Como Declarar Ações no Imposto de Renda 2024

Se você faz investimentos no mercado de renda variável, fazer a declaração das suas ações no Imposto de Renda 2024 é algo obrigatório. Mas isso não quer dizer que você terá que pagar o Imposto sobre todas as operações.

Quer entender melhor como Declarar Ações no Imposto de Renda 2024? então continue lendo abaixo pois iremos explicar sobre isso.

imposto-de-renda-1.jpg-1-e1645223082992 Como Declarar Ações no Imposto de Renda 2024

Por que declarar o Imposto de Renda 2024?

Muitas pessoas se perguntam “por que declarar o Imposto de Renda 2024?” O principal motivo para ser destacado é a restituição dos valores. As empresas retêm dos funcionários um determinado valor, para título de pagamento do Imposto de renda.

Para os contribuintes, o principal objetivo da declaração é mostrar para a Receita Federal que os ganhos (deduzidas de despesas) foram inferiores ao valor mínimo que é exigido para realização do pagamento do tributo.

Portanto, eles recebem do órgão o montante devido que foi pago ao longo de todo o ano, ou seja, no decorrer dos 12 meses.

fazer-declaracao-de-imposto-de-renda.jpg-e1645223145498 Como Declarar Ações no Imposto de Renda 2024

Declarar Ações no Imposto de Renda 2024

No caso dos investimentos em ações, a declaração do Imposto de Renda 2024 se torna ainda mais obrigatória. Pois se trata de operações de compra e venda de ativos na bolsa de valores.

Portanto, quem negocia ações, mesmo que não esteja enquadrado em todas as regras da declaração, precisará acertar as contas com a Receita Federal.

A Receita possui sistemas que fazem toda a fiscalização dos contribuintes com total facilidade, e os investidores precisam se cuidar para não deixarem de preencher todas as informações importantes no momento da declaração do imposto.

Mesmo que não façam operações mensais acima de R$20 mil, sendo este o valor máximo para estar isento do imposto de renda, é necessário fazer sua declaração das posições e ganhos líquidos que foram obtidos.

Também é importante ressaltar que existem algumas operações que não são isentas do imposto de renda, desconsiderando os valores máximos e mínimos. Esse é o caso do Day Trade, ETF de ações, alienação das ações em operação de exercício de opção, liquidação antecipada de contratos a termo e também dos fundos imobiliários.

declarar-acoes-no-imposto-de-renda.jpg-e1645223105232 Como Declarar Ações no Imposto de Renda 2024

Como Declarar Ações no Imposto de Renda 2024?

Fazer o preenchimento correto da declaração do Imposto de Renda 2024 exige que alguns passos sejam seguidos, além de ter alguns documentos em mãos.

Antes de começar a preencher sua declaração, é necessário fazer o download do programa diretamente pelo site da Receita Federal. Veja o passo a passo para declarar ações no imposto de renda 2024:

Primeiro passo – Reúna todos os documentos

Para fazer o preenchimento da sua declaração, reúna toda a documentação que comprove as operações do ano de exercício. Isso significa que é preciso ter em mãos os valores de cada movimento, cada mês e de acordo com o tipo de ativo, ações, opções, mercado, mini dólar, índices e outros.

Além disso, junte todas as informações pelo tipo de venda, ou seja, se é comum ou do day trade.

Você também deve juntar todas as DARFS, notas da corretagem, extratos do Imposto de Renda conhecidos como “Dedo-duro”, e informe dos rendimentos da empresa referente aos proventos declarados e que foram recebidos.

Segundo passo – Verifique os lucros

O segundo passo é dar atenção aos lucros, pois as contas devem ser feitas corretamente. É necessário calcular os lucros que foram obtidos nas negociações em renda variável.

Para facilitar as contas, você pode utilizar uma planilha com dados de preço médio de compra e venda dos ativos. Isso facilita o cálculo de valores médios que precisam estar na declaração do imposto de renda.

Terceiro passo – faça download do programa e declare os rendimentos isentos

Faça download do programa IRPF para fazer sua declaração de rendimentos isentos. Para isso, acesse o site do IRPF e selecione a opção para computador ou dispositivo móvel.

Após o download do software, e ter toda a documentação em mãos, você já está pronto para declarar ações no Imposto de Renda 2024. Para começar, inicie a declaração com os dados pessoais, verifique a opção de importar os dados da declaração anterior, e declare as operações isentas de IR.

Quarto passo – Informe os rendimentos para tributação

Se tiver recebido juros sobre capital, que também é conhecido como JCP, os valores vão ser exibidos no informe de rendimentos da empresa e precisa ser declarada na ficha “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva”.

Ao preencher os dados, a escola do código 10 (Juros Sobre Capital Próprio) e informe o beneficiário, nome da fonte pagadora, CNPJ e valores.

Quinto passo – Preenchimento da ficha Renda Variável

Para isso, tenha em mãos os relatórios auxiliares com valores retidos na fonte, em operações da bolsa comum ou Day Trade, e também tenha as Darfs dos ganhos líquidos pagos no decorrer do ano.

Se você pretende compensar prejuízos auferidos em operações comuns não compensadas, é importante certificar-se de que o valor esteja informado no Demonstrativo de Renda Variável de quando ocorreu o prejuízo.

Também é importante lembrar que no momento de declarar ações no Imposto de Renda 2024, não se esqueça de fazer a declaração de bens e direitos.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Como Declarar Ações no Imposto de Renda 2024 O site mais atualizado de 2024!

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado. Comente em uma publicação para entrar em contato com o colunista ou envie um e-mail para [email protected]
Deixe seu comentário