Acesse Nossas Redes Sociais

Direitos

CAPS Telefone: Endereços, Como Funciona

Publicado

em

Diante dos inúmeros problemas políticos, econômicos e sociais que a sociedade brasileira enfrenta, infelizmente, muitas pessoas acabam sofrendo com o vício em álcool e drogas. Com este tipo de situação delicada, muitas famílias ou até mesmo os próprios usuários, tem a intenção de resolver o problema, mas muitas vezes não sabem para quem recorrer. Assim, o CAPS é uma ótima opção para aqueles que desejam buscar por ajuda e tratamento.

Você conhece o CAPS? Sabe como se dá o seu funcionamento? Sabe como entrar em contato ou encontrar o endereço da instituição mais próxima? Se você se interessou pelas perguntas, mas não sabe responde-las, acompanhe este artigo até o final, e aprenda mais sobre esses grandes centros.

caps-telefone-300x168 CAPS Telefone: Endereços, Como Funciona

Sobre o CAPS

CAPS é a sigla para Centros de Atenção Psicossocial, que são unidades especializadas em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente, inclusive aqueles com necessidades decorrentes do consumo de álcool e de outras drogas.

O CAPS tem origem de uma experiência bem-sucedida realizada na Itália, onde estabeleceram cuidados para pessoas com transtornos psíquicos graves ou com dependência química. Com isso, o CAPS foi implantado após a Reforma Psiquiátrica no Brasil, visando a diminuição dos leitos psiquiátricos e humanizando a ideia de se fazer tratamentos. Além disso, dentro dos Estados, o CAPS é considerado como regional.

Vale citar que, nestes centros é oferecido atendimento interdisciplinar através de uma equipe multiprofissional, formada por médicos, psicólogos, assistentes sociais, psiquiatras, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, entre outros profissionais.

Outro ponto importante de se frisar é que todas as atividades desenvolvidas pelos CAPS, possuem a autonomia necessária para evitar a internação em hospitais psiquiátricos, desse modo, é permitido que a pessoa possa contar com a participação de sua família no processo de tratamento.

caps-endereco-telefone-300x200 CAPS Telefone: Endereços, Como Funciona

CAPS: Como Funciona?

Há três categorias de serviços prestados pelo CAPS, sendo estes o intensivo, o semi-intensivo e o não intensivo. Os quais dependerão das condições mentais da pessoa que passará pelo tratamento, de modo que, o intensivo é considerado adequado para casos mais graves em relação ao sofrimento psíquico.

De acordo com o Governo Federal, os CAPS são divididos em diversas modalidades, e aqui, trouxemos uma breve definição de cada uma delas, para que possam entender mais a fundo o seu funcionamento e classificação.

  • CAPS I: Fornece atendimento para todas as idades, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas e atende cidades e ou regiões que abrangem pelo menos 15 mil habitantes;
  • CAPS II: Fornece atendimento para todas as idades, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende cidades e ou regiões que abrangem pelo menos 70 mil habitantes;
  • CAPS i: Fornece atendimento a crianças e adolescentes, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende cidades e ou regiões que abrangem pelo menos 70 mil habitantes;
  • CAPS ad Álcool e Drogas: Fornece atendimento para todas as idades, especializado em transtornos pelo uso de álcool e outras drogas, atende cidades e ou regiões que abrangem pelo menos 70 mil habitantes;
  • CAPS III: Atendimento com até 5 vagas de acolhimento noturno e observação; todas faixas etárias; transtornos mentais graves e persistentes inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende cidades e ou regiões que abrangem pelo menos 150 mil habitantes;
  • CAPS ad III Álcool e Drogas: Atendimento e 8 a 12 vagas de acolhimento noturno e observação; funcionamento 24h; todas faixas etárias; transtornos pelo uso de álcool e outras drogas, atende cidades e ou regiões que abrangem pelo menos 150 mil habitantes.

caps-como-funciona-300x198 CAPS Telefone: Endereços, Como Funciona

CAPS: Telefones e Endereços

A fim de esclarecer possíveis dúvidas, é possível entrar em contato com o CAPS através do telefone, o qual acaba variando de acordo com o município. Assim, é necessário que você faça uma prévia consulta em relação aos meios de contato disponíveis para a sua cidade e estado.

