Anatel Reclamações: Telefone, Como fazer

Você já reclamou de um problema com sua operadora de celular, TV ou internet, mas ela ainda não resolveu sua demanda? Saiba que você pode entrar em contato diretamente com a Anatel e fazer reclamações.

anatel-telefone Anatel Reclamações: Telefone, Como fazer

Com isso, sua reclamação será atendida e seu problema resolvido! Quer saber como? Então leia este artigo até o final, pois falaremos sobre a Anatel e suas funções, bem como métodos de registrar uma reclamação junto à agência.

E então, vamos começar?

O que é a Anatel?

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é uma instituição federal que regulamenta e fiscaliza as empresas do setor de telecomunicações.

Além de criar regras, a agência ainda é responsável por intermediar conflitos entre as operadoras e os clientes.

A Anatel foi criada para suprir uma demanda de regulamentar as empresas do setor. Anteriormente, tudo o que envolvia telecomunicações estava na mão da Telebrás. Essa era a única empresa existente no setor. Entretanto, isso gerava alguns problemas de custos e serviços, que acabavam ficando muito caros e demorados. Com isso, o governo abriu para que empresas privadas entrassem no setor. Mas, para que o consumidor não saísse prejudicado, isso precisava de uma regulamentação.

O que a Anatel faz?

Bom, a empresa estatal é responsável por criar padrões de serviço, bem como garantir a qualidade dos serviços de telecomunicações entre as empresas.

A agência ainda pode dar sanções contra empresas que estejam agindo de forma errada. Além disso, é seu papel garantir a competitividade entre as empresas, que devem entregar o melhor serviço possível ao consumidor final.

Outra de suas funções é criar regras de atendimento e serviço. Logo, ela padroniza o setor de telecomunicações.

anatel-reclamacoes Anatel Reclamações: Telefone, Como fazer

A Anatel e o atendimento ao consumidor

Como vimos, a agência pode ajudar a resolver problemas do consumidor com sua operadora. Entretanto, ela não resolve o problema em si, mas sim entra em contato com a empresa de comunicação.

Assim, você pode reclamar com a Anatel sobre qualquer serviço de celular, TV e internet. Com isso, a Anatel notifica as empresas, que devem responder em até 5 dias.

Sendo assim, caso você não tenha sido bem atendido em sua operadora, que acabou não resolvendo sua demanda, reclamar com a agência pode ser uma forma interessante de conseguir resolver seu problema.

Mas, antes, é necessário que você tenha aberto uma reclamação com a empresa diretamente. Isso porque, em alguns casos, a resolução do problema já é concluída. Sendo assim, só leve para a agência aqueles casos onde a operadora não quis resolver o problema ou você tentou várias vezes e nada aconteceu.

Tudo bem, mas como eu faço uma reclamação na Anatel? Bom, é isso que veremos a seguir.

antel-telecomunicacoes Anatel Reclamações: Telefone, Como fazer

Como fazer reclamações na Anatel?

Como dissemos anteriormente, é importante você já ter feito uma reclamação diretamente com a operadora Anatel. Com isso, você terá um número de protocolo, que prova que tentou resolver o problema.

Agora que é necessário ir para a Anatel, você pode reclamar de quatro formas, ligando para a agência, através do aplicativo oficial, através do site ou presencialmente. Aqui, vamos falar sobre como proceder em cada um dos casos. Vamos lá?

Anatel Reclamações Telefone

Para reclamar através de uma ligação, você deve ligar para o número 1331. O horário de atendimento é das 8h às 20h, de segunda a sexta. Pessoas com algum problema auditivo devem ligar para o número 1332.

Assim que estiver falando com o atendente, explique seu problema e compartilhe o número de protocolo de sua reclamação com a operadora. Com isso, a Anatel saberá direito qual é o problema e como ela pode te ajudar.

Anatel reclamações Aplicativo

Baixe o aplicativo oficial da Anatel, que está disponível tanto para Android quanto para IOS, podendo ser baixado para celular ou tablet.

Assim que abrir o aplicativo, toque na opção Registrar solicitação. Depois disso, você deverá fazer um cadastro, caso não possua. É muito fácil, basta colocar os dados exigidos e depois criar uma senha.

Logo que seu cadastro estiver concluído, vá na opção Reclamação e siga os passos do aplicativo. Assim, sua reclamação já estará registrada na agência, que entrará em contato com a operadora.

Anatel Reclamações Site

Outra forma de fazer uma reclamação, é através do site oficial da Anatel. Por lá, também é preciso ter um cadastro no sistema. Caso não o tenha, antes de registrar a reclamação, deverá efetuá-lo. Mais uma vez é muito fácil, basta colocar os dados necessários e fazer sua senha.

Assim que o cadastro estiver completo, vá em “Fale Conosco” e depois “Registrar uma reclamação”. Conte em detalhes o que aconteceu e então sua reclamação será registrada.

Anatel Reclamações presenciais

Caso não consiga ter acesso aos meios digitais, é possível fazer reclamações diretamente nos polos de atendimento da Anatel. Para isso, veja se existe um perto de você, eles atendem todos os dias úteis, das 8h às 18h.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Anatel Reclamações: Telefone, Como fazer O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário