Acesse Nossas Redes Sociais

Governo

Carteira de Habilitação Grátis 2022: Como Tirar

Publicado

em

A carteira de habilitação grátis busca ajudar a população carente a tirar a CNH. Quando fazemos 18 anos, sonhamos em tirar nossa carteira de habilitação. Contudo, devido ao alto valor, muitos de nós acabamos não realizando isso.

carteira-de-habilitacao-gratis-como-tirar Carteira de Habilitação Grátis 2022: Como Tirar

Por esse motivo, surgiu no Brasil um projeto que busca mudar isso. Em primeiro lugar, é preciso entender como funciona o processo de conseguir a Carteira de Motorista.

O órgão responsável por isso é o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do seu estado. Porém, existem alguns trâmites legais como pagar algumas taxas e o curso de condução.

Carteira de habilitação grátis 2022: todos os estados possuem o projeto?

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que a CNH Social, como também é conhecida, não é do Detran. Por conta do órgão ser o responsável pelas questões sobre a carteira de motorista, muitos pensam que a Carteira de Habilitação grátis é feita lá.

Porém, o responsável pelo projeto é outro órgão. Portanto, a empresa responsável pela carteira de habilitação grátis é a SEST/SENAT. Dessa forma, outra implicação de não ser feito pelo Detran, é que nem todos os Estados possuem o projeto.

Um bom exemplo disso é o estado de São Paulo. Mesmo sendo um projeto de lei, que busca tornar o processo de conseguir a CNH, alguns estados não aderiram,

Porém, em todos os cantos do Brasil, algum estado já aderiu ao serviço.

Confira abaixo a lista dos estados que possuem o projeto:

  • Distrito Federal
  • Ceará
  • Acre
  • Amazonas
  • Espírito Santo
  • Goiás
  • Pará
  • Alagoas (Apenas a capital)
  • Pernambuco
  • Roraima

Alguns outros estados possuem o serviço, porém apenas os acima mencionados vão fazer parte em 2022.

cnh-pb Carteira de Habilitação Grátis 2022: Como Tirar

Direito à carteira de habilitação grátis: quem possui?

No mês de março de 2022, foram criadas mais de 40 mil vagas divididas entre esses 12 estados. Contudo, é importante ressaltar que nem todo mundo possui o direito.

Afinal de contas, a carteira de habilitação grátis é uma forma que o estado encontrou de auxiliar a população carente.

Portanto, alguns requisitos mínimos existem para tornar o serviço funcional. Abaixo você irá conferir a lista com todos os requisitos

  • Renda familiar de no máximo dois salários
  • Não ter emprego há mais de um ano
  • Ter algum benefício social
  • Estudante de escola pública e que tenha boas notas
  • Estar no CadÚnico.

Esses são alguns dos requisitos necessários para fazer parte do projeto.

Contudo, também é importante ter em mente sobre o funcionamento do projeto, para evitar erros.

No próximo tópico você confere mais sobre a melhor forma de tirar carteira de habilitação grátis.

cnh-social-1 Carteira de Habilitação Grátis 2022: Como Tirar

O que se aprende na CNH Social

Em primeiro lugar, é preciso entender como é tirado uma carta.

O primeiro passo é realizar a chamada Prova do Psicotécnico. Neste primeiro passo, o aluno deve realizar uma prova para saber se está apto a tirar a carteira de motorista.

Esse primeiro passo vem antes de todos os outros. Assim sendo, também deve pagar uma taxa para realizar essa prova.

Contudo, não para por aí. Pois, existem mais passos para poder finalmente ter sua CNH em mãos.

O segundo passo, é a realização da prova teórica. Todavia, nesse segundo passo o aluno já deve estar matriculado em uma auto escola, para poder realizar as aulas.

O aluno então deverá comprar um livro, onde terão todas as regras de trânsito. E também pagar as aulas teóricas, na auto-escola.

Após isso, deve realizar uma prova e só aí irá iniciar a aula prática. É exigido que o aluno faça no mínimo 2 horas de aulas práticas antes de tirar a CNH.

E todos esses processos exigem que o aluno pague, além claro das taxas que o Detran exige.

Dessa forma, muitos brasileiros acabam não conseguindo realizar o sonho de obter a CNH. Mas a chamada CNH Social veio para mudar isso.

Pois oferece de forma gratuita as carteiras de motoristas A e B. Isso é uma ótima forma de dar oportunidade não só da população carente dirigir, mas de trabalhar. Afinal, com a chegada da internet e dos deliverys, uma forma de trabalhar é dirigindo.

Processo de inscrição

Acima mencionamos que o Detran não é o responsável pela carteira de motorista grátis. Porém, o órgão responsável pela CNH Social estabelece uma parceria no Detran dos estados que fazem parte do projeto.

Dessa forma, o primeiro passo para isso é entrando no site do Detran do seu estado. Para aqueles que moram no Espírito Santo é só clicar aqui.

Além disso, será necessário alguns documentos

  • RG
  • CPF
  • Carteira de trabalho
  • Comprovante de renda e residência
  • Histórico escolar
  • Certidão de vacinação

Além desses, outros documentos podem ser exigidos, a depender de cada caso.

Após a inscrição, todos os dados serão analisados e aqueles que possuírem os requisitos serão convocados. Dessa forma, todo o processo da Carteira de habilitação grátis será feito.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Carteira de Habilitação Grátis 2022: Como Tirar em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.