Acesse Nossas Redes Sociais

Direitos

Aposentadoria por Idade INSS 2022: Regras, Calcular

Publicado

em

Vai se aposentar em 2022 e está com dúvidas sobre as regras da aposentadoria INSS 2022 e como vai funcionar? Trouxemos todas as informações que você precisa saber. Continue lendo!

aposentadoria-idade-inss-dicas Aposentadoria por Idade INSS 2022: Regras, Calcular

Aposentadoria por Idade INSS 2022

Primeiramente, se você está ansioso para conseguir sua aposentadoria, fique tranquilo pois tudo será esclarecido nesse post.

Já se sabe que a Reforma da Previdência possui uma idade mínima para pedir a aposentadoria pelo INSS (Instituto Nacional de Seguro Social). Para mulheres, são 62 (sessenta e dois) anos, e para os homens, 65 (sessenta e cinco) anos. Além disso existe um tempo de contribuição, sendo de 15 (quinze) anos para mulheres e 20 (vinte) para homens.

Existe também a regra de transição, feita para aqueles que já estavam perto de se aposentar, portanto sendo uma fase de adaptação para ter o benefício adiantado.

Lembrando que esta regra de transição é uma espécie de ajuda para favorecer trabalhadores com mais tempo de atividade, para que se aposentem em melhores condições.

Continue lendo a matéria e fique por dentro das demais regras de aposentadoria por idade.

regras-aposentadoria-por-idade Aposentadoria por Idade INSS 2022: Regras, Calcular

Regras Aposentadoria por Idade INSS 2022

Algumas mudanças importantes aconteceram nas regras da aposentadoria do INSS . Veja a seguir.

Quanto à idade mínima, em 2021 a mulher conseguia se aposentar com 57 (cinquenta e sete) anos e os homens com 62 (sessenta e dois) anos. Já neste ano a idade mínima passa a ser 57 (cinquenta e sete) anos e seis meses para mulheres e 62 (sessenta e dois) anos e seis meses para os homens.

Já a regra de pontos também sofreu alteração. Em 2021 era preciso que a soma da idade com o tempo de contribuição fosse de 88 (oitenta e oito)  para mulheres, e 98 (noventa e oito) para homens. Em 2022 a nova soma será de 89 (oitenta e nove) para mulheres e 99 (noventa e nove) para homens.

Continuando, na regra de transição, para mulheres no ano passado era necessário ter 61 (sessenta e um) anos para se aposentar. Já neste ano é necessário ter 61 (sessenta e um) anos e seis meses. Para homens, permanece igual, com 65 (sessenta e cinco) anos.

O que não mudou? A regra de transição com pedágio de 50% (cinquenta por cento) abrange ambos os sexos. Mulheres com 30 anos de contribuição para o INSS e homens com 35 (trinta e cinco) anos de contribuição podem se aposentar sem atingir a idade mínima. No entanto, deverão trabalhar mais seis meses (que é o pedágio de 50%).

Já a pensão por morte, regra feita para pessoas dependentes da aposentadoria de um falecido, permanece igual. A última mudança ocorreu em 2021. Com esta regra, a cada três anos mais um ano é somado na faixa etária do dependente. O intervalo vai subindo de acordo com a idade, e aos 45 (quarenta e cinco) anos se torna vitalícia, portanto, sem alterações.

Leia a matéria até o fim para saber como calcular aposentadoria do INSS.

calcular-aposentadoria-idade-inss Aposentadoria por Idade INSS 2022: Regras, Calcular

Calcular Aposentadoria por Idade INSS 2022

Como calcular a aposentadoria INSS 2022: idade e valor. Primeiramente, você deve somar todos os seus salários de contribuição após julho de 1994, início do Plano Real (Onde o Brasil adotou o real como moeda oficial). Em seguida você deve dividir o valor pelo número de meses utilizados.

É importante deixar claro que o menor valor da aposentadoria sempre será o salário mínimo (atualmente sendo R$1212,00 em 2022). Já o valor máximo será o valor do teto do INSS, R$7087,22 neste ano.

Para você calcular o valor de sua aposentadoria por idade em 2022, geralmente é 60% da média de todas as suas contribuições para o INSS, mais um adicional de 2% para cada ano que você contribuiu acima do tempo mínimo.

Logo, no caso de mulheres que contribuíram com o INSS por mais de 15 anos, aumenta 2% para cada ano a mais e para os homens com contribuição acima de 20 anos, também o valor de 2% por ano adicional.

Esse cálculo sofreu uma mudança por causa da Reforma da Previdência em 2019. Antes, eram descartados os 20% menores salários e a média era feita dos 80% maiores.

Portanto, esta nova regra vale para quem começou a contribuir após a Reforma da Previdência (13/11/2019) ou, também para quem começou a contribuir antes dela, mas não reuniu todos os requisitos para se aposentar.

Lembrando que existe também uma ferramenta no site do INSS chamada “simulador do INSS”. Portanto, você pode a utilizar para fazer o seu cálculo. Porém, seu ponto fraco é que o cálculo feito não leva em conta certas variáveis que podem vir a ter.

Fique sempre atento sobre as condições para aposentadoria por idade no INSS em 2022 caso já quase esteja se aposentando!

Gostou das dicas apresentadas até aqui? Então não deixe de acompanhar nosso site oficial, atualizado diariamente, para ficar por dentro de dicas sobre regras do INSS, formas de calcular aposentadoria, formas de declarar o imposto de renda, vagas de emprego, concursos públicos, oportunidades de trabalho, dicas de estudos, dentre outras informações importantes para o seu dia a dia e o de sua família.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Aposentadoria por Idade INSS 2022: Regras, Calcular em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Possui experiência em treinamentos online e elaboração de artigos dos mais diversos temas para portais de notícias online.

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.