de São Paulo. Além de possuir outros campis nas cidades de Santos, Diadema, Guarulhos, São José dos Campos e Osasco. Em 2016, a Unifesp despontou como uma das dez universidades mais prestigiadas da América Latina, segundo o ranking feito pela Times Higher Education (THE), figurando na sexta posição.

melhores-universidades-sp-de 10 Melhores Universidades de SP 2024

6- Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie)

Na sexta posição temos a primeira universidade privada deste ranking, Mackenzie. Fundada em 1870 como Escola Americana, a instituição só passou a oferecer cursos de ensino superior em 1952. Atualmente é sediada na cidade de São Paulo e possui campus nas cidades de Campinas e Barueri. A universidade se destaca pela sua excelência em inovações pedagógicas e acompanha o cenário da educação no país.

universidades-melhores-de-sp 10 Melhores Universidades de SP 2024

7- Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC)

O sétimo lugar fica com a universidade mais nova da lista. Nascida em 2005, a UFABC é situada em Santo André, além de possuir outro campus em São Bernardo do Campo. A instituição se destaca pela qualidade de ensino, sendo classificada pelo MEC como a primeira no ranking de cursos de graduação entre todas as universidades brasileiras.

8- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP)

Criada em 1946, a PUC é localizada na cidade de São Paulo e pertence ao setor privado. Além de São Paulo, a PUC possui campus em Sorocaba. Uma das mais tradicionais de São Paulo, a PUC é reconhecida pela excelência em ensino e pela tradição. Também é considerada uma das melhores da América Latina e do Brasil.

9- Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Camp)

Fundada em 1941, a PUC-Camp é a mais antiga universidade do interior paulista e a segunda maior da cidade de Campinas. É reconhecida como uma das melhores universidades privadas do país e muito prestigiada pela sua excelência em ensino.

as-melhores-universidades-sp 10 Melhores Universidades de SP 2024

10- Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Sediada na cidade de São Paulo, a UNINOVE foi fundada em 1972 e possui outros campis em Guarulhos, Mauá, São Bernardo do Campo e Osasco. A instituição conta com mais de 150 mil alunos e possui a alternativa de ensino a distância o que a torna diferente de todas as outras já que não possui impedimentos relacionados à localização.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news 10 Melhores Universidades de SP 2024 O site mais atualizado de 2024!

Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes. Entre em contato com Clara deixando um comentário em uma publicação ou através do e-mail [email protected]
Deixe seu comentário