Acesse Nossas Redes Sociais

Direitos

Casamento Coletivo 2022: Como Participar

Publicado

em

Então você decidiu que está na hora de finalmente juntar as escovas de dentes com seu parceiro e oficializar a relação com um casamento? Parabéns, muitas felicidades! Sabemos que um casamento tradicional em um cartório pode girar em torno de R$ 400 a até mais de R$500, então uma boa forma de economizar essa dinheiro é o casamento coletivo 2022!

Pense no tanto de coisas que você pode fazer com essa economia: um bom churrasco para comemorar, uma viagem, quem sabe? É sempre bom realizar um sonho e ainda por cima ter mais dinheiro para aproveitá-lo ainda mais depois, não é mesmo? Ficou interessado? Então fique comigo até o final desse artigo que te darei todas as informações sobre como se casar em casamento coletivo 2022!

casamento-coletivo-como-participar Casamento Coletivo 2022: Como Participar

O que é casamento coletivo?

Casamento coletivo é uma forma que o Estado oferece para casais com baixa renda conseguirem realizar o sonho de se casarem, afinal, falta de dinheiro não deveria ser motivo para não celebrar o amor, não é? Nessa cerimônia, diversos casais se casam no mesmo dia e no mesmo horário, no mesmo local! Então, essa é uma forma de casamento que você com certeza deveria considerar, pois diminui muito os custos!

É importante diferenciar casamento coletivo de casamento civil gratuito: no coletivo, há a oficialização do casamento em cartório e uma cerimônia para todos os casais selecionados, e tudo isso é feito no mesmo dia e horário. A cerimônia é realizada no mesmo espaço, com os convidados de todos os casais participando, então, é uma festa bem cheia!
Já no caso do civil gratuito, é uma concessão amparada pela lei onde o casal hipossuficiente preenche uma declaração de pobreza, junta os documentos necessários e se dirige ao cartório de sua região (com duas testemunhas munidas de seus documentos também) para receber a gratuidade do serviço de casamento civil; sem cerimônia ou festa.

Casamento Coletivo é gratuito?

De forma geral, o casamento coletivo é gratuito! Porém, a depender do estado ou cidade, pode haver a cobrança de um valor simbólico somente para cobrir os custos dos serviços. Por isso, é sempre importante buscar se informar se na sua cidade o serviço é oferecido totalmente de forma gratuita ou se há a cobrança dessas pequenas taxas.

É muito importante estar sempre atento às inscrições para esse evento, porque as vagas são limitadas e há sempre muita procura. Então, caso você tenha interesse em participar de casamentos coletivos, lembre-se de estar sempre verificando se as inscrições já estão abertas!

casamento-coletivo-inscricoes Casamento Coletivo 2022: Como Participar

Como participar de casamento coletivo?

Para facilitar o entendimento sobre como se casar em casamento coletivo, vou fazer uma pequena lista para você:
Pré-requisitos para participar de casamento coletivo 2022:

• Não ser casado oficialmente;
• Ambas as partes devem estar em comum acordo
Por mais que a maioria dos casais selecionados para participar de casamentos coletivos possuam em comum o faturamento de até três salários-mínimos, não existe nenhuma lei ou regra oficial que determine um valor máximo de renda para participar de casamento comunitário em 2022. Contudo, dependendo da sua cidade ou estado, o órgão responsável pelo casamento pode sim pedir comprovação de renda.

Inscrições Casamento Coletivo 2022

Após certificar-se de estar alinhado aos pré-requisitos, você tem que seguir alguns passos para fazer parte da cerimônia:

• Procure em sua cidade o órgão que oferece o casamento comunitário em 2022 (em alguns lugares, ele também pode ser chamado de casamento gratuito ou casamento comunitário. Geralmente esse evento é oferecido por: prefeituras, cartórios, Tribunais de Justiça Defensoria Pública, ONG’s e até mesmo igrejas! Cada uma dessas formas possui regras diferentes, mas todas funcionam!

Casamento Coletivo 2022 Documentos Necessários

Após realizar sua inscrição, certifique-se de separar os principais documentos necessários para casamento coletivo 2022:

  • Documentos de identidade, como RG ou CNH;
  • Certidão de nascimento de ambos;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda;
  • Caso viúvo, certidão de casamento com averbação do óbito;
  • Caso divorciado, certidão de casamento com averbação do divórcio;
  • Duas testemunhas munidas de RG e CPF.

Após satisfeitos todos os passos anteriores, apenas fique atento às datas disponibilizadas e ao que será oferecido em seu casamento. Em alguns casos, podem oferecer apenas o registro civil e uma cerimônia simples, em outros podem oferecer até mesmo dia da noiva e do noivo, roupas e adereços!

casamento-coletivo-2 Casamento Coletivo 2022: Como Participar

Casais homossexuais têm direito ao casamento coletivo?

Sim, casais homossexuais têm direito ao casamento coletivo. É necessário apenas se atentar se a instituição que concederá a cerimônia oferece também esse serviço. Existem diversas ONG’s e alguns coletivos religiosos (principalmente das religiões de matriz africana) que oferecem esse evento, então, vale a pena se informar em sua região!

Casamento coletivo e Comunitário vale a pena?

Casamentos coletivos e comunitários, de forma geral, são uma excelente opção, não somente por economizarem dinheiro nas taxas de cartório, por exemplo, mas também por oferecerem uma cerimônia coletiva. Então, além de você se casar com o amor da sua vida, também poderá fazer novas amizades que poderão ser levadas para a vida, afinal, vocês terão um vínculo de terem se casado no mesmo dia e horário, e isso é muito bacana!

Então, espero que esse artigo tenha tirado todas as suas dúvidas sobre esse tipo de cerimônia, e caso opte por realizá-la, muitas felicidades ao casal! Maiores informações acesse o site www.casamentocomunitario.net

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Casamento Coletivo 2022: Como Participar em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Redator e ilustrador, Patrick Souza é especialista em temas como Desenvolvimento Pessoal, e questões raciais e sociais, embora escreva sobre qualquer assunto. Além disso, também é escritor, roteirista e quadrinista, além de atuar como designer editorial para editoras independentes.

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.