Acesse Nossas Redes Sociais

Programas Sociais

Apartamentos Casa Verde e Amarela: Como Comprar, Financiamento

Publicado

em

O Programa Casa Verde e Amarela é composto por diversas medidas que são impostas pelo Governo Federal do Brasil e busca facilitar o acesso de parte da população a sua moradia própria.

Esse programa é sucessor do programa Minha Casa, Minha Vida e busca garantir comodidade e uma maior qualidade de vida para as pessoas que queiram ter sua casa própria.

Tem como intuito, atender um número superior a um milhão e meio de pessoas e famílias de baixa renda, proporcionando um financiamento habitacional que deve durar até o ano de 2024.

Busca proporcionar e incrementar mais de 350 mil habitações. Sendo um programa desenvolvido pela MDR, tem como pretensão, disponibilizar uma maior eficácia na aplicação dos recursos, diminuindo a taxa de juros.

Além de proporcionar o financiamento habitacional, o programa atua na regularização fundiária e na melhoria das residências que enfrentam problemas e inadequações como a falta de banheiro e outros.

O programa Casa Verde e Amarela tem como meta, regularizar mais de 2 milhões de moradias, promovendo melhorias para mais de 400 mil destas até o ano de 2024.

Após a criação do programa, as propostas serão analisadas e posteriormente aprovadas pelos conselhos do FGTS e do FDS, Fundo de Desenvolvimento Social.

apartamentos-casa-verde-e-amarela Apartamentos Casa Verde e Amarela: Como Comprar, Financiamento

Um pouco sobre a Regularização Fundiária

A regularização fundiária pertencente ao programa Casa Verde e Amarela, tem como objetivo dar o título que garante o direito referente ao lote das famílias, proporcionando segurança jurídica, ampliação do acesso ao crédito e muito mais.

As famílias que possuam renda de até 5 mil reais mensais e vivam em núcleos urbanos não formais, serão contempladas com áreas ocupadas, não podendo ser incluídas casas localizadas em áreas consideradas de risco.

Um pouco sobre a Melhoria Habitacional

A melhoria habitacional consiste em reformar e ampliar os imóveis, como, por exemplo, a construção de telhado, quartos extras, colocação de piso, banheiros, instalações elétricas ou hidráulicas e acabamentos.

Além disso, algumas residências poderão contar com equipamentos de aquecimento solar e equipamentos que gerem uma maior eficácia energética no imóvel.

Essas melhorias são uma maneira de aproveitar os investimentos que já foram realizados pelas famílias em suas residências, além de respeitar os vínculos econômicos e sociais que foram feitos.

Os atendidos serão os mesmos ocupantes de imóveis nos núcleos selecionados anteriormente pela Regularização Fundiária e possuem renda mensal de até 5 mil reais.

Para fazer parte do programa, é necessário estar cadastrado no CadÚnico, não possuir nenhum outro imóvel em território nacional e ser maior de 18 anos ou ser emancipado.

Com tudo que foi falado sobre o programa Casa Verde e Amarela, vamos conhecer um pouco mais sobre como financiar, como comprar e tudo que é necessário para alcançar a tão sonhada casa própria.

apartamentos-casa-verde-e-amarela-como-comprar Apartamentos Casa Verde e Amarela: Como Comprar, Financiamento

Como participar do programa Casa Verde e Amarela

Para fazerem parte do programa, as famílias interessadas podem realizar a contratação do programa de forma individual, possível de ser feito por meio de uma entidade organizadora.

Vale ressaltar que essa entidade deverá estar vinculada a um empreendimento que poderá ser financiado pela Caixa Econômica Federal ou diretamente com a construtora.

A inscrição deverá ser analisada pela CEF, que avisa os interessados sobre valores e condições do financiamento. Após essa análise, é necessário esperar pela aprovação dos documentos e posteriormente, assinar o financiamento.

apartamentos-casa-verde-e-amarela-como-comprar-financiamento Apartamentos Casa Verde e Amarela: Como Comprar, Financiamento

O que deve ser feito para entrar no programa Casa Verde e Amarela

O processo de inscrição deste programa é semelhante ao de seu antecessor, sendo necessário estar no limite de renda mensal permitido que é 7 mil reais por família.

– Encontre uma construtora de confiança: O processo de financiamento pode ser feito inteiramente com a construtora, por isso, busque uma construtora de sua confiança para iniciar esse processo.

Algumas construtoras disponibilizam em seu site, todas as informações referentes ao programa e torna possível a verificação de todos os empreendimentos disponíveis.

– Apresente toda a documentação necessária: Para que possa ser analisado o perfil, as condições e tomar conhecimento de qual faixa de renda a família se enquadra, é necessário que sejam apresentados determinados documentos.

Os documentos são comprovante de renda, documentos de identificação, comprovante de endereço e certidão de casamento e deverão ser encaminhados para a CEF que é a responsável por essa análise.

Após esse processo, a família deverá aguardar pelo processo de validação das documentações, que é feita para que a CEF tome conhecimento e possa comprovar a capacidade que a família possui de arcar com as parcelas do financiamento.

– Assinatura do contrato de financiamento: Com a documentação aprovada, será possível assinar o contrato de financiamento imobiliário pelo programa Casa Verde e Amarela e assim, realizar o tão sonhado sonho da casa própria.

Vale ressaltar que é de suma importância que todas as cláusulas do financiamento sejam lidas e que toda e qualquer dúvida seja esclarecida, evitando futuras dores de cabeça.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Apartamentos Casa Verde e Amarela: Como Comprar, Financiamento em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.