Acesse Nossas Redes Sociais

Educação

Boletim Escolar 2022: Como consultar pela Internet?

Publicado

em

Com a pandemia, fornecer educação de qualidade e controlar o aproveitamento dos alunos se tornou um desafio ainda maior para as escolas públicas. Muitos pais continuaram a trabalhar e não conseguiam estar em casa para monitorar se seus filhos estavam participando das aulas, se estavam conseguindo aprender e tirar dúvidas, entre outras coisas. Com isso, a Secretária da Educação implementou o Boletim Escolar que pode ser consultado pela Internet.

No entanto, muitos ainda não sabem onde o boletim está disponível ou como acessá-lo. Por isso, se você quer entender como funciona o Boletim Escolar Virtual e como consultá-lo, é só continuar a leitura!

boletim-escolar-online-1 Boletim Escolar 2022: Como consultar pela Internet?

Quais informações estão no Boletim Escolar 2022?

O Boletim Escolar Virtual funciona como um boletim físico, o qual os pais estavam acostumados a receber quando as aulas eram presenciais. Nele, os pais podem acompanhar o progresso de seu filho na escola e tomar decisões na educação dos mesmos visando sempre melhorar o aprendizado dos mesmos. 

Algumas informações contidas neste boletim são:

  • Frequência do aluno em cada disciplina;
  • Notas em cada disciplina;
  • Média final daquele período de tempo;
  • E, com base nisso, a aprovação, recuperação ou então reprovação de acordo com as regras da escola.

A partir disso, os pais ficam a par de todas essas informações. É possível que eles saibam em qual matéria as dúvidas são maiores e o aprendizado esteja prejudicado de alguma forma. 

É importante que os pais e a escola atuem em conjunto para resolver esses problemas e tentar melhorar o desempenho do aluno na escola. Caso o reforço seja oferecido, é legal tentar encaixá-lo na rotina do aluno, assim a dificuldade na disciplina poderá ser driblada. Os pais também podem tentar se organizar em casa para ajudar o seu filho em possíveis dúvidas, separando um momento do dia para avaliar as tarefas e pendências.

Muitas vezes, o problema pode estar na organização e esquecimento de tarefas e provas. Os alunos mais jovens, do ensino fundamental, por exemplo, e até mesmo do ensino médio, estão ingressando em uma vida com mais responsabilidades há pouco tempo, e com isso podem apresentar dificuldades de lidar com todas elas. Para isso, ajuda sempre é bem-vinda! Procure elaborar em conjunto com aluno, uma agenda que compreenda todas as atividades do dia. Dessa forma, o aluno conseguirá se organizar e terá mais facilidade em lembrar de tarefas que tem que fazer e provas que precisa estudar.

escolar-boletim Boletim Escolar 2022: Como consultar pela Internet?

Como consultar o Boletim Escolar 2022?

Com esta nova funcionalidade, o Boletim Escolar 2022 pode ser consultado totalmente de forma online, sem que os pais precisem se dirigir à escola de seu filho. Isso facilita muito para a rotina daqueles pais que trabalham bastante e em geral, possuem tempo limitado para se deslocar até a escola, muitas vezes apenas para pegar o boletim. Com isso, o próprio aluno ou os pais, podem entrar no portal da Secretaria da Educação de cada estado, caso seu estado tenha aderido ao programa, e consultar o boletim.

Como cada Secretaria da Educação de cada estado lançou uma estratégia e possui um portal voltado para o Boletim Escolar do seu estado, a forma de consulta de cada um varia de acordo com o estado em que você está localizado. Mas alguns passos funcionam para todos os portais e serão descritos aqui:

  • Acesse o portal da Secretaria da Educação do seu estado;
  • Coloque seu login e senha, ou crie o acesso;
  • Entre na área do aluno;
  • Escolha a opção de Boletim Escolar;
  • Pronto! Todos os dados estão lá para serem consultados.

consultar-boletim-escolar Boletim Escolar 2022: Como consultar pela Internet?

Todas as escolas aderiram ao Boletim Escolar Virtual em 2022?

Infelizmente, o programa não se estendeu a todas as escolas de todos os municípios do Brasil. É possível que com passar do tempo, mais escolas se juntem ao programa, visando suas vantagens. Mas isso depende bastante do plano da Secretaria da Educação de cada estado e de como ela pretende implementar isso. Escolas de regiões metropolitanas, que possuem maior taxa de acesso a internet por parte dos alunos, irão conseguir ter maior adesão ao Boletim Escolar Virtual, por isso podem receber a implementação do programa prioritariamente. Os estados que contam com a ferramenta atualmente são:

  • São Paulo;
  • Rio de Janeiro;
  • Rio Grande do Sul;
  • Distrito Federal;
  • Santa Catarina;
  • Tocantins;
  • Amapá;
  • Paraná;
  • Pernambuco;
  • Ceará;
  • Bahia;
  • Sergipe;
  • Rondônia;
  • Pará;
  • Mato Grosso;
  • Maranhão;
  • Alagoas;
  • Mato Grosso do Sul;
  • Espírito Santo;
  • Amazonas;
  • Goiás;
  • Rio Grande do Norte.

É importante salientar que não são todos os municípios do estado que já estão com o Boletim Escolar Virtual!

Então, que mora em um desses estados, pode conferir se a sua cidade já está fazendo parte do programa e tentar consultar o Boletim Escolar Virtual de 2022 de seu filho ou da criança e adolescente pelo qual você é responsável de acordo com as informações fornecidas. Esta é uma ferramenta que pode facilitar muito a sua vida e a de seu filho!

