Aposentados do INSS com Direito a Revisão 2024

Hoje veremos se você está entre os aposentados do INSS com direito a revisão 2024. Assim, você saberá o que é a revisão, quem tem direito a ela e como realizar o pedido.

revisao-inss-para-aposentados Aposentados do INSS com Direito a Revisão 2024

O que é revisão de benefício no INSS

A revisão de benefício no INSS é quando o órgão, ou você, percebe que há algo errado com o pagamento do benefício. Assim, existe uma revisão para consertar o erro.

Mas, o procedimento deve ser pedido por alguma das partes envolvidas, o INSS ou você. Geralmente, são os beneficiários que procuram emitir um pedido de revisão. Além disso, esse pedido poderá ser feito para qualquer um dos benefícios do INSS, inclusive a aposentadoria.

Existem dois tipos de revisão, que acontecem por motivos distintos. Com isso, vamos ver cada uma delas a seguir.

Revisão de Fato

Essa revisão acontece quando o INSS não considera um fato importante, que auxilia na concessão ou muda o valor do benefício.

Sendo assim, eles podem não considerar alguns pontos que acabam interferindo, como: contribuições realizadas no exterior, algum emprego que não entrou no cálculo, salários que sejam mais altos do que os que estão no sistema, entre outros.

Com isso, são fatos que ocorreram durante sua vida de contribuição e que podem ser deixados de lado pelo INSS.

Ao realizar o pedido de revisão, os fatos serão analisados com a apresentação de provas evidentes. Assim, seu benefício poderá mudar de valor, por exemplo.

Revisão de Direito

Este tipo de revisão, acontece quando sai uma nova lei, teses jurídicas ou decisões do STF, as quais acabam permitindo a revisão do seu benefício.

Assim, se entra com o pedido de revisão, que irá atualizar a concessão do benefício a você. Mas, você primeiro deve cumprir os requisitos colocados nessas novas leis, para poder pedir que o processo seja realizado.

Agora que vimos sobre o que é o pedido de revisão, devemos saber quais os aposentados do INSS têm direito a ela.

aposentados-do-inss-com-direito-a-revisao Aposentados do INSS com Direito a Revisão 2024

Aposentados do INSS com direito a revisão

Qualquer aposentado do INSS tem direito a revisão de seu benefício. Entretanto, esse pedido deve se encaixar em um dos tipos que falamos anteriormente.

Assim, o valor do benefício poderá ser atualizado, bem como você poderá se encaixar em algum outro. Mas, lembre-se, não é porque o valor será atualizado que será maior. Em alguns casos, o valor da aposentadoria poderá até diminuir.

Além disso, caso seu benefício seja recusado, não é a revisão que você deverá pedir e sim o recurso. Não sabe o que é isso? Vamos ver um pouco sobre ele abaixo.

Diferença entre recurso e revisão INSS 2024

O recurso é pedido toda vez que você não concordar com a decisão do INSS, na hora da concessão do benefício. Nele, o pedido é analisado por um outro órgão dentro da Previdência Social. Além disso, ele pode passar por mais de uma instância, antes da decisão final do INSS.

Já a revisão é um procedimento mais simples. Ela acontece nos casos que apontamos anteriormente e o procedimento de investigação é realizado pelo próprio INSS.

Além disso, o recurso só poderá ser pedido pelo usuário. Enquanto isso, a revisão pode ser solicitada tanto pelo usuário, quanto pelo próprio INSS.

Mas, o INSS só poderá pedir uma revisão no prazo de até 10 anos depois da concessão do benefício. Passado esse período, não é mais possível realizar o pedido de revisão. Além disso, você também tem este mesmo prazo para entrar com um pedido.

Sendo assim, vamos ver a seguir como pedir a revisão do seu benefício.

inss-revisao Aposentados do INSS com Direito a Revisão 2024

Aposentados do INSS com direito a revisão: como pedir

O pedido de revisão de benefício, só poderá ser feito de forma online ou agendado através do telefone. Não é possível realizá-lo no atendimento presencial logo de cara, ou seja, chegar em uma agência do INSS e pedir o procedimento.

Sendo assim, vamos ver cada um dos métodos a seguir.

Pedido de revisão online

Este é um método simples e prático, para você que está entre os aposentados do INSS com direito a revisão. Com isso, siga os passos abaixo:

  • Primeiramente, acesse o site Meu INSS.
  • Em seguida, entre na sua conta cadastrada no gov.br. Caso não lembre de sua senha, poderá pedir uma nova no próprio sistema.
  • Assim que estiver dentro do sistema, clique na opção “Agendamentos/Solicitações”;
  • Você será redirecionado para uma nova página, onde verá diversas opções. Procure por “Recursos e Revisões”. Assim que clicar, vá na opção “Revisões”.
  • Por fim, coloque os dados pedidos pelo INSS, bem como coloque no sistema os documentos que comprovem o direito à revisão.

Pedido de revisão telefone

O segundo método para pedir sua revisão, é através de uma ligação. Para isso, ligue para o número 135 e então escolha a opção de revisão do benefício.

Com isso, será agendado um atendimento, onde você deve comparecer à agência do INSS mais próxima, com todos os documentos que comprovem o direito à revisão.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Aposentados do INSS com Direito a Revisão 2024 O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário