Acesse Nossas Redes Sociais

Governo

Aposentadoria Proporcional 2022: Requisitos, Vale a Pena

Publicado

em

Uma dúvida que muitos trabalhadores tem é como fica as regras da aposentadoria depois das reformas da previdência. Além disso, muitas pessoas querem saber quando poderão se aposentar com base no longo tempo que elas estão contribuindo com a previdência. Mas o que acontece é que em muitos casos essas não possuem idade necessária para solicitar a aposentadoria e acabam se encaixando na aposentadoria proporcional. Mas acontece que essas regras para esse tipo de aposentadoria são muito restritas e apenas alguns casos podem solicitar ela.

Dessa forma, se você ficou curioso para saber como solicitar a aposentadoria proporcional em 2022, quais são os requisitos e se vale a pena, é continuar a leitura que nós te contaremos tudo sobre isso.

regras-aposentadoria-proporcional Aposentadoria Proporcional 2022: Requisitos, Vale a Pena

Aposentadoria Proporcional 2022

Em termos gerais, a aposentadoria por tempo proporcional é aquela que permite que a pessoa se aposente antes da idade necessária, isso porque em muitos casos ela começou a trabalhar muito cedo. Dessa forma, esse trabalhador possui em muitos, até mais do que o tempo de contribuição necessário para a aposentadoria, mas não possui a idade mínima para isso.

Mas é importante salientar que apenas em alguns casos muito específicos essa aposentadoria proporcional é concedida. Isso porque, por mais que a pessoa começou a contribuir mais cedo, ela ainda possui muita vitalidade e condições de continuar a trabalhar. Dessa forma, entende-se que essa pessoa não precisa da aposentadoria ainda.

Aposentadoria Proporcional após a reforma

O que acontece é que após a reforma da previdência houve muitas mudanças em praticamente todos os benefícios que são oferecidos pelo INSS. Dessa forma, a aposentadoria e suas regras também apresentaram mudanças significativas.

Para a aposentadoria proporcional, basicamente o que é feito é que há fatores que são medidos proporcionalmente no cálculo da aposentadoria, mas não necessariamente a aposentadoria em si é proporcional. Dessa forma, o que acontece é que o benefício da pessoa começa a ser calculado em cima de um valor de 70% do seu benefício. Para cada ano de contribuição acima de um determinado tempo, é acrescentado mais 2%. Este é o fator redutor.

Dessa forma, o que acontece é que esse fator redutor é aplicado nas aposentadorias proporcionais, trazendo valores de benefício muito inferiores do que aqueles praticados anteriormente.

aposentadoria-proporcional Aposentadoria Proporcional 2022: Requisitos, Vale a Pena

Aposentadoria Proporcional antes da reforma

Desde o final na década de 90 não existe mais aposentadoria por tempo de contribuição. O que acontece é que as regras foram mudadas e dessa forma, é necessário atender a nova forma de cálculo da aposentadoria. Mas para alguns casos bem específicos é possível pedir a aposentadoria por tempo de contribuição, o que varia muito de caso para caso.

Isso porque com o fim da aposentadoria por tempo de contribuição passaram a existir regras que modulam essa transição e permitem que brechas sejam criadas, dando a aposentadoria por tempo de contribuição em alguns casos.

Essas regras existem porque muitas vezes a pessoa está próxima de se aposentar quando há a mudança na regra para a aposentadoria. Dessa forma, essas regras são uma forma de proteger o trabalhador, que precisa entender aonde ele se encaixa com a mudança e como sua aposentadoria será calculada.

Requisitos aposentadoria proporcional 2022

Para que seja possível ter a direito a aposentadoria proporcional em 2022 é necessário preencher alguns pré-requisitos. Portanto, não é qualquer um que pode solicitar a aposentadoria por tempo de contribuição. Para ter direito a ela é preciso:

  • Ter pelo menos 30 anos de contribuição para os homens;
    • Com isso, existe mais o pedágio de 40%;
    • Além de 53 anos de idade.
  • Ter pelo menos 25 anos de contribuição para mulheres;
    • Com isso, existe mais o pedágio de 40%;
    • Além de 48 anos de idade.
  • Carência de pelo menos 180 meses;
  • Carência de 180 meses;
  • Ter contribuído antes do fim de 1998.

aposentadoria Aposentadoria Proporcional 2022: Requisitos, Vale a Pena

Valor aposentadoria proporcional 2022

É preciso utilizar uma fórmula matemática para fazer o cálculo do valor da aposentadoria proporcional em 2022. Com isso, essa fórmula se baseia nos 80% dos maiores salários que o trabalhador tenha apresentado a partir de 1994. Além disso, é preciso fazer a multiplicação pelo valor do fator previdenciário e posteriormente por um coeficiente variável.

O coeficiente variável que citamos é de 70%, somado a uma porcentagem que funciona da seguinte forma:

  • 5% para cada ano de trabalho além dos 25 anos para mulheres;
  • 5% para cada ano de trabalho além dos 30 anos para homens.

Aposentadoria Proporcional 2022 vale a pena?

Com tudo o que foi dito até aqui, fica a critério do aposentado em si decidir se deseja ou não se aposentar pela aposentadoria proporcional. Mas vale ressaltar que na maioria dos casos, a aposentadoria proporcional deixa a pessoa com um benefício menor do que se ela aposentasse pela regra geral, isso porque há a influência do fator redutor.

Dessa forma, se aposentar proporcionalmente em 2022 valerá a pena ou não de acordo com cada caso individual. Em alguns casos pode ser uma alternativa interessante levando em conta que a pessoa possui muito tempo de contribuição.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Aposentadoria Proporcional 2022: Requisitos, Vale a Pena em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Isabela Costa é natural da cidade de Petrolina/PE, está cursando direito na UniFTC de Petrolina. Mulher empoderada, está sempre antenada com os assuntos do momento, daí veio sua vocação para escrever, tem facilidade na escrita de qualquer assunto. É feminista e vegana e nas horas vagas faz trabalho voluntário em ONGs de sua cidade. Caso queira entrar em contato com Isabela, comente em uma publicação ou envie um e-mail para [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.