Acesse Nossas Redes Sociais

Governo

Códigos do INSS: Tabela, Consultar Números

Publicado

em

Durante os últimos anos a Previdência Social foi tema central em diversas discussões e debates, especialmente graças às reformas que foram apontadas como essenciais e fundamentais para a recuperação da economia brasileira em tempos de turbulência política. Após meses de tramitação no Congresso Nacional, a reforma da Previdência Social passou a valer para os brasileiros. Com isso, alguns códigos e a tabela de benefícios também sofreu alterações e valem a pena de ser revistas pelo beneficiário.

Nesse artigo falaremos sobre a tabela de códigos de benefícios oferecidos pelo INSS e sobre como realizar consultas através do seu número INSS. Acompanhe!

numero-inss-consultar-300x182 Códigos do INSS: Tabela, Consultar Números

INSS: O que é?

INSS é a sigla para o Instituto Nacional de Seguro Social, o órgão público responsável pelo pagamento de aposentadoria e outros tipos de benefícios aos trabalhadores brasileiros e demais segurados, como microempreendedores individuais e contribuintes individuais. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi criado em 1990 a partir da junção de outros dois antigos órgãos: o Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS) e o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).

Desde então cabe ao INSS cuidar e executar os direitos dos segurados Regime Geral de Previdência Social (RGPS), ou, em outras palavras, cuidar de todo o processo de avaliação, concedimento e pagamento de benefícios previstos no Regime Geral de Previdência Social ao segurado.

inss-codigo-consultar-numero-codigos-300x180 Códigos do INSS: Tabela, Consultar Números

Códigos do INSS: Tabela

Para classificar os tipos de benefícios dos segurados, o INSS utiliza um conjunto de códigos de dois números. Esse tipo de diferenciação dos benefícios é bastante útil no momento de preencher os documentos, conferir os direitos do segurado por meio daquele auxílio e até ver se ao beneficiário é permitido realizar empréstimos consignados.

Há quatro grandes grupos de benefícios: aposentadoria por tempo de contribuição, auxílio-acidente, aposentadoria por invalides e pensão por morte. Há ainda outros tipos de benefícios que não se enquadram nos quatro grandes grupos.

A aposentadoria por tempo de contribuição é o tipo de benefício mais comum no país, e é aquele em que o trabalhador ativo por 35 anos, para os homens, ou 30 anos, para as mulheres, lhe é garantido o direito da aposentadoria. Para esse tipo de benefício existem algumas regras que são estabelecidas pela previdência como forma de regularizar a aposentadoria e as mesmas podem ser encontradas no site do INSS, clicando aqui.

O auxílio-acidente é uma forma de indenização recebida pelo trabalhador em acidentes com impactos permanentes que diminuam a capacidade laboral por parte do segurado em realizar as suas atividades. Nesse caso há uma perícia médica para avaliar cada caso.

A aposentadoria por invalidez é um benefício para o trabalhador que se tornou totalmente inapto a exercer qualquer tipo de atividade labora e que, então está impossibilitado de realizar suas tarefas no ambiente de trabalho. Nesse caso também há a avaliação médica e o valor do benefício é pago mensalmente, com duração definida pelo INSS.

A pensão por morte é um benefício em que o pensionista é um dependente direto do segurado aposentado ou trabalhador ativo que veio a falecer. Nesse caso é preciso que a dependência financeira do pensionista seja comprovado e no geral o beneficiário é o cônjuge, filhos e enteados menores de 21 anos ou inválidos, pais, entre outros. Esse tipo de pensão é válido apenas por morte ou desaparecimento por mais de 6 meses, o que configura morte presumida.

Existe uma tabela com todos os códigos de benefícios, organizados pelos seus grupos de espécie e quem pode utilizá-los. Você pode conferir por aqui.

inss-codigos-numero-300x169 Códigos do INSS: Tabela, Consultar Números

INSS: Números

Quando um cidadão tem o seu benefício aprovado, ele recebe a carta de concessão, a qual atribui ao beneficiário um número que o permitirá consultar as suas informações. É importante guardar com cuidado esse número para a sua identificação perante o INSS.

É normal, entretanto, que o segurado não saiba encontrar ou mesmo tenha perdido o seu número INSS. Nesse caso, é possível realizar a consulta do seu número de benefício INSS de três formas.

Meu INSS

A primeira forma é através da plataforma Meu INSS, que pode ser acessada clicando aqui ou baixando o aplicativo disponível para sistema Android e iOS. Caso seja o primeiro acesso, será necessária a criação de uma senha de acesso logo após informar o seu CPF, que será o nome de usuário.

Após acessar a plataforma, você pode acessar a opção “Meu Benefício” e então “Consulta do número do benefício”.

Central de atendimento 135

Você também pode efetuar uma ligação para a Central de atendimento do INSS, discando 135. Nesse caso, é importante ter o CPF em mãos e confirmar todas as suas informações conforme solicitadas.

Site da previdência

A terceira opção é acessar o site da previdência. Ao fazer isso você será imediatamente encaminhado para os serviços disponíveis e então poderá escolher dentre as opções disponíveis e seguir o passo a passo do próprio site.

Achou o conteúdo desse artigo útil? Então compartilhe com os seus amigos e familiares!

