Acesse Nossas Redes Sociais

Dicas

As 10 maiores economias do mundo 2022

Publicado

em

Você sabe o que mede a riqueza de um país, e que fator é usado para a comparação entre as nações e no que diz respeito à suas economias e influências? Neste artigo, apresentaremos um ranking com as 10 maiores economias do mundo 2022, bem como que critérios são utilizados para tal classificação. Ficou interessado? Então leia este texto até o final e fique por dentro de tudo!

maiores-economias-do-mundo As 10 maiores economias do mundo 2022

Sobre as economias mundiais

Quanto mais um país possui capacidade de produzir e de distribuir seus bens materiais, maior se torna a sua força econômica frente às outras nações. Dessa forma, as maiores economias globais são as principais potências econômicas do planeta, e com toda a sua influência, provavelmente, você deve ter alguns dos produtos das mesmas na sua casa.

Se você ficou curioso para saber quais são estas potencias, disponibilizaremos no decorrer do texto a classificação das 10 maiores economias do mundo para o ano de 2022. Há várias formas de se estabelecer tal comparação, seja por meio do PIB em dólares, ou por PIB Paridade Poder de Compra ou através do PIB per capita.

A fim de uma maior elucidação, o PIB, é o Produto Interno Bruto e representa a somatória dos bens e serviços produzidos em território nacional. Todavia, é preciso levar em consideração que alguns países são mais populosos que outros e isso acaba influenciando em um valor do PIB maior. Diante disto, é encontrado também o PIB per capita, que é o resultado da divisão do PIB por cada cidadão. De modo geral, esse indicador serve para fazer uma estimativa de quanto de riqueza cada pessoa teria se o PIB fosse dividido em partes iguais por cidadão.

10 maiores economias mundiais 2022

Para determinar quais são as maiores economias do mundo em 2022, é considerado o Produto Interno Bruto (PIB) de cada país. Assim, todos os anos, o Fundo Monetário Internacional (FMI) divulga uma lista com as maiores economias do mundo de acordo com o seu PIB.

Uma curiosidade interessante é que, quando se considera somente o PIB nominal das 10 maiores economias do mundo, elas correspondem a cerca de dois terços de toda economia mundial. Além disso, as 20 maiores economias correspondem a mais de 80% de toda produção mundial.

10 maiores economias mundias 2022: Ranking

Segundo as estimativas disponibilizadas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) no mês de abril de 2022, o ranking das maiores economias do mundo são:

  • Estados Unidos

Com PIB de 22,998 trilhões de dólares, os Estados Unidos são o maior importador e o segundo maior exportador de produtos do mundo. Grandes marcas globais têm origem no país, como Coca-Cola, Nike, McDonald’s, Google e Microsoft.

10-maiores-economias-mundiais As 10 maiores economias do mundo 2022

  • China

O país com maior crescimento econômico do mundo, uma vez que suas fazendas foram privatizadas, encerrando a agricultura coletiva, além de indústrias de mineração e de produtos básicos que também foram privatizadas. Tudo isso levou a China a se tornar a nação com o maior crescimento econômico dos últimos 25 anos, com um PIB de 17,458 trilhões de dólares

  • Japão

Contando com um PIB de 4,937 trilhões de dólares, o Japão é líder nas áreas de pesquisa científica, médica e no desenvolvimento tecnológico. A economia japonesa depende de uma forte cooperação entre o governo e a indústria, com um grande investimento em alta tecnologia e práticas de redução de desperdício.

  • Alemanha

A Alemanha tem um PIB de 4,226 trilhões de dólares e é a maior economia da Europa e a grande defensora da prática de uma economia globalizada. Ademais, a indústria metalúrgica e química soma um grande papel na economia do país.

  • Reino Unido,

O Reino Unido possui um PIB de 3,188 trilhões de dólares e sua capital, Londres, além de ser um dos maiores destinos turísticos de todo o mundo, é a cidade com o maior PIB urbano da Europa.

  • Índia

Contando com um PIB de 3,042 trilhões de dólares e com uma taxa de crescimento anual alta, a Índia é dos países com crescimento mais acelerado do mundo. É o país que apresenta a maior força de trabalho mundial, contando com, sendo que grande parte da sua produção está no setor de serviços.

  • França

A França tem um PIB de 2,935 trilhões de dólares e, embora em declínio, as empresas estatais apresentam grande importância na economia francesa, as quais estão se tornando mais corporativas. Todavia, o governo continua exercendo grande influência em setores importantes de infraestrutura.

  • Itália

Após a II Guerra Mundial, a Itália sofreu uma grande transformação na sua economia. Passou de um país essencialmente agrícola para uma potência industrial e de exportação. Assim, atualmente a Itália conta com um PIB de 2,101 trilhões de dólares.

  • Canadá

Com um PIB de 1,991 trilhões de dólares, o Canadá, apesar da grande produção industrial, se diferencia de outros países desenvolvidos pelo setor primário ter grande importância para a economia do país. Com o território rico em recursos naturais, é um grande exportador de gás natural e petróleo, mas também de produtos agrícolas como trigo e outros cereais.

  • Coreia do Sul

A Coreia do Sul possui um PIB de 1,799 trilhões de dólares e passou de um dos países mais pobres do mundo para um dos mais poderosos em poucas décadas. Atualmente, o país é um dos principais polos industriais e tecnológicos de todo o mundo.

Brasil no ranking das maiores economias do mundo

maiores-economias-top-10 As 10 maiores economias do mundo 2022

Em relação à nossa nação, o Brasil chegou a ocupar a 9ª colocação em 2019, mas foi ultrapassado em 2021 pela Austrália, e em 2020 foi superada pelo Canadá, Coreia e Rússia, o que o tirou do top 10 das maiores economias do mundo. Então, agora em 2022, o Brasil se encontra na 13ª colocação com um PIB de 1,608 trilhões de dólares.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news As 10 maiores economias do mundo 2022
Compartilhe:

Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes. Entre em contato com Clara deixando um comentário em uma publicação ou através do e-mail [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.