GOLD11 Vale a Pena em 2024? Veja como investir em ETF de Ouro

O GOLD11 lançado na bolsa de valores brasileira, trouxe possibilidades para os investidores que desejam diversificar a carteira aplicando recursos em ouro.

O metal ainda continua registrando índices de valorização crescente, principalmente no atual mercado financeiro. Mas, no passado, o acesso a produtos de investimento de metais preciosos não era tão acessível, essa situação mudou com a chegada do ETF de ouro.

o-que-e-gold.jpg GOLD11 Vale a Pena em 2024? Veja como investir em ETF de Ouro
O que é o GOLD11?

O GOLD11 é o fundo de índice que possui a cotação de ouro no mercado à vista, permitindo que os investidores consigam aplicar recursos de forma indireta.

Essa modalidade estreou na B3 em 2020, sendo uma grande novidade no mercado brasileiro, que ainda não contava com fundos de índice semelhantes. O GOLD11 é um dos três ETFs de ouro que estão disponíveis no mundo todo, com outros dois ativos que operam apenas na bolsa de valores norte-americana.

Sendo assim, os investidores brasileiros podem aplicar os recursos em um fundo de alta liquidez e aporte acessível para todos os perfis.

O produto foi desenvolvido pela XP Inc, com cotações negociadas de modo semelhante às ações. Contudo, o investimento é baseado em ETF do exterior, o iShares Gold Trust (IAU), da BlackRock.

Quando o índice aponta o preço do ouro negociado na moeda americana, o ETF GOLD11 é considerado como um ativo dolarizado. Porém, apesar da exposição, as aplicações de investidores brasileiros são tradicionais em real.

O GOLD11 é uma forma de Exchange Traded Funds (ETF), e desse modo, o investimento atua de forma semelhante a outros fundos de índice.

Os ativos, de gestão passiva, replicam os indicadores que formam carteiras teóricas, com desempenho iguais a fim de atribuir os devidos rendimentos para os investidores.

A bolsa de valores brasileira fez investimentos em ETFs nos últimos anos, apresentando um catálogo amplo neste segmento.

No entanto, o ETF GOLD11 é o primeiro fundo de índice nesta modalidade, replicando os resultados do índice que avalia a negociação do metal no mercado de investimentos.

Assim, se o preço do ouro variar, a carteira teórica do índice também vai seguir essa movimentação, o ETF replica essas oscilações para os investidores.

Contudo, se trata de um índice com gestão externa, de modo que os investidores não precisam monitorá-lo periodicamente. A compra e venda do GOLD11 também é mais fácil, podendo ser feito pela Bolsa de Valores, como outra ação de empresas negociadas no mercado.

Depois de comprar o ETF, ele começa a apresentar rentabilidade de acordo com as movimentações registradas pelo indicador do preço do ouro.

Dessa forma, o investidor poderá operar com o metal de forma indireta, sem necessidade de comprar o ouro físico para conseguir possuir esse ativo em sua carteira.

vantagens-em-investir-no-gold.jpg GOLD11 Vale a Pena em 2024? Veja como investir em ETF de Ouro
Vantagens em investir no GOLD11

De início, os investidores procuram fazer investimento em ouro para conseguir proteger seu patrimônio, pois é difícil que o metal apresenta desvalorizações, tratando-se de um modo mais seguro de alocar dinheiro e garantir mais proteção para a parte do capital.

Portanto, é muito comum que os investidores mais experientes busquem alternativas, como a compra do ouro físico, fundos de investimentos baseados em metal e o GOLD11.

Sendo assim, o ETF é uma opção para quem possui essas intenções, mas que ainda prefere alternativas mais seguras, lidando de forma indireta com o metal.

As características do ouro, como um ativo de valor durável e grande demanda no mercado, fazem com que o ETF seja mais atrativo como reserva de valores. Além de proteger o patrimônio de oscilações e possíveis perdas com desvalorização, o investidor consegue adquirir GOLD11 como meio de criar uma reserva para o futuro.

O ETF de ouro GOLD11, é o primeiro lançamento dessa modalidade na B3. Portanto, essa é uma opção nacional mais acessível para o público brasileiro.

Com isso, possibilita uma maior diversificação do catálogo da bolsa de valores, trazendo valorizações para o mercado nacional e aumentando as movimentações com uma alternativa atrativa.

Desvantagens do GOLD11

Os investidores do GOLD11 também devem ficar atentos para alguns pontos “negativos” relacionados ao ETF.

Em geral, as principais desvantagens deste ativo se concentram na sua passividade e rendimentos. Isso porque fundos de índice atrelados a metais, como o ouro, não realizam o pagamento de proventos ou geram rentabilidades a curto prazo.

Portanto, a opção é atrativa para aqueles que desejam proteger seu patrimônio ou fazer uma reserva para o futuro, mas não se apresentam como um investimento lucrativo para gerar renda passiva.

Desse modo, antes de fazer seu investimento no GOLD11, é preciso ter em mente que o ETF não retorna dividendos.

A maior rentabilidade provém da venda do ativo no futuro, quando o preço registra novos crescimentos. Por último, assim como todo ativo de renda variável, embora a aplicação dos recursos em ouro seja mais garantida que outros fundos do índice.

Ainda se trata de investimento, que detém certos riscos. Dessa forma, investidores com um perfil mais conservador podem enxergar essa característica como desvantagem, sendo preciso ter atenção antes de seguir com qualquer tipo de investimento relacionado ao fundo do índice.

como-investir-em-etf-de-ouro.jpg GOLD11 Vale a Pena em 2024? Veja como investir em ETF de Ouro
Como investir em ETF de Ouro?

É muito fácil investir em ETF de ouro, pois ele sempre está disponível em plataformas que permitem negociações na Bolsa de Valores. Veja como investir:

  • Crie uma conta válida em uma corretora, as instituições possuem as ferramentas para permitir ao usuário o sistema de operações ligadas à B3. Caso não tenha uma conta, escolha uma corretora e registre-se
  • Logo em seguida, acesse a ferramenta de operações na bolsa de valores disponíveis pela corretora e localize o GOLD11
  • Coloque a quantidade de cotas desejadas, e finalize a compra transferindo o saldo correspondente
  • Por último, o ETF vai ficar armazenado na conta da corretora, encorpado à sua carteira de ativos em até 2 dias úteis
Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news GOLD11 Vale a Pena em 2024? Veja como investir em ETF de Ouro O site mais atualizado de 2024!

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado. Comente em uma publicação para entrar em contato com o colunista ou envie um e-mail para [email protected]
Deixe seu comentário