Bariátrica pelo SUS 2023: Como conseguir e Requisitos
O sistema único de saúde, o SUS, é um serviço disponibilizado pelo governo federal para fornecer acesso à saúde para todos os cidadãos brasileiros.
Sendo assim, o SUS disponibiliza tanto atendimento emergencial, mas também, acompanhamento médico a longo prazo. Além disso, através do SUS, o cidadão brasileiro pode:
Marcar consultas e exames, realizar acompanhamento médico de todas as especialidades, conseguir medicamentos gratuitamente de acordo com a recomendação médica, manter um atendimento regular com médicos de todas as especialidades, marcar cirurgias, dentre outros.
Sabendo, portanto, que o SUS disponibiliza até mesmo a possibilidade de realizar cirurgias de forma totalmente gratuita para o cidadão brasileiro, abordaremos, ao longo deste texto, informações sobre a cirurgia bariátrica disponibilizada pelo SUS em 2023.
Falaremos sobre como conseguir marcar a cirurgia, como funciona a lista de espera, os requisitos para participar desta lista, dentre outras informações. Veja abaixo e não perca nenhuma informação.

O que é a Cirurgia Bariátrica?
Bom, a cirurgia bariátrica é também chamada de cirurgia de redução do estômago. Essa cirurgia é indicada, normalmente, para pessoas obesas que correm risco de vida e grande perigo à sua saúde devido à doença da obesidade.
A cirurgia, para ser indicada pelo médico, é como um último recurso e o indivíduo deve ter um diagnóstico de obesidade ao qual afeta até mesmo a sua vida, ou seja, se causa grande risco de morte devido a doença.
A cirurgia bariátrica serve, portanto, para reduzir o estômago e, com isso, o emagrecimento rápido do paciente. Sendo assim, melhorando a qualidade de vida e podendo evitar problemas graves de saúde.
A cirurgia, no entanto, por se tratar de uma cirurgia extremamente invasiva, é de extrema importância que tenha sido recomendada após uma extensa avaliação médica e acompanhamento de um profissional na área.
Além disso, a cirurgia bariátrica, assim como diversos outros procedimentos cirúrgicos, possui um pós-operatório bastante difícil, assim como uma falta de vitaminas que, posteriormente, precisam ser repostas de acordo com a indicação do médico.
E como funciona essa cirurgia no SUS?
Bom, como mencionado anteriormente, o SUS disponibiliza sim este tipo de procedimento cirúrgico, no entanto, existe um grande processo de autorização para que esse procedimento possa ser realizado pelo SUS.
Sendo assim, após a indicação médica de que a cirurgia bariátrica é necessária para um paciente, o processo de autorização dessa cirurgia pelo SUS iniciará, portanto, o paciente deve entrar na lista de espera para que consiga realizar essa cirurgia.

É importante mencionar, no entanto, que o tempo de espera uma vez que o paciente entra na fila, é indefinido, ou seja, pode demorar dias, meses e, até mesmo, anos.
A cirurgia é disponibilizada pelo SUS em todos os estados brasileiros, no entanto, não são todos os hospitais do Sistema Único de Saúde que possuem a autorização para realizar esse procedimento cirúrgico.
Sendo assim, uma vez que o seu médico lhe indica esta cirurgia, é ainda necessário, verificar quais hospitais estão perto de você realizar este procedimento.
E quais são os requisitos para realizar a cirurgia pelo SUS?
Bom, o SUS permite a cirurgia apenas para pessoas com mais de 16 anos e menos de 65 anos. Além disso, os pacientes devem ter sido diagnosticados com um grau de obesidade que põe em risco até mesmo a sua vida.
Esse diagnóstico de risco de vida é definido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica, ou seja, são profissionais que entendem profundamente do assunto e compreendem os riscos e necessidades da cirurgia. Sendo assim, apenas após o aval da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica, que o paciente pode adentrar a lista de espera do SUS.
Dentre os requisitos para cirurgia bariátrica pelo SUS, além da idade, estão: não possuir nenhuma contraindicação, ter avaliação clínica completa, realizar exames pré-operatórios com acompanhamento médico, dentre outros.
E como faço para realizar a minha inscrição na fila de espera?

Bom, para conseguir realizar a sua cirurgia bariátrica, é necessário, antes, ter a recomendação médica, como mencionado anteriormente. Após a recomendação médica e o aval do grau de obesidade definido pela Sociedade de cirurgia bariátrica, o próximo passo para conseguir realizar a cirurgia é pedir para o médico fazer uma declaração da necessidade do procedimento.
Com o diagnóstico do médico e sua solicitação da cirurgia feita, você pode encaminhar-se até um hospital que realiza o procedimento e fazer a sua inscrição na cirurgia bariátrica pelo SUS. Após feita a sua inscrição no hospital autorizado, seu nome entrará na lista de espera.
O tempo de espera é indeterminado, no entanto, é importante que, uma vez que chegar a sua vez, você esteja disponível para apresentar-se no hospital o mais rápido possível. Além disso, é importante mencionar, também, que o SUS oferece a cirurgia plástica após a realização da cirurgia bariátrica.
Para obter mais informações sobre a cirurgia bariátrica e outros procedimentos cirúrgicos disponibilizados pelo SUS, acesse o site oficial e tire todas as suas dúvidas: www.conectesus.com. Não perca nenhuma informação.