O mesmo acontece em relação aos endereços, como são muitos dispersos por todo o Brasil, é necessário que você faça uma busca para consultar qual a unidade mais próxima de onde você mora. Todavia, há a possibilidade de telefonar para a Área Técnica de Saúde Mental do Ministério da Saúde, em Brasília, através do telefone CAPS (61) 3315-9144.

A fim de facilitar as pesquisas, há um site que contem a compilação de todas os centros CAPS em todos os municípios de diversos estados do Brasil. Neste, há informações sobre o tipo de CAPS, o nome do mesmo e o endereço completo, o qual pode ser acessado clicando aqui.

Outra alternativa para contatar o CAPS é através do e-mail, o endereço é [email protected] Desse modo, basta escrever sua mensagem e encaminhar para a equipe de atendimento.

Por fim, vale frisar que o atendimento é gratuito e é realizado sem distinção, podendo então ser solicitado por qualquer pessoa.

Em suma, neste artigo você pode aprender um pouquinho mais sobre o que é o CAPS e como se dá o seu funcionamento. Assim, compartilhe esta leitura com aqueles que possam se interessar, assim como você, por esse artigo repleto de informações!

Encontrou algo errado ou desatualizado? Avise-nos deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news CAPS Telefone: Endereços, Como Funciona
Compartilhe:

Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Direitos

Multa Eleitoral por Não Votar: Valor, Justificar, O que Fazer

Publicado

em

Caso você não tenha votado na última eleição e não pretenda votar nessa, saiba que a não justificativa da sua ausência no voto, será multada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Somando a isso, todos nós sabemos que no Brasil a participação no processo eleitoral é um dever, não um direito, e são aplicadas multas eleitorais para quem não votou no dia, e deixou de justificar a sua ausência.

Muitas pessoas simplesmente não sabem disso e vão deixar de votar e justificar e receber multas pendentes que podem variar de alguns reais a dezenas de reais.

As multas nem sempre são altas, mas o não pagamento pode ter consequências muito problemáticas. Portanto, o ideal é sempre tentar votar e justificar sua ausência caso isso não seja possível.

Para facilitar um pouco a vida, agora você pode solicitar boletos via web ou pelo aplicativo e título, basta apresentar o comprovante no cartório eleitoral local.

Diante disso, nós decidimos produzir um artigo para você ficar por dentro de todas as informações a respeito desse assunto. Confira abaixo!

multa-eleitoral-por-nao-votar-valor-justificativa Multa Eleitoral por Não Votar: Valor, Justificar, O que Fazer

Qual o valor da multa eleitoral? Como funciona o pagamento? 

O valor da multa eleitoral é individualmente determinado por um juiz eleitoral. Cada turno no qual o cidadão não vota gera uma multa diferente.

É possível que a multa varia dependendo do caso ou da justificativa, de acordo com a análise realizada pelo juiz.

Além disso, é importante lembrar que se você não votar e não justificar a audiência, pode demorar até 60 dias para pagar a multa eleitoral.

Para isso, é necessário solicitar a GRU – Guia de Arrecadação Sindical – no Cartório Eleitoral Brasileiro e pagar em uma agência bancária, correios ou lotéricas.

Quem não votar pode se livrar da multa apresentando um requerimento para justificar o voto após a eleição. Isso pode ou não ser isento de pagamento.

Deve-se notar também que, se você faltar ao serviço eleitoral mais de três vezes consecutivas sem um bom motivo, poderá ser desqualificado e poderá precisar solicitar um novo.

Como posso justificar minha ausência quando não posso votar?  

