Acesse Nossas Redes Sociais

Educação

Acompanhar inscrições do Encceja 2022

Publicado

em

O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), na edição 2022, teve sua inscrições realizadas entre os dias 20 e 31 de maio. Inclusive, aconteceram mais tarde do que o previsto.

acompanhar-inscricoes-do-encceja Acompanhar inscrições do Encceja 2022

Isso porque o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que aplica a prova, optou por atrasar um pouco a inscrição devido à pandemia da Covid-19. Então, as provas aconteceram em maio, sendo que normalmente aconteceriam mais cedo.

Mas, para quem fez a inscrição e quer saber mais detalhes sobre a avaliação e o andamento das inscrições, pode acessar o site específico e buscar novas informações. Afinal de contas, em tempos de internet, acompanhar os resultados de um modo geral se tornou bem mais fácil.

Quem deve fazer o Encceja?

Atualmente, o Encceja é uma prova em que estudantes que não terminaram o ensino fundamental ou o ensino médio precisam fazer. Aliás, é uma oportunidade para que essas pessoas terminem os seus estudos e entrem no mercado de trabalho.

Neste caso, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos avalia todas as habilidades e é uma possibilidade de garantir um aprendizado adequado.

Desta maneira, quem faz o Encceja fica apto a ter o diploma do ensino fundamental e médio. Consequentemente, vai poder brigar em condições de igualdade com outros jovens em busca de uma entrada no mercado de trabalho.

Afinal de contas, isso está cada vez mais concorrido.

acompanhar-inscricoes Acompanhar inscrições do Encceja 2022

Qual a diferença entre EJA e Encceja?

Porém, muitos se perguntam então qual a diferença entre o Encceja e o EJA (Educação de Jovens e Adultos)? Neste caso, o diploma tem sempre o mesmo valor. No entanto, o Encceja pode ser feito de maneira bem mais rápido, sem precisar ficar frequentando aulas.

Por sua vez, o EJA exige a participação presencial dos alunos na escola e costuma levar entre um ano e meio e dois anos para a conclusão.

Portanto, muitos optam pelo Encceja, que é mais rápido e vai poder tentar recuperar um pouco do tempo perdido.

Isso porque, devido a uma série de problemas estruturais e familiares, muitos não conseguem terminar os estudos na idade correta.

Qual a idade para fazer a prova?

Atualmente, para pleitear fazer a prova do Encceja, o estudante precisa ter ao menos 15 anos completo, caso vá fazer o exame para o Ensino Fundamental.

Enquanto isso, quem vai fazer a prova do Ensino Médio, precisa ter, pelo menos, 18 anos completados. Caso contrário, não será permitido e terá que fazer o ensino regular, frequentando as aulas.

Por isso, o Encceja também é importante pelo caráter social. Assim, vai permitir que muitos jovens, até mesmo em situação de vulnerabilidade social, possam voltar aos estudos de forma rápida e se integrando mais facilmente no mercado de trabalho formal.

Inclusive, essas medidas ajudam não só esses estudantes, mas também toda a sociedade. Afinal de contas, teremos mais gente qualificada e apta para trabalhar com salários maiores e mais possibilidade de consumo. Então, vai também ajudar a aquecer a economia de uma forma geral.

acompanhar-encceja Acompanhar inscrições do Encceja 2022

Como funciona a prova do Encceja?

Para quem não sabe, a aplicação da prova do Encceja é muito parecida com a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). No entanto, neste último caso, o exame vale para quem tenta entrar em uma universidade e passar no vestibular.

Mas, no caso do Encceja, as provas também costumam ter quatro horas de duração. Elas começam às 9h e acabam às 13h. Já a prova na parte da parte começa às 15h30 e termina às 20h30.

Confira o que cai nas provas do Encceja para quem está concluindo o Ensino Fundamental:

  • Ciências Naturais
  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • História e Geografia
  • Física e Redação

Por sua vez, quem vai fazer a prova para concluir o ensino médio, as matérias que precisam ser estudadas são as seguintes:

  • Ciências da Natureza
  • Matemática
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias
  • Redação
  • Ciência Humanas e suas tecnologias

Como saber onde vou fazer a prova

Agora, após se inscrever e se preparar para fazer a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, precisa ficar atento ao site oficial do Inep, que vai fornecer todas as informações necessárias.

Para ter acesso às informações, vai precisar entrar na ‘Página do Participante’ e também colocar o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física). Por lá, vai ter acesso a todas as informações.

A prova do Encceja é realizada pelo Inep que, por sua vez, é vinculado ao Ministério da Educação do Governo Federal.

Em 2022, o Encceja está marcado para o dia 28 de agosto, com provas em mais de 600 cidades por todo o país.

Assim como nos anos anteriores, os horários das provas serão das 9h às 13h e também das 15h30 às 20h30, sempre em um único dia. Se for aprovado, poderá garantir o diploma do ensino fundamental ou médio.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Acompanhar inscrições do Encceja 2022 em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.