Acesse Nossas Redes Sociais

Programas Sociais

CadÚnico Revisão Cadastral pelo app: Como Fazer

Publicado

em

O ministério da Cidadania anunciou o prazo para atualização dos dados das famílias no Cadastro único.

Os beneficiários cujos dados não foram confirmados nos últimos dois anos serão intimados pelo governo federal para revisão ou verificação cadastral nos próximos meses.

Segundo o governo, o procedimento será obrigatório para as famílias que possuem cadastro no CadÙnico e recebem benefícios sociais como Auxílio Brasil, BPC (benefício de prestação continuada) e desconto nas tarifas de energia elétrica.

O Cadastro Único conta atualmente com mais de 83,5 milhões de pessoas cadastradas, das quais 56% são consideradas em extrema pobreza, 10% vivem na pobreza, 21% são famílias de baixa renda e 13% vivem com mais da metade da renda per capita.

Desse grupo, aproximadamente 8 milhões de domicílios precisam atualizar suas fichas cadastrais do CadÚnico.

As famílias incluídas no processo de cadastro devem concluir as atualizações dos dados até julho, evitando dessa maneira o cancelamento dos benefícios.

Quem estiver em revisão cadastral terá até dezembro para atualizar suas informações cadastrais e regularizar sua situação.

cadunico CadÚnico Revisão Cadastral pelo app: Como Fazer

Família no levantamento cadastral

Domicílios incluídos na fase de levantamento cadastral do CadÚnico são aqueles identificados como tendo uma discrepância entre a renda declarada no Cadastro Único e outras rendas registradas federalmente (como remuneração do trabalho ou informações de benefícios) pagas pelo INSS, mas os domicílios cadastrados no CadÚnico, ou seja, informações não comunicadas.

Conheça os tipos de inconsistências cadastrais verificadas pelo governo:

  • PÚBLICO 1 (famílias com renda superior a ½ salário mínimo e cadastro mais recente);
  • PÚBLICO 2 (famílias com renda superior a ½ salário mínimo com cadastro desatualizado); ou
  • PÚBLICO 3 (Famílias com renda acima da linha de pobreza, até 1/2 salário mínimo, cadastro atualizado e renda diferenciada há pelo menos 6 meses).

Segundo o governo, o processo de levantamento cadastral inclui uma reavaliação mensal dos cadastros dos domicílios selecionados.

Se for possível constatar que não há mais inconsistências nos registros do domicílio, a situação se normaliza mesmo que um dos integrantes não tenha ido ao centro de atendimento para atualizar os dados.

No levantamento cadastral, o cadastro de domicílio pode ter diversas situações, são elas:

Atualizações Cadastrais realizadas: Os domicílios que atualizarem seus dados após a data de referência do seu grupo terão um Cadastro Regularizado;

Encerramento da Inconsistência: Essa situação mostra que não há mais diferenças de renda no cadastro domiciliar após novos cruzamentos com outros cadastros administrativos ao longo do processo.

Desta forma, o cadastro dos domicílios será automaticamente normalizado, não havendo necessidade de atualização dos dados cadastrais dos domicílios;

Transferência da pessoa com informações inconsistentes: Se uma pessoa com dados diferentes for transferida do domicílio, o cadastro de origem é normalizado mesmo que o domicílio não atualize o cadastro. Se persistirem inconsistências no novo domicílio, o grupo poderá ser incluído no processo de verificação cadastral;

Excluídos: Quando um familiar for excluído por falecimento ou não mais residir na mesma residência, o cadastro será automaticamente normalizado.

cadunico-revisao-cadastral-pelo CadÚnico Revisão Cadastral pelo app: Como Fazer

Família em revisão cadastral

Todos os domicílios com cadastro desatualizado serão convidados a participar desta atualização, inclusive os beneficiados por programas como Auxílio Brasil, BPC e Tarifas Sociais. Inicialmente, serão selecionadas apenas as famílias cuja última atualização cadastral ocorreu em 2016 e 2017.

Inspeção domiciliar e verificação cadastral ao mesmo tempo, tudo bem?

Sim, a mesma família pode estar sujeita a revisão e verificação de registro ao mesmo tempo, por exemplo, se o registro de um grupo familiar expirou, mas as informações ainda são inconsistentes.

Para regular isso, os domicílios devem atualizar seus dados após a data de referência do seu grupo.

cadunico-revisao-cadastral-pelo-app-como-fazer- CadÚnico Revisão Cadastral pelo app: Como Fazer

CadÙnico Revisão Cadastral pelo app: Como Fazer

Recentemente, o governo federal lançou uma versão do aplicativo Cadastro Único com novas funcionalidades para os beneficiários.

Estes incluem a possibilidade de atualizar os registos familiares diretamente através da app, sem ter de se deslocar a um ponto de atendimento presencial.

As atualizações do CadÚnico podem ser feitas pela Internet na ausência de alterações nos dados de todos os membros da família.

Através do APP do CadÙnico você podeatualizar seu cadastro de maneira prática e simples, podendo informar atualizações no endereço do cadastro, número de membros da família, entre outras ações.

Nesses casos, basta que o responsável atualize confirmando os dados já presentes no sistema do Cadastro Único, o que pode ser feito pelo aplicativo ou pelo site Meu CadÚnico.

No entanto, se houver alguma alteração nas informações fornecidas em seus registros familiares, será necessário marcar uma visita no CadÚnico de sua cidade para uma atualização.

Se o prazo máximo de dois anos para não atualizar os dados for ultrapassado, a família corre o risco de ser excluída do banco de dados do governo e perder o direito aos benefícios sociais.

Por este motivo, é importante está atendo aos prazos e regularizar todos os dados com urgência, para dessa maneira, garantir a permanência do benefício.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news CadÚnico Revisão Cadastral pelo app: Como Fazer em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.