2 Via Cartão Cidadão: Como emitir
O Cartão Cidadão é uma facilidade fornecida pela Caixa Econômica Federal para que o beneficiário tenha acesso aos seus direitos sociais e trabalhistas, como FGTS, Seguro Desemprego, Auxílio Brasil, dentre outros. Saiba todos os detalhes sobre logo abaixo sobre como funciona o Cartão Cidadão e como emitir segunda via do Cartão Cidadão.
2 Via Cartão Cidadão: Benefícios, Quem tem direito?
Os clientes da Caixa que já possuem conta corrente ou poupança não precisam necessariamente solicitar o cartão cidadão, pois poderão ter os seus benefícios depositados em sua conta previamente cadastrada.
Já quem não é cliente da Caixa, pode solicitar o Cartão Cidadão para consultar as informações de benefícios e realizar os saques. Veja os serviços disponíveis no Cartão Cidadão:
- Abono salarial;
- Seguro Desemprego;
- Auxílio Brasil;
- Saque do FGTS.
Quem tem direito ao Cartão Cidadão? Apenas aquelas pessoas que tiverem algum dos benefícios listados acima para receber. Se for o seu caso, basta ligar para o número 0800 726 0207 e solicitar o seu cartão. Caso prefira requerer pessoalmente, basta se dirigir a uma agência Caixa de sua preferência.
Tanto os novos usuários como os que precisam de segunda via do cartão podem procurar a agência Caixa ou ligar para o número informado. De posse do seu cartão, será necessário criar uma senha.
Continue lendo a matéria para saber como criar a senha cidadão.
2 Via Cartão Cidadão: Como emitir segunda via
Para fazer o saque dos seus benefícios sociais ou trabalhistas é necessária a Senha Cidadão. Compareça a uma agência Caixa e utilize um dos terminais de atendimento ou vá até a lotérica mais próxima de sua residência.
Preste atenção nos documentos aceitos para emitir o Cartão Cidadão e fazer a sua senha:
- Documento de identidade;
- CNH (dentro do vencimento e com foto);
- Carteira profissional;
- Carteira de Trabalho;
- Identidade Militar;
Basta apresentar um dos documentos acima em uma agência Caixa ou Lotérica e pedir para criar a Senha Cidadão. Lembre-se de informar os seus dados de endereço e telefone, de modo a mantê-los sempre atualizados no sistema da Caixa.
Ficou com dúvidas? Continue lendo a matéria para saber como entrar em contato com a Caixa e obter mais informações.
2 Via Cartão Cidadão: Contato Caixa
Ainda ficou com dúvidas com relação ao Cartão Cidadão? Ligue para o “Alô CAIXA”: 4004-0104 (residentes das capitais) ou 0800-104-0104 (para as demais regiões). Dúvidas com relação aos benefícios sociais, PIS, FGTS e Cartão Social ligue para 0800-726-0207.
Já quem tem direito ao Auxílio Brasil, deve ligar para o número 111 e tirar todas as suas dúvidas. Esse canal está disponível vinte e quatro horas por dia e em qualquer dia da semana.
Você já é cliente da Caixa Econômica Federal? Então pode ligar diretamente para o número 3004-8104, se morar em capital ou região metropolitana, e 0800-208-8104 para moradores das demais regiões do país. Por outro lado, os beneficiários que estão fora do país, a Caixa possui o número 55 (61) 3533 2000, com atendimento na língua portuguesa.
Por fim, e não menos importante, a Caixa possui um canal telefônico exclusivo para os oportadores de deficiência autitiva ou na fala, qual seja, o número 0800-726-2492, por meio do qual poderá tirar dúvidas, obter informações, fazer reclamações ou e obter suporte da equipe da Caixa.
A Caixa ainda dispões de diversos aplicativos que podem ser baixados em seu smartphone com sistema Android ou IOs, para o caso de Iphone. Veja os aplicativos Caixa disponíveis para download:
- Aplicativo Caixa;
- Aplicativo Lotéricas;
- Aplicativo FGTS;
- Aplicativo Auxílio Brasil;
- Aplicativo Caixa Trabalhador;
- Aplicativo Habitação Caixa;
- Aplicativo Auxílio Emergencial;
- Aplicativo Caixa Tem.
Percebe que são inúmeros aplicativos Caixa, cada um voltado para suprir uma necessidade diferente do beneficiário. Quem deseja sacar o FGTS, por exemplo, pode fazer de forma cem por cento digital, através do Aplicativo FGTS. Isso mesmo! Basta preencher os dados solicitados no acesso ao app e poderá receber o crédito na conta do banco de sua preferência. Não é fantástico?
Já os cidadãos interessados em receber o benefício do Programa Auxílio Brasil, podem baixar o aplicativo Auxílio Brasil e saber o calendário de pagamento, bem como a situação do seu cadastro e consultar as parcelas disponíveis.
Quer saber como baixar os aplicativos Caixa? Verifique o passo a passo abaixo:
- Entre no menu do seu smartphone;
- Clique na loja de aplicativos (Google Play ou Apple Store);
- Digite o aplicativo que deseja baixar (Caixa; Lotéricas; FGTS; Auxílio Brasil; Caixa Trabalhador; Habitação Caixa; Auxílio Emergencial ou Caixa Tem);
- Clique em Instalar;
- Aguarde a instalação;
- Concluído o passo acima, aperte em Abrir.
Viu como é fácil, segundo o passo a passo acima você poderá baixar todos os aplicativos Caixa que desejar, conforme os benefícios que você tem direito (FGTS, Auxílio Brasil, Seguro Desemprego, Abono Salarial e demais benefícios sociais oferecidos pelo governo federal). Assim poderá acompanhar e saber direitinho quando fazer o saque ou resgatar a quantia que se encontra à sua disposição na Caixa, sem enfrentar filas.
O site mais atualizado de 2024!