Encontrou algo errado ou desatualizado? Avise-nos deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Códigos do INSS: Tabela, Consultar Números
Compartilhe:

Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Programas Sociais

CNH Social DETRAN ES 2022: Cadastro

Publicado

em

Nos últimos anos, o número de CNHs válidas no Brasil subiu cerca de 38%, saindo de 53 milhões em 2011 para 75 milhões em 2022. Isso se deve pela maior atuação nos portais online e medidas que incentivam o setor automotivo.

Além da facilidade no acesso, programas promovidos pelo governo incentivam tanto a adesão, quanto o custeamento da CNH para pessoas de baixa renda que queiram obter sua primeira carteira de habilitação.

Com isso, vamos conhecer um pouco mais sobre o CNH Social, sua história, funcionamento e como realizar sua inscrição e poder fazer parte do programa.

cnh-social-detran-es CNH Social DETRAN ES 2022: Cadastro

Um pouco mais sobre a CNH Social ES 2022

O programa CNH Social funciona como uma política pública que tem como objetivo incentivar a concessão da carteira de habilitação para as pessoas de baixa renda que ainda não possuem sua primeira CNH.

Com funcionamento desde 2011, o programa possui mais de 1 milhão de beneficiados e permite que pessoas de baixa renda possam tirar sua habilitação da categoria B de forma mais fácil.

Com mais de uma década de serviços, o programa CNH Social foi criado pelas companhias SEST (Serviço Social do Transporte) e Sest/Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).

Esse programa tem também, como um de seus principais objetivos permitir que esse grupo de pessoas possam ter suas maiores chances no mercado de trabalho e possam trabalhar por exemplo, como entregadores.

Mais um ponto positivo que pode ser encontrado no programa CNH Social é a formação de motoristas habilitados e com isso o aumento da segurança em diversas cidades.

Benefícios oferecidos pelo programa CNH Social ES 2022

O cidadão que consegue ser aceito no programa passa a ter o direito de realizar todo o procedimento de obtenção da habilitação sem custos e taxas referentes aos exames clínicos e de aptidão física e mental.

Além disso, o DETRAN arca também com os custos referentes às aulas teóricas e práticas, as taxas dos DETRAN referentes a emissão, renovação e mudança de categoria e os exames médicos.

cnh-social-detran-es-cadastro-2 CNH Social DETRAN ES 2022: Cadastro

Requisitos para participar do CNH Social 2022

Para se inscrever no programa, é necessário ser maior de 18 anos, renda menor que dois salários mínimos, estar desempregado a mais de um ano, alunos da rede pública com bom rendimento escolar e ex-presidiários.

Além disso, há vagas para pessoas com necessidades especiais, agricultores, beneficiários do Bolsa Família, pessoas que não possuem nenhum registro em sua carteira de trabalho e pessoas que não registrem infrações de trânsito.

Inscrições para o CNH Social ES 2022

Os interessados em se cadastrar no programa devem realizar seu cadastro no site, registrando as informações solicitadas e anexando os documentos que são pedidos.

No site www.detran.es.gov.br, siga os seguintes passos:

– Clique em “CNH Social”;

– A seguir, preencha o formulário com suas informações pessoais;

– O candidato deverá anexar os seus documentos;

O resultado do processo seletivo é feito por e-mail. Os aprovados deverão comparecer a uma unidade do Detran para que seja feita a conferência de dos documentos, biometria e realização de exames.

Feito isso, os dados passam a ser analisados pelo Detran.

Após a verificação e validação do cadastro, uma comissão será agendada para que os candidatos sejam direcionados pelo Detran para as suas respectivas autoescolas, que serão responsáveis pela preparação dos alunos.

O Detran alerta que os interessados devem se inscrever unicamente pelo site e que ignorem links enviados pelas redes sociais, como Whatsapp, para evitar fraudes e tentativas de golpes.

É importante ressaltar que o programa não oferece atendimento especializado para pessoas surdas e mudas. Caso o aluno queira, poderá contratar um intérprete para o auxílio durante o processo de habilitação.

Vale informar que há um número limitado de vagas ofertadas para a CNH Social, por isso pode haver empate entre os candidatos. Nesse caso, o sistema vai levar em conta os seguintes itens:

– Pessoas que possuem menor número de dependentes;

– Candidato com maior tempo desempregado;

– Menor renda familiar;

– Idade mais alta;

É de suma importância que o candidato acompanhe as publicações no site oficial DETRAN ES, cumprimento dos prazos definidos e a manutenção de seus atualizados.

cnh-social-detran-es-cadastro CNH Social DETRAN ES 2022: Cadastro

Documentação

Na hora do processo de inscrição, é necessário ter os documentos que comprovem que o candidato tem direito à CNH Social. São eles:

– Documentos de identidade (RG e CPF);

– Certidão de Nascimento;

– Comprovante de Residência (Conta de água ou de luz);

– Comprovante de Renda (Carteira de trabalho da pessoa inscrita e também das pessoas que moram com ela);

– Se for estudante, apresentar histórico escolar;

– Laudo médico com o Código CID, no caso de pessoas com deficiência;

– Declaração de Secretaria de Segurança Pública, no caso de egressos no sistema penitenciário;

O Detran informa que no caso de atendimento presencial será exigido a apresentação do Passaporte de Vacinação da Covid-19 com o ciclo de vacina completo, incluindo a 3ª dose.

Encontrou algo errado ou desatualizado? Avise-nos deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news CNH Social DETRAN ES 2022: Cadastro
Compartilhe:
Continue Lendo...

Conteúdo da Página

Novidades

Categorias

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.