Tenha em mente que justificar o absenteísmo é muito fácil e não só poupa as multas de não discar, como também poupa as dores de cabeça que geralmente ocorrem por falta de atenção a esse assunto.

Tudo o que você precisa fazer é ir ao local onde a eleição está ocorrendo e usar seu título de eleitor para perguntar por quê.

Você será encaminhado para a sala com a papelada para preencher e sua justificativa foi feita sem problemas.

multa-eleitoral-por-nao-votar-valor-justificativa-o-que-fazer-e-outras Multa Eleitoral por Não Votar: Valor, Justificar, O que Fazer

Quais são as consequências de não pagar uma multa por não votar?

É normal que muitos pensem que não é importante saber o valor da multa eleitoral por não votar, que é o maior risco desse processo.

As multas são realmente insignificantes, mas as consequências de pagá-las não são. Aqueles que não pagaram suas dívidas com o sistema eleitoral ficam com muitas funções bloqueadas do estado do Brasil.

Por exemplo, você não pode solicitar ou renovar seu passaporte ou carteira de identidade.

Além disso, abrir licitações, receber recursos de órgãos governamentais e até participar de licitações estão se tornando atividades restritas.Mesmo bancos e instituições financeiras não podem lhe dar crédito.

Mesmo instituições educacionais e burocráticas não podem atualizar documentos, obter cadastros ou fornecer materiais até que a dívida seja quitada.

Portanto, você não enfrentará multas que ainda não tem o direito de votar. O ideal é pagar a multa eleitoral imediatamente. O valor é pequeno e o risco de endividamento é grande demais para manter.

A multa por não votar é pequena?

O valor da multa eleitoral vai variar de R$ 1,05 a R$ 3,51 para cada turno que o eleitor não comparecer.

Como já mencionado, esse valor pode ser aumentado em até 10 vezes pelo Juiz Eleitoral, chegando a até R$ 35,14 para cada cédula em que o eleitor não votou.

No entanto, pagar uma multa por não votar não elimina todas as dores de cabeça relacionadas ao seu direito (ou obrigação) de votar. Após o pagamento, o eleitor deve se dirigir ao rol eleitoral e fazer a regularização no sistema da lei eleitoral.

multa-eleitoral-por-nao-votar-valor-justificativa-o-que-fazer-e-outras-informacoes Multa Eleitoral por Não Votar: Valor, Justificar, O que Fazer

O título pode ser cancelado?

Para tal, apresente os seus documentos pessoais (RG, carta de condução ou carteira de trabalho) e fotografia no cartório, apresente um requerimento para justificar a sua escolha após a eleição e justifique a sua ausência à eleição.

Este documento pode ser um atestado médico ou uma passagem de ônibus ou avião que justifique sua viagem.

Em conjunto, tudo isso está de acordo com o tribunal eleitoral para as multas eleitorais pagas.

Além disso, tome cuidado se estiver realmente cansado do processo político do país. Se você realizar três eleições consecutivas sem votar, poderá ser privado do seu direito de votar.

Portanto, esteja ciente de que não votar pode ser na forma de seu protesto, mas com consequências. Primeiro, como acabamos de ver, você tem que passar pela maratona e pagar uma multa eleitoral para justificar a não votação.

Isso é pequeno, mas a maratona em busca de documentação é chata.

Em segundo lugar, se você não se justificar perante o tribunal eleitoral, enfrentará algumas penalidades.

Acima de tudo, não posso obter um passaporte, por isso não posso viajar para o exterior ou obter uma carteira de identidade. E se você for funcionário público, não poderá receber seu salário.

Agora que você possui informações detalhadas sobre a multa eleitoral por não votar, compartilhe este artigo para que mais pessoas saibam sobre esse tema!

Encontrou algo errado ou desatualizado? Avise-nos deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Multa Eleitoral por Não Votar: Valor, Justificar, O que Fazer
Compartilhe:
Continue Lendo...

Conteúdo da Página

Novidades

Categorias

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.