Acesse Nossas Redes Sociais

Imposto de Renda

Como Declarar Ações no Imposto de Renda 2022

Publicado

em

Se você faz investimentos no mercado de renda variável, fazer a declaração das suas ações no Imposto de Renda 2022 é algo obrigatório. Mas isso não quer dizer que você terá que pagar o Imposto sobre todas as operações.

Quer entender melhor como Declarar Ações no Imposto de Renda 2022? então continue lendo abaixo pois iremos explicar sobre isso.

imposto-de-renda-1.jpg-1-e1645223082992 Como Declarar Ações no Imposto de Renda 2022

Por que declarar o Imposto de Renda 2022?

Muitas pessoas se perguntam “por que declarar o Imposto de Renda 2022?” O principal motivo para ser destacado é a restituição dos valores. As empresas retêm dos funcionários um determinado valor, para título de pagamento do Imposto de renda.

Para os contribuintes, o principal objetivo da declaração é mostrar para a Receita Federal que os ganhos (deduzidas de despesas) foram inferiores ao valor mínimo que é exigido para realização do pagamento do tributo.

Portanto, eles recebem do órgão o montante devido que foi pago ao longo de todo o ano, ou seja, no decorrer dos 12 meses.

fazer-declaracao-de-imposto-de-renda.jpg-e1645223145498 Como Declarar Ações no Imposto de Renda 2022

Declarar Ações no Imposto de Renda 2022

No caso dos investimentos em ações, a declaração do Imposto de Renda 2022 se torna ainda mais obrigatória. Pois se trata de operações de compra e venda de ativos na bolsa de valores.

Portanto, quem negocia ações, mesmo que não esteja enquadrado em todas as regras da declaração, precisará acertar as contas com a Receita Federal.

A Receita possui sistemas que fazem toda a fiscalização dos contribuintes com total facilidade, e os investidores precisam se cuidar para não deixarem de preencher todas as informações importantes no momento da declaração do imposto.

Mesmo que não façam operações mensais acima de R$20 mil, sendo este o valor máximo para estar isento do imposto de renda, é necessário fazer sua declaração das posições e ganhos líquidos que foram obtidos.

Também é importante ressaltar que existem algumas operações que não são isentas do imposto de renda, desconsiderando os valores máximos e mínimos. Esse é o caso do Day Trade, ETF de ações, alienação das ações em operação de exercício de opção, liquidação antecipada de contratos a termo e também dos fundos imobiliários.

declarar-acoes-no-imposto-de-renda.jpg-e1645223105232 Como Declarar Ações no Imposto de Renda 2022

Como Declarar Ações no Imposto de Renda 2022?

Fazer o preenchimento correto da declaração do Imposto de Renda 2022 exige que alguns passos sejam seguidos, além de ter alguns documentos em mãos.

Antes de começar a preencher sua declaração, é necessário fazer o download do programa diretamente pelo site da Receita Federal. Veja o passo a passo para declarar ações no imposto de renda 2022:

Primeiro passo – Reúna todos os documentos

Para fazer o preenchimento da sua declaração, reúna toda a documentação que comprove as operações do ano de exercício. Isso significa que é preciso ter em mãos os valores de cada movimento, cada mês e de acordo com o tipo de ativo, ações, opções, mercado, mini dólar, índices e outros.

Além disso, junte todas as informações pelo tipo de venda, ou seja, se é comum ou do day trade.

Você também deve juntar todas as DARFS, notas da corretagem, extratos do Imposto de Renda conhecidos como “Dedo-duro”, e informe dos rendimentos da empresa referente aos proventos declarados e que foram recebidos.

Segundo passo – Verifique os lucros

O segundo passo é dar atenção aos lucros, pois as contas devem ser feitas corretamente. É necessário calcular os lucros que foram obtidos nas negociações em renda variável.

Para facilitar as contas, você pode utilizar uma planilha com dados de preço médio de compra e venda dos ativos. Isso facilita o cálