Acesse Nossas Redes Sociais

Governo

Ação Jovem 2022: Pagamento, Valor, Calendário

Publicado

em

O Ação Jovem é um programa oferecido pelo governo do estado de São Paulo e que visa transferência de renda para adolescentes e estudantes com idades entre 15 e 24 anos, que vivam no estado.

acao-jovem-pagamento-valor-calendario-1 Ação Jovem 2022: Pagamento, Valor, Calendário

No entanto, também é obrigatório que esse jovem viva em um local de pobreza ou extrema pobreza. Assim, terão direito a um valor mensal em torno de R$ 100, desde que cumpram todas as exigência necessárias.

Entre essas exigências está o fato de pertencer a famílias que vivam com renda de até meio salário mínimo.

Outra exigência por parte do governo do estado de São Paulo é que esse jovem frequente o ensino fundamental, ensino médio ou ao menos o EJA (Educação de Jovens e Adultos), também no estado de São Paulo.

Incentivo ao estudo

Desta maneira, o programa do governo paulista tem como principal objetivo fazer com que o jovem continue estudando e não abandone a escola.

Afinal de contas, por viverem em situação de pobreza quase extrema, muitos não conseguem continuar os estudos e optam para trabalhar para ajudar os familiares. Além disso, muitos deixam a escola e entram para o mundo da criminalidade.

Contudo, o Ação Jovem busca minimizar esse problema e, com essa pequena ajuda de custo, também pode fazer com que eles concluam o ensino regular.

Consequentemente, também terão maior possibilidade de conseguir empregos formais futuramente e continuar ajudando os familiares.

Isso sem contar que também vão ajudar a aquecer a economia e reduzir o índice de criminalidade e diminuir a vulnerabilidade social.

acao-jovem-pagamento-valor Ação Jovem 2022: Pagamento, Valor, Calendário

O que precisa para requerer entrar no Ação Jovem

Assim, para fazer parte do programa Ação Jovem, em resumo, precisa necessariamente cumprir os seguintes critérios:

  • Ter entre 15 e 24 anos (até 11 meses).
  • Estar, necessariamente, com o ensino fundamental ou médio ainda incompletos
  • A renda per capita familiar tem que ser de até meio salário mínimo (vale a referência do valor nacional).

Também precisa estar matriculado no ensino fundamental, médio ou no EJA, tanto presencial quanto à distância.

Como fazer o requerimento

Para pleitear o direito de receber o valor do Ação Jovem, o estudante ou o familiar precisam procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de casa.

Por exemplo, na cidade de São Paulo, o CRAS funciona em mais de 50 bairros da cidade.

Para isso, basta procurar o CRAS mas próximo através do site oficial do governo paulista. Lá, estão todos os endereços necessários para procurar.

Outra possibilidade é entrar em contato pelo telefone 156, disponibilizado gratuitamente. Através dele, o jovem ou o familiar poderá buscar novas informações e ainda receber outras orientações sobre o programa.

Para acompanhar o saldo do valor que consta na conta do auxiliado, tem que ter o cartão do Banco do Brasil e consultar em caixas eletrônicos ou até mesmo pela internet ou direto na boca do caixa do banco.

Também é essencial cuidar e preservar o cartão, para usar nas emergências.

acao-jovem-pagamento-calendario Ação Jovem 2022: Pagamento, Valor, Calendário

Qual a referência para requerer o Ação Jovem

Agora, para ter o direito ao programa Ação Jovem, além de preencher todos os requisitos acima, também precisa ter o nome no CadÚnico (Cadastro Único) do governo federal.

Isso porque esse cadastro é o responsável por organizar e saber de todas as pessoas que passam por algum tipo de necessidade.

Por exemplo, é através do CadÚnico que as famílias mais carentes se cadastram para receber outros programas de transferência de renda, sendo o Bolsa Família o mais amplo e conhecido no cenário nacional.

Atualmente, o programa Ação Jovem do governo do estado de São Paulo atua nos 642 municípios paulistas. Então, basta se enquadrar nos requisitos obrigatórios para pleitear uma vaga.

Além disso, o jovem pode procurar o cadastro durante qualquer época do ano, desde que seja durante o período letivo de aulas.

O que é o CRAS

Mas, para que serve o CRAS? Em São Paulo, funciona sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto nos feriados e nos finais de semanas.

Então, o Centro de Referência de Assistência Social via atender todas as pessoas e famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social na capital paulista e também nas cidades do interior.

Quase todas as cidades do interior paulista também contam com ao menos uma unidade do CRAS, onde o principal objetivo é sempre ajudar a recolocar essas pessoas na sociedade.

Além de também minimizar as dificuldades e garantir um norteamento mais digno para quem precisa de ajuda.

Inclusive, na maioria dos casos, as pessoas que procuram o serviço do CRAS sofrem com a falta de laços familiares ou com lares totalmente desestruturados.

E este serviço, que tem 54 unidades espalhadas pela capital paulista, tem como meta dar um mínimo de conforto e esperança para essas pessoas. Desse modo, trata-se de um serviço gratuito, financiado com recursos públicos, e que tenta diminuir um pouco as desigualdades.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Ação Jovem 2022: Pagamento, Valor, Calendário em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.