Encontrou algo errado ou desatualizado? Avise-nos deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Boletim Escolar 2022: Como consultar pela Internet?
Compartilhe:

Isabela Costa é natural da cidade de Petrolina/PE, está cursando direito na UniFTC de Petrolina. Mulher empoderada, está sempre antenada com os assuntos do momento, daí veio sua vocação para escrever, tem facilidade na escrita de qualquer assunto. É feminista e vegana e nas horas vagas faz trabalho voluntário em ONGs de sua cidade.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Educação

Escola Online: EOL do Aluno, Login

Publicado

em

Com o intuito de orientar pais e até mesmo alunos leitores do nosso site, será abordado neste artigo sobre Escola Online, e como conseguir o EOL do Aluno, além do processo para fazer Login.

escola-online-eol Escola Online: EOL do Aluno, Login

Entretanto, vale a informação de que pelo último acontecimento mundial onde se teve que readaptar a vida e evitar contato físico, quase tudo foi por mundo virtual.

Sendo dessa forma e considerando a informação que o ministério da Educação sempre busca renovar os serviços para o bem dos alunos, o Código EOL permite facilidade em acessar os serviços dos alunos.

Escola Online: O que é o código EOL?

O código EOL foi criado em 1990 pela Secretaria Municipal de Educação.

Dessa forma, o código Escola Online, conhecido por abreviação (EOL), foi desenvolvido para ser uma identificação de cada aluno matriculado nas escolas Municipais de ensino.

Sendo assim, segundo dados coletados na página da prefeitura da cidade de São Paulo, todos os responsáveis pelos alunos e até mesmo os alunos podem ter acesso ao EOL se dirigindo à secretária da sua instituição de ensino.

Portanto, a rede Municipal tem hoje cerca de 1 milhão de alunos cadastrados.

Entretanto, até onde se sabe e se tem informação, o processo para o registro do código EOL é automático sempre que fizerem a matrícula do aluno na instituição de ensino municipal, será gerado os números do código.

escola-online-eol-do-aluno Escola Online: EOL do Aluno, Login

Quais informações o EOL armazena?

Com o código EOL feito assim que o aluno(a) é matriculada na instituição de ensino municipal, o responsável pelo estudante e até mesmo o próprio aluno (a) tem acesso a toda vida escolar, como por exemplo:

  • Se utilizar transporte escolar gratuito
  • Se sofre de alguma doença crônica
  • Se está cadastrada no programa Leve leite

Dessa forma, vale a orientação de que código EOL fornecido pelo sistema municipal de ensino também dê acesso às informações primordial para quem estuda, como é o caso das notas e faltas dos alunos (as).

Entretanto, segundo informações encontradas no portal da prefeitura do Estado de São Paulo, desde o ano de 2020 o código EOL ganhou mais uma função essencial no intuito de ajudar os responsáveis que é através dele que agora se pede os uniformes fornecidos pelo município.

Dessa forma, na página disponibilizada pelo SME precisará informar certinho a data de nascimento do aluno(a) junto com o tamanho do uniforme.

Portanto, só através desse cadastro que será disponibilizado o valor em torno de R$215,00 (duzentos e quinze Reais) para a compra dos uniformes.

Sendo assim, com o código EOL se faz possível ter acesso de forma muito mais segura, transparente e clara, além de simplificar as informações administrativas da escola como:

  • Matrículas
  • Vagas
  • Dados dos alunos (as)
  • Professores(as)
  • Atribuições de aulas
  • Remoção de professores (as)

Entre vários outros dados e informações que se refere a ensino, são dados dos alunos (as), como dados da instituição de ensino municipal.

escola-online-eol-do-aluno-login Escola Online: EOL do Aluno, Login

Escola Online: EOL do Aluno, como fazer o Login

Inicialmente, segundo levantamento ainda no site oficial da prefeitura municipal do Estado de São Paulo.

O modo mais eficiente e intuitivo para acessar o portal com todas as informações apresentadas aqui anteriormente utilizando o código EOL é através do aplicativo.

Dessa forma, com a evolução da tecnologia e da informação sendo cada vez mais importante e necessário se ter na palma da mão, hoje quase tudo se consegue fazer ao selecionar algumas abas no celular.

Portanto, ao acessar o site terá acesso ao aplicativo onde encontrará todas as informações em um lugar.

Entretanto, vale ressaltar que para ter acesso é preciso ter o código de 7 (sete) dígitos do EOL, também é disponibilizado a plataforma no site.

Sendo assim, o município de São Paulo sempre buscando inovar nos serviços prestados à população e principalmente aos seus alunos (as).

Pois nada mais intuitivo e eficaz, encontra em um só lugar todas as informações estudantil como informações da própria instituição de ensino.

Portanto, para se ter acesso só ao código EOL, há duas maneiras muito simples, no qual, ou há a possibilidade de ir até a secretária de Educação do aluno (a) que está matriculado, ou, pelo portal do “escola aberta”.

Entretanto, se for escolhida a opção do portal, vale lembrar que será necessário além preencher o nome da instituição de ensino no campo de pesquisa, será necessário preencher todo o formulário com as informações do(a) estudante.

Sendo assim, se faz extremamente importante manter os dados do(a) estudante atualizado.

Dessa forma, para atualizar os dados, basta acessar o site, e após preencher com a Dara de nascimento do (a) estudante e o código Escola Online (EOL) será necessário preencher o formulário com as novas informações atualizadas.

Encontrou algo errado ou desatualizado? Avise-nos deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Escola Online: EOL do Aluno, Login
Compartilhe:
Continue Lendo...

Conteúdo da Página

Novidades

Categorias

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.