Aposentadoria por Idade Urbana 2024 Regras

Com a Reforma da Previdência, você deve saber exatamente qual será o melhor pedido de aposentadoria por idade urbana 2024 no INSS, e ficar atento para não perder os direitos.

A aposentadoria por idade urbana 2024 é um direito previdenciário pelo qual uma pessoa trabalhou durante toda a vida, e seria uma forma de contribuir com o que ela fez durante tantos anos.

Abaixo você poderá entender melhor quais são as regras dessa aposentadoria em 2024, e como solicitar. Boa Leitura!

aposentadoria-por-idade-urbana.jpg-1 Aposentadoria por Idade Urbana 2024 Regras

O que é aposentadoria por idade urbana 2024?

A aposentadoria por idade urbana 2024 é uma forma de benefício previdenciário direcionado para os trabalhadores urbanos, e que possui o objetivo de garantir uma proteção a todos os idosos, levando em consideração a capacidade de trabalho nesta fase.

Antes de ocorrer a Reforma da Previdência, esta era uma das modalidades mais comuns de se aposentar, ao lado da aposentadoria por tempo de contribuição.

A extinção da aposentadoria levava em consideração o tempo de serviço do trabalhador, a aposentadoria por idade da pessoa urbana se tornou uma regra geral para se aposentar.

Como funciona a Aposentadoria por Idade Urbana 2024?

A aposentadoria por idade urbana 2024 funciona da mesma forma que os demais benefícios da Previdência Social, sendo necessário que os segurados cumpram com todos os requisitos exigidos pelo INSS.

Nesse caso, tem a sua faixa etária como um fator principal. Após cumprir todas as exigências, reúna os documentos essenciais e faça a solicitação da aposentadoria pelo INSS.

direito-aposentadoria-por-idade-urbana-1.jpg-1-e1644869046415 Aposentadoria por Idade Urbana 2024 Regras

Direito a Aposentadoria por Idade urbana 2024

De acordo com as mudanças na legislação, os requisitos que estabelecem o direito à aposentadoria por idade urbana 2024 varia de acordo com o momento que o segurado contribui com a previdência.

Antes de termos a aprovação da Reforma Legislativa, tínhamos como requisitos:

  • Homens de 65 anos de idade, e com 180 meses de carência
  • Mulheres de 60 anos de idade, e com 180 meses de carência

Aqueles que completaram essas exigências antes do dia 13 de novembro de 2019 (quando aprovaram a reforma) têm direito à aposentadoria de acordo com as normas anteriores, independente de quando solicitar que quer se aposentar no INSS.

Quem já era contribuinte antes e ainda não tinha cumprido com toda a idade ou com carência até a data da alteração da lei, poderá estar encaixado na regra de transição.

Já para as mulheres, o que altera é apenas a idade, que aumenta em seis meses por ano até alcançar 62 em 2024.

Para os homens, aumenta o tempo de contribuição de forma gradual, subindo em seis meses por ano, até chegar a 20 anos em 2029. Já a idade se manterá a mesma, sendo 65 anos.

Pelas regras definitivas após a Reforma, temos os seguintes requisitos:

  • Homens de 65 anos de idade, com 20 anos como contribuinte
  • Mulheres de 62 anos de idade, com 15 anos como contribuinte

Lembrando que a carência é contada em meses, enquanto o tempo de contribuição é contado nos dias.

Valor da aposentadoria por idade urbana 2024

Para aqueles que conseguirem se aposentar com direito às regras anteriores à Reforma da Previdência, o valor da previdência urbana será de 70% da média dos 80% maiores salários de contribuição, indo desde julho de 1994.

Por outro lado, aqueles que entrarem nas regras de transição ou nas normas definitivas da aposentadoria por idade urbana 2024, terá o seguinte cálculo do benefício:

Alíquota de 60% da média em todas as contribuições do segurado, desde julho de 1994, mais de 2% para cada ano de contribuição acima de 20%, para os homens, para as mulheres será de 15% até atingir o limite de 100%.

É possível notar que ocorre a redução da alíquota de 70% para 60%, o novo cálculo da aposentadoria por idade urbana 2024 leva em consideração, todas as contribuições feitas pelo segurado, sem descartar os 20% menores.

Tempo para sair a aposentadoria por idade urbana 2024

De acordo com o que a legislação estabelece, o segurado terá o prazo máximo de 45 dias para que o INSS responda às solicitações de aposentadoria.

O tempo para começar a receber o pagamento da aposentadoria pode ficar em torno de 5 meses.

De qualquer maneira, caso a concessão seja realmente deferida, o beneficiário tem direito aos pagamentos retroativos desde a data que o requerimento foi feito.

regras-aposentadoria-por-idade.jpg-1-e1644869073668 Aposentadoria por Idade Urbana 2024 Regras

Solicitar aposentadoria por idade urbana 2024

Agora que você conhece os principais fatores para aposentar, veja como solicitar a aposentadoria por idade urbana 2024.

Ao acessar o site do INSS ou estar presente pessoalmente para fazer o requerimento, leve os seguintes documentos:

  • Carteira de trabalho
  • Carnês das contribuições
  • PIS/PASEP
  • Certidão de Tempo de Contribuição (CTC)
  • Cópia de processo trabalhista, para conseguir provar o vínculo
  • RG, CPF e um comprovante de endereço atualizado.

Se o requerimento precisa de comprovações mais específicas, é preciso ter todos os documentos que as comprovem. No site do Meu INSS, faça o requerimento da seguinte maneira:

  • Vá na opção “novo pedido”
  • Digite o nome do benefício/serviço que deseja usar
  • Na lista, escolha o nome do serviço ou benefício

Leia o texto completa que vai aparecer na tela, e depois informe seus dados para continuar avançando no requerimento. No mesmo site, é possível acompanhar o andamento do seu pedido. Se preferir, faça o pedido no telefone 135.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Aposentadoria por Idade Urbana 2024 Regras O site mais atualizado de 2024!

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado. Comente em uma publicação para entrar em contato com o colunista ou envie um e-mail para [email protected]
Deixe seu comentário