10 Sistemas Operacionais mais usados em 2024

O sistema operacional é o principal componente de um dispositivo eletrônico, o qual é fundamental para o seu funcionamento. Entre computadores e celulares, existem diversas opções para você escolher, mas, obviamente, existem algumas opções que se destacam na atualidade já que existe uma imensa quantidade de pessoas utilizando todos os dias. Você tem alguma ideia de qual é o sistema operacional mais utilizado na atualidade? Para saber o resultado, continue lendo este artigo até o final e você conhecerá os 10 sistemas operacionais mais utilizados em 2024.

10-Sistemas-operacionais-usados-2024 10 Sistemas Operacionais mais usados em 2024

10 Sistemas Operacionais mais utilizados em 2024

1- Linux

O Linux é o querido dos desenvolvedores de programas, mas, pessoas leigas podem ter dificuldade para lidar com isso, já que é considerado um sistema difícil de lidar.  Isso porque, o Linux depende bastante de outros softwares, conhecidos como open source, ou seja, gratuitos e de códigos abertos, os quais muitas vezes não oferecem tanta versatilidade ou infraestrutura quanto aos programas empacotados, como diria os usuários de Linux, de grandes companhias.

2- ReactUS

O ReactUS é um sistema operacional Livre, o qual tem a finalidade de atingir um elevado grau de compatibilidade com o Windows. Além disso, é considerado por muitos desenvolvedores o modelo mais completo de um sistema operacional inspirado no da Windows.

3- Haiku

O Haiku é um sistema operacional open source, ou seja, com código aberto e é muito utilizado em computadores pessoais. Ele tem a esperança de se tornar um sistema eficiente, rápido, simples de usar, fácil de aprender e muito mais vantajoso que os outros sistemas operacionais do mercado.

4- Aros

O Aros é um sistema operacional portátil e livre, com a finalidade de ser compatível com AmigaOS, mas, mais eficiente em muitas áreas que esse deixa a desejar. Além disso, o Código Fonte desse sistema operacional está disponível de forma open source, o que permite qualquer pessoa melhora-lo de forma livre e espontânea.

10-melhores-so-utilizados-em-2024 10 Sistemas Operacionais mais usados em 2024

5- Aranym

O Sistema operacional Aranym é de uma máquina virtual, que tem a finalidade de ser aplicada em qualquer tipo de hardware. Assim, o Aranym não se conhece como um emulador de Atari Falson, ele é melhor no sentido em que não é vinculada as regras de uma máquina já existente, como a maioria dos sistemas operacionais, assim, são livres para escolher o processador mais completo, adicionais as cargas de memória que você deseja e muito mais. Dessa maneira, é como se fosse possível montar o seu sistema operacional. Contudo, esse ainda não é muito utilizado pela população.

6- Syllable

O sistema operacional Syllable é um projeto voluntário, o qual desenvolve uma rede de sistemas operacionais de softwares livres de fácil utilização. Dessa maneira, você pode usar esse separado ou em conjunto com outros, com a finalidade de formar uma plataforma de rede. Dessa maneira, os desenvolvedores da Syllable pensam em como o seu computador necessita de um sistema operacional amigável, ou seja, que eles ofereçam serviços de forma simples e rápida, e realizem tudo o que você necessita de forma amigável.

7- MacOS

Um sistema operacional da Apple, os macbooks que vem diretamente de fábrica apresentam o sistema operacional MacOS. Uma vantagem desse sistema operacional é a integração com outros serviços e produtos da Apple, de maneira que facilita a troca de informação e arquivo entre os dispositivos. Além disso, apresenta uma grande variedade de aplicativos e jogos. Por fim, pode-se também considerar o MacOS um sistema bastante estável, o qual é raramente afetado por vírus e sempre está em constante inovação pelos desenvolvedores.

8- iOS

O sistema operacional iOS está a frente do Android em alguns locais no mundo e é extremamente popular nos Estados Unidos da América, por exemplo, e lá também apresenta a maior base da marca instalada. Uma das desvantagens para o crescimento e valorização do iOS é o preço exacerbado dos produtos da Apple, já que esses são considerados um dos mais caros do mundo. Assim, por ser exclusivo e não conseguir acessar a camada mais pobre da sociedade, o iOS não atinge uma maior população.

TOP10-Sistema-Operacional-2024 10 Sistemas Operacionais mais usados em 2024

9-Windows

O Windows é, sem dúvidas, um dos maiores sistemas operacionais utilizados pela humanidade para computadores. Embora esse seja um sistema operacional lançado em ciclos temporais, ou seja, necessidade de atualização constante, o Windows ainda sim permanece como o mais querido entre a população. Contudo, o sistema é muito afetado pela pirataria mas, também preza pela leveza do seu sistema, o que acaba reforçando a sua popularidade entre as pessoas. Isso além de apresentar uma alta compatibilidade com outros jogos e aplicativos do mercado.

10- Android

O Android opera sobre a base de código aberto, assim, permite que desenvolvedores e usuários realizem modificações. Com isso, o Android consegue fornecer uma interface personalizada com recursos exclusivos. Assim, muitas marcas de smartphones, como Samsung, Motorola e Xiaomi, realizam sua própria modificação na interface para vender os seus celulares de forma personalizada. Uma vantagem desse sistema operacional é a leveza, o que o permite rodar em qualquer tipo de aparelho.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news 10 Sistemas Operacionais mais usados em 2024 O site mais atualizado de 2024!

Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes. Entre em contato com Clara deixando um comentário em uma publicação ou através do e-mail [email protected]
Deixe seu comentário