Acesse Nossas Redes Sociais

Dicas

Boleto MEI 2022: Pagamento mensal, cálculo

Publicado

em

A contribuição mensal do Microempreendedor Individual sofreu reajuste esse ano, tendo em vista o aumento do salário mínimo. Confira logo abaixo na matéria qual o novo valor e como fazer o pagamento para ficar em dia com suas obrigações junto ao governo, evitando o pagamento de juros e multas por atraso.

mei-valor-pagamento-segunda-via Boleto MEI 2022: Pagamento mensal, cálculo

Boleto MEI 2022: Como realizar o pagamento?

O Microempreendedor Individual (MEI) tem um recolhimento simplificado dos impostos sobre os serviços prestados, bastando realizar o pagamento mensal de uma taxa para manter regular o seu número de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).

Você possui cadastro no MEI? Então deve pagar uma taxa mensal por meio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). Mantendo o pagamento em dia, o Microempreendedor Individual poderá registrar seu CNPJ, emitir notas fiscais, receber alvará de funcionamento, dentre outras facilidades.

Evite contratempos e mantenha os pagamentos sempre em dia. Continue lendo a matéria para saber o valor da taxa a ser paga este ano.

boleto-mei-pagamento-mensal Boleto MEI 2022: Pagamento mensal, cálculo

Boleto MEI 2022: Pagamento mensal, cálculo

O valor da taxa MEI sofre constantes reajustes, mas a data de vencimento é sempre a mesma: todo o dia vinte do mês. Preste atenção para efetuar os pagamentos mensalmente, inclusive naqueles meses em que você não exerceu atividade e não teve faturamento.

Como a taxa sofre reajustes, esteja sempre preparado para esse gasto extra e evite atrasos para não perder os seus benefícios junto ao governo. Considere a possibilidade de encerrar por um tempo o seu cadastro MEI, caso decida não exercer a atividade empresarial por um tempo, pois como dito acima, independentemente de estar ou não faturando, a taxa terá de ser recolhida sempre.

Tendo em vista o reajuste do salário mínimo, que ocorre normalmente todos os anos, a taxa MEI também sofreu reajuste e passou ao valor aproximado de R$ 60,00 (sessenta reais), a partir do mês de fevereiro.

Esteja atento portanto quando for realizar o cálculo para pagamento do MEI 2022. Continue lendo a matéria para saber mais detalhes.

das-mei-boleto-pagamento Boleto MEI 2022: Pagamento mensal, cálculo

Boleto MEI 2022: Como calcular?

 Apesar do reajuste da taxa MEI, a grande vantagem de ser Microempreendedor Individual é que esse valor pago mensalmente engloba diversos impostos (ISS, ICMS e INSS). Trata-se do chamado regime tributário Simples Nacional, cujo valor arrecadado será repassado automaticamente para o Município, para o Estado e para União, mantendo o Microempreendedor Individual em dia com suas obrigações tributária junto aos três entes federativos.

O valor pago mensalmente, portanto, já engloba os tributos descritos e as seguintes atividades: comércio e indústria, serviços e comércio e serviços. Se você exerce uma dessas atividades, poderá atuar como MEI, respeitando os limites de faturamento anual previstos em lei.

Apesar de não ter direito décimo terceiro ou férias, o Microeempreendedor Individual que mantém os seus pagamentos em dia garante outras vantagens, a exemplo da licença-maternidade , pensão por morte e aposentadoria (seja ela por idade, invalidez).

Outra grande vantagem é que o governo federal disponibiliza um site com um Programa Gerador de DAS, cujo cálculo da taxa a ser paga é realizado automaticamente.

Para emitir o DAS, siga os passos abaixo:

  • Acesse o Programa Gerador de DAS;
  • Indique o numéro de CNPJ do MEI e aperte em Continuar;
  • Procure pela opção “Emitir Guia de Pagamento do DAS” e clique nela;
  • Indique o ano desejado e verifique os boletos em aberto;
  • Escolha qual mês deseja realizar o pagamento e clique em Gerar DAS;
  • Você poderá então imprimir o boleto e efetuar o pagamento no banco ou lotérica de sua preferência.

Caso prefira, existe a possibilidade de baixar o app Mei Fácil, no qual você pode informar os seus dados de acesso e solicitar a emissão da guia de pagamento DAS.

Tenha em mente a necessidade de manter o pagamento da taxa MEI sempre em dia, caso contrário poderão ser cobrados juros e multas. Alguns empresários, inclusive, gostam de contratar contadores para organizar os seus pagamentos. Todavia, seguindo o passo a passo descrito nesta matéria, você mesmo conseguirá manter seus compromissos em dia sem ajuda de um profissional.

No entanto, se mesmo assim preferir contratar um contador, adote o cuidado de escolher um profissional competente e confiável, que mantenha o seu cadastro MEI regular e com os pagamentos em dia, a fim de evitar surpresas desagradáveis e ser impedido de realizar sua atividade empresarial regularmente.

Gostou das dicas ensinadas aqui até o momento? Pois saiba que existem outras matérias em nosso site com esclarecimentos e informações valiosas para você, Microeempreendedor Individual. Agora que você já sabe como emitir o boleto DAS, através do Programa Gerador de DAS, é essencial saber as formas de realizar o pagamento e manter-se em dia com suas obrigações. Leia então nossa matéria “DAS MEI: Como fazer a emissão” e saiba como escolher uma das opções de pagamento (impressão de boleto, pagamento online ou débito automático), garantindo sua total regularidade com o governo federal, estadual e municipal.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Boleto MEI 2022: Pagamento mensal, cálculo em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Possui experiência em treinamentos online e elaboração de artigos dos mais diversos temas para portais de notícias online.

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.