Acesse Nossas Redes Sociais

Educação

Calendário escolar 2023: férias e período letivo

Publicado

em

Calendário escolar 2023: férias e período letivoalunos Calendário escolar 2023: férias e período letivo 

As aulas da Rede Nacional de Ensino para o ano letivo de 2023, 100% presenciais, sem revezamento, começam em março. Para a retomada das atividades, todas as

orientações sanitárias para a prevenção da Covid-19 estão disponíveis no site coronavírus.rs.gov.br/ensino. O modelo de ensino a distância será limitado a alunos com indicações médicas adequadas e claras. Além de recomendar o distanciamento social sempre que possível, essas diretrizes incluem o uso obrigatório de máscaras, ambientes ventilados e higienização das mãos em instituições de ensino. O ano letivo de 2023 será dividido em quatro trimestres. Esse formato permitirá uma organização mais eficiente dos programas instrucionais e maior capacidade de resposta à medida que o aprendizado for retomado.
O recesso escolar é de  julho a agosto, o segundo semestre começa em  agosto e o ano letivo termina em dezembro.

aulas-e1652147359782 Calendário escolar 2023: férias e período letivo

Carga Horária

A carga horária mínima exigida para a conclusão do ano letivo e dos cursos específicos e respectivas metodologias de ensino para cada etapa será:

  • Ensino Fundamental – Anos Iniciais: 800 horas
  • Ensino Fundamental – Anos Finais: 833 horas
  • Ensino Médio Diurno e Noturno: 1.000 horas
  • Escolas em Tempo Integral: 1.400 horas
  • Modalidades Semestrais de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Curso Normal Aproveitamento de Estudos: 400 horas.

 

Ensino médio

Como novidade para o ano letivo de 2023, o Ensino Médio é implementado em um novo formato em todas as turmas do primeiro ano. Em 2023, de acordo com a proposta, a carga horária total é de 1000 horas. O novo modelo inclui 800 horas de formação básica geral e outras 200 horas de componentes obrigatórios no âmbito do itinerário formativo.

Nessa etapa, o aluno tem as disciplinas de formação geral: Língua Portuguesa, Matemática, Inglês, Artes, entre outras, além de carga horária destinada a seu Projeto de Vida, sua relação com o Mundo do Trabalho e com a Cultura e Tecnologias Digitais.

No segundo ano, que iniciará em 2024, depois de o aluno trabalhar seu Projeto de Vida, ele poderá optar por Itinerários Formativos que contemplem seus interesses e anseios profissionais.

O Ensino Médio, em seu novo formato, surgiu como uma proposta para a renovação de oferta de educação aos jovens brasileiros e visa aproximar as escolas da realidade dos estudantes, com a atualização da etapa por parte das novas demandas e complexidades dos dias atuais. Entre seus objetivos, estão o protagonismo do estudante e a permanência escolar por meio de aprendizagens significativas.

Férias escolares

Elas irão ocorrer de dezembro de 2023 a março de 2024, este é um momento de grandes esperanças para as crianças, as férias. Eles planejam viagens, jogam videogame, dormem tarde, caminham no parque ou até ficam em casa sem fazer nada. Depois de cumprir todas as “obrigações”, há tempo para levantar, hora de dormir, estudar e fazer a lição de casa. Quando suas merecidas férias chegarem, você poderá relaxar e se libertar da rotina que muitas vezes faz você se sentir estressado e cansado. Um estudo realizado pela Academia Norte-Americana de Pediatria (APP) observou que as férias são muito importantes para o desenvolvimento das crianças, tanto para o desempenho cognitivo quanto para a vida social. Todos sabemos que temos que investir tempo e energia nas atividades, mas para manter o desempenho, o descanso é essencial. Após um período de aprendizado ininterrupto, a produtividade faz toda a diferença. As crianças precisam de uma pausa na rotina diária da escola, ter contato com a família, fazer coisas diferentes e prazerosas. Isso recarrega sua energia para voltar às aulas com mais vigor.
Às vezes, focamos apenas nas coisas formais que precisam ser aprendidas, mas uma criança que está de férias está aprendendo muito sobre socialização, lazer, diversão, família e está aprendendo habilidades que o deixarão mais seguro quando voltar para a escola. Quando solicitada a estudar mesmo nas férias, a criança perde a motivação porque todos os esforços até agora não se traduziram em momentos felizes, e ela se sente como alguém que não consegue atingir as metas estabelecidas pelos pais. Tanto os adultos como as crianças precisam de descanso, embora a aprendizagem seja agradável, é também uma obrigação e responsabilidade que deve ser assumida ao longo do ano. Depois de uma “pausa” de férias, as crianças voltam mais felizes, mais dispostas a aprender e mais “abertas” à aprendizagem, o que é bom para o progresso escolar. O mais importante é saber que a criança está bem e aproveitando as férias da melhor maneira possível, dentro do que todos podem fazer dentro daquilo que é possível para cada família.

Curtir cada minuto, fazer com que os momentos sejam inesquecíveis e saber que serão sempre lembrados pelo seu filho, pois ficam gravados na cabecinha dele. Aproveitem bem a importância das férias escolares!

O calendário escolar de 2023 está logo ai, se você gostou deste texto compartilhe com seus amigosescola-e1652147198797 Calendário escolar 2023: férias e período letivo

Encontrou algo errado ou desatualizado? Avise-nos deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Calendário escolar 2023: férias e período letivo
Compartilhe:

Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Educação

Escola Online: EOL do Aluno, Login

Publicado

em

Com o intuito de orientar pais e até mesmo alunos leitores do nosso site, será abordado neste artigo sobre Escola Online, e como conseguir o EOL do Aluno, além do processo para fazer Login.

escola-online-eol Escola Online: EOL do Aluno, Login

Entretanto, vale a informação de que pelo último acontecimento mundial onde se teve que readaptar a vida e evitar contato físico, quase tudo foi por mundo virtual.

Sendo dessa forma e considerando a informação que o ministério da Educação sempre busca renovar os serviços para o bem dos alunos, o Código EOL permite facilidade em acessar os serviços dos alunos.

Escola Online: O que é o código EOL?

O código EOL foi criado em 1990 pela Secretaria Municipal de Educação.

Dessa forma, o código Escola Online, conhecido por abreviação (EOL), foi desenvolvido para ser uma identificação de cada aluno matriculado nas escolas Municipais de ensino.

Sendo assim, segundo dados coletados na página da prefeitura da cidade de São Paulo, todos os responsáveis pelos alunos e até mesmo os alunos podem ter acesso ao EOL se dirigindo à secretária da sua instituição de ensino.

Portanto, a rede Municipal tem hoje cerca de 1 milhão de alunos cadastrados.

Entretanto, até onde se sabe e se tem informação, o processo para o registro do código EOL é automático sempre que fizerem a matrícula do aluno na instituição de ensino municipal, será gerado os números do código.

escola-online-eol-do-aluno Escola Online: EOL do Aluno, Login

Quais informações o EOL armazena?

Com o código EOL feito assim que o aluno(a) é matriculada na instituição de ensino municipal, o responsável pelo estudante e até mesmo o próprio aluno (a) tem acesso a toda vida escolar, como por exemplo:

  • Se utilizar transporte escolar gratuito
  • Se sofre de alguma doença crônica
  • Se está cadastrada no programa Leve leite

Dessa forma, vale a orientação de que código EOL fornecido pelo sistema municipal de ensino também dê acesso às informações primordial para quem estuda, como é o caso das notas e faltas dos alunos (as).

Entretanto, segundo informações encontradas no portal da prefeitura do Estado de São Paulo, desde o ano de 2020 o código EOL ganhou mais uma função essencial no intuito de ajudar os responsáveis que é através dele que agora se pede os uniformes fornecidos pelo município.

Dessa forma, na página disponibilizada pelo SME precisará informar certinho a data de nascimento do aluno(a) junto com o tamanho do uniforme.

Portanto, só através desse cadastro que será disponibilizado o valor em torno de R$215,00 (duzentos e quinze Reais) para a compra dos uniformes.

Sendo assim, com o código EOL se faz possível ter acesso de forma muito mais segura, transparente e clara, além de simplificar as informações administrativas da escola como:

  • Matrículas
  • Vagas
  • Dados dos alunos (as)
  • Professores(as)
  • Atribuições de aulas
  • Remoção de professores (as)

Entre vários outros dados e informações que se refere a ensino, são dados dos alunos (as), como dados da instituição de ensino municipal.

escola-online-eol-do-aluno-login Escola Online: EOL do Aluno, Login

Escola Online: EOL do Aluno, como fazer o Login

Inicialmente, segundo levantamento ainda no site oficial da prefeitura municipal do Estado de São Paulo.

O modo mais eficiente e intuitivo para acessar o portal com todas as informações apresentadas aqui anteriormente utilizando o código EOL é através do aplicativo.

Dessa forma, com a evolução da tecnologia e da informação sendo cada vez mais importante e necessário se ter na palma da mão, hoje quase tudo se consegue fazer ao selecionar algumas abas no celular.

Portanto, ao acessar o site terá acesso ao aplicativo onde encontrará todas as informações em um lugar.

Entretanto, vale ressaltar que para ter acesso é preciso ter o código de 7 (sete) dígitos do EOL, também é disponibilizado a plataforma no site.

Sendo assim, o município de São Paulo sempre buscando inovar nos serviços prestados à população e principalmente aos seus alunos (as).

Pois nada mais intuitivo e eficaz, encontra em um só lugar todas as informações estudantil como informações da própria instituição de ensino.

Portanto, para se ter acesso só ao código EOL, há duas maneiras muito simples, no qual, ou há a possibilidade de ir até a secretária de Educação do aluno (a) que está matriculado, ou, pelo portal do “escola aberta”.

Entretanto, se for escolhida a opção do portal, vale lembrar que será necessário além preencher o nome da instituição de ensino no campo de pesquisa, será necessário preencher todo o formulário com as informações do(a) estudante.

Sendo assim, se faz extremamente importante manter os dados do(a) estudante atualizado.

Dessa forma, para atualizar os dados, basta acessar o site, e após preencher com a Dara de nascimento do (a) estudante e o código Escola Online (EOL) será necessário preencher o formulário com as novas informações atualizadas.

Encontrou algo errado ou desatualizado? Avise-nos deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Escola Online: EOL do Aluno, Login
Compartilhe:
Continue Lendo...

Conteúdo da Página

Novidades

Categorias

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.