Códigos do INSS: Tabela, Consultar Números

Durante os últimos anos a Previdência Social foi tema central em diversas discussões e debates, especialmente graças às reformas que foram apontadas como essenciais e fundamentais para a recuperação da economia brasileira em tempos de turbulência política. Após meses de tramitação no Congresso Nacional, a reforma da Previdência Social passou a valer para os brasileiros. Com isso, alguns códigos e a tabela de benefícios também sofreu alterações e valem a pena de ser revistas pelo beneficiário.

Nesse artigo falaremos sobre a tabela de códigos de benefícios oferecidos pelo INSS e sobre como realizar consultas através do seu número INSS. Acompanhe!

numero-inss-consultar-300x182 Códigos do INSS: Tabela, Consultar Números

INSS: O que é?

INSS é a sigla para o Instituto Nacional de Seguro Social, o órgão público responsável pelo pagamento de aposentadoria e outros tipos de benefícios aos trabalhadores brasileiros e demais segurados, como microempreendedores individuais e contribuintes individuais. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi criado em 1990 a partir da junção de outros dois antigos órgãos: o Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS) e o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).

Desde então cabe ao INSS cuidar e executar os direitos dos segurados Regime Geral de Previdência Social (RGPS), ou, em outras palavras, cuidar de todo o processo de avaliação, concedimento e pagamento de benefícios previstos no Regime Geral de Previdência Social ao segurado.

inss-codigo-consultar-numero-codigos-300x180 Códigos do INSS: Tabela, Consultar Números

Códigos do INSS: Tabela

Para classificar os tipos de benefícios dos segurados, o INSS utiliza um conjunto de códigos de dois números. Esse tipo de diferenciação dos benefícios é bastante útil no momento de preencher os documentos, conferir os direitos do segurado por meio daquele auxílio e até ver se ao beneficiário é permitido realizar empréstimos consignados.

Há quatro grandes grupos de benefícios: aposentadoria por tempo de contribuição, auxílio-acidente, aposentadoria por invalides e pensão por morte. Há ainda outros tipos de benefícios que não se enquadram nos quatro grandes grupos.

A aposentadoria por tempo de contribuição é o tipo de benefício mais comum no país, e é aquele em que o trabalhador ativo por 35 anos, para os homens, ou 30 anos, para as mulheres, lhe é garantido o direito da aposentadoria. Para esse tipo de benefício existem algumas regras que são estabelecidas pela previdência como forma de regularizar a aposentadoria e as mesmas podem ser encontradas no site do INSS, clicando aqui.

O auxílio-acidente é uma forma de indenização recebida pelo trabalhador em acidentes com impactos permanentes que diminuam a capacidade laboral por parte do segurado em realizar as suas atividades. Nesse caso há uma perícia médica para avaliar cada caso.

A aposentadoria por invalidez é um benefício para o trabalhador que se tornou totalmente inapto a exercer qualquer tipo de atividade labora e que, então está impossibilitado de realizar suas tarefas no ambiente de trabalho. Nesse caso também há a avaliação médica e o valor do benefício é pago mensalmente, com duração definida pelo INSS.

A pensão por morte é um benefício em que o pensionista é um dependente direto do segurado aposentado ou trabalhador ativo que veio a falecer. Nesse caso é preciso que a dependência financeira do pensionista seja comprovado e no geral o beneficiário é o cônjuge, filhos e enteados menores de 21 anos ou inválidos, pais, entre outros. Esse tipo de pensão é válido apenas por morte ou desaparecimento por mais de 6 meses, o que configura morte presumida.

Existe uma tabela com todos os códigos de benefícios, organizados pelos seus grupos de espécie e quem pode utilizá-los. Você pode conferir por aqui.

inss-codigos-numero-300x169 Códigos do INSS: Tabela, Consultar Números

INSS: Números

Quando um cidadão tem o seu benefício aprovado, ele recebe a carta de concessão, a qual atribui ao beneficiário um número que o permitirá consultar as suas informações. É importante guardar com cuidado esse número para a sua identificação perante o INSS.

É normal, entretanto, que o segurado não saiba encontrar ou mesmo tenha perdido o seu número INSS. Nesse caso, é possível realizar a consulta do seu número de benefício INSS de três formas.

Meu INSS

A primeira forma é através da plataforma “Meu INSS”, que pode ser acessada clicando aqui ou baixando o aplicativo disponível para sistema Android e iOS. Caso seja o primeiro acesso, será necessária a criação de uma senha de acesso logo após informar o seu CPF, que será o nome de usuário.

Após acessar a plataforma, você pode acessar a opção “Meu Benefício” e então “Consulta do número do benefício”.

Central de atendimento 135

Você também pode efetuar uma ligação para a Central de atendimento do INSS, discando 135. Nesse caso, é importante ter o CPF em mãos e confirmar todas as suas informações conforme solicitadas.

Site da previdência

A terceira opção é acessar o site da previdência. Ao fazer isso você será imediatamente encaminhado para os serviços disponíveis e então poderá escolher dentre as opções disponíveis e seguir o passo a passo do próprio site.

Achou o conteúdo desse artigo útil? Então compartilhe com os seus amigos e familiares!

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Códigos do INSS: Tabela, Consultar Números O site mais atualizado de 2024!

Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes. Entre em contato com Clara deixando um comentário em uma publicação ou através do e-mail [email protected]
Deixe seu comentário