Acesse Nossas Redes Sociais

Governo

Brasil Sorridente 2022: Inscrições, Quem Tem Direito

Publicado

em

O programa Brasil Sorridente 2022 tenta assegurar um direito básico de todo brasileiro: acesso a um atendimento em saúde com qualidade e totalmente gratuito. Com isso, qualquer cidadão tem como ter um acompanhamento de sua saúde bucal e realizar os procedimentos necessários.

brasil-sorridente-_ Brasil Sorridente 2022: Inscrições, Quem Tem Direito

Sendo assim, criamos este artigo para compartilhar com você, tudo sobre este programa: o que é, quem tem direito e as inscrições. Além disso, falaremos um pouco sobre o SUS e o Cartão Nacional de Saúde (CNS).

E então, vamos lá?

Programa Brasil Sorridente 2022

O Programa Brasil Sorridente 2022 existe há mais de 15 anos no Brasil. Seu principal objetivo é, através do SUS, garantir um atendimento à população sobre saúde bucal. O melhor, é que o atendimento e tratamentos são inteiramente gratuitos e de qualidade.

Sendo assim, grande parte da população tem acesso a tratamentos que, geralmente, são muito caros e inacessíveis.

Como sabemos, a saúde bucal é muito importante! Ter os dentes saudáveis é algo que deve ser um objetivo.

Além de trazer mais acesso à saúde bucal, o Brasil Sorridente 2022 garante empregos para diversos profissionais da área. Isso porque emprega, em todos os níveis, pessoas capacitadas para realizar os trabalhos necessários.

Com isso, os serviços sobre Saúde Bucal do programa, são oferecidos em:

  • Postos de saúde;
  • Unidades Odontológicas Móveis (UOM);
  • Centros de Especialidades Odontológicas (CEO);
  • Hospitais Públicos;

Entre os serviços oferecidos pelo programa, podemos destacar:

  • Limpeza
  • Aparelho Dentário
  • Próteses Dentárias
  • Extrações
  • Realização de Exames
  • Restaurações

Esses são alguns dos exemplos de serviços que o programa Brasil Sorridente 2022 realiza. Precisa de alguns deles ou de outros tratamentos relacionados à sua saúde bucal? Então veremos quem pode participar do programa e receber o tratamento necessário.

brasil-Sorridente-_-inscricoes Brasil Sorridente 2022: Inscrições, Quem Tem Direito

Brasil Sorridente 2022 quem tem direito

Como este programa é totalmente atrelado ao SUS e ao Ministério da Saúde, todos os cidadãos brasileiros têm direito de participar do Brasil Sorridente 2022. Afinal, este é um direito assegurado por lei.

Com isso, não há nenhuma restrição de idade ou renda para ser atendido pelo programa.

Sendo assim, você deve estar se perguntando em como se inscrever no programa. É isso que veremos a seguir.

Brasil Sorridente 2022 inscrições

Para se inscrever no programa Brasil Sorridente 2022, basta ir em um dos pontos que mencionamos anteriormente, como: Postos de Saúde; Unidades Odontológicas Móveis; Centros de Especialidades Odontológicas e Hospitais Públicos. Com isso, explique sua situação ao atendimento e você será encaminhado ou encaminhada para os tratamentos necessários. Bem como terá consultas com profissionais da área.

Entretanto, existem dois pontos que devemos destacar:

  • Alguns municípios não possuem o atendimento odontológico. Por isso, é importante se informar nos órgãos de saúde da sua cidade ou de regiões próximas. Isso porque, algumas localidades ainda não possuem a infraestrutura necessária;
  • Você deve ter o cartão do SUS para poder ser atendido no sistema de saúde pública;

Bom, vejamos agora o que é o SUS e sua importância, bem como o que é o cartão SUS.

brasil-sorridente-_-quem-tem-direito Brasil Sorridente 2022: Inscrições, Quem Tem Direito

O que é o SUS?

O SUS (Sistema Único de Saúde) foi estabelecido juntamente com a criação da Constituição de 1988. Seu principal objetivo, é oferecer acesso à saúde a todos os cidadãos brasileiros, de forma gratuita.

É considerado um dos melhores sistemas de saúde do mundo, por ser muito completo. Com isso, o SUS oferece consultas, internações e exames. Além disso, é responsável por coordenar campanhas de vacinação em todo o território brasileiro. Também possui ações de vigilância sanitária.

Sendo assim, o SUS existe para democratizar o acesso à saúde, para todos os cidadãos brasileiros. Com isso, entre os programas do sistema temos o Brasil Sorridente 2022.

Entretanto, o problema que o sistema enfrenta, é a questão de investimentos na área da saúde. Investimentos esses que ajudariam na infraestrutura, bem como aceleração no atendimento.

Todos aqueles que são atendidos pelo sistema, possuem o Cartão do SUS. Algo que veremos agora.

Cartão Nacional de Saúde

O Cartão Nacional de Saúde (CNS), é um cartão que identifica aquelas pessoas que utilizam qualquer dos serviços do SUS. O cartão do SUS, como é conhecido, é uma forma de criar um histórico dos usuários do sistema de saúde.

Com isso, através do CNS se consegue rapidamente identificar o usuário, ver o registro dos atendimentos que ele possui, bem como atualizar os dados.

Para saber se você possui este cartão, basta entrar no portal do Conecte SUS e colocar seus dados pessoais. Você precisará ter uma conta no gov.br. É muito fácil realizar o cadastro, caso não possua, pelo próprio sistema você conseguirá seguir os passos necessários.

Além disso, todo esse procedimento também pode ser feito diretamente no aplicativo do Conecte SUS. Na aplicação, você consegue ver todo o seu histórico, número do CNS e também sua carteira de vacinação online.

Caso tenha perdido seu cartão SUS, nós já ensinamos como tirar a segunda via. Basta clicar aqui e seguir o passo a passo.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Brasil Sorridente 2022: Inscrições, Quem Tem Direito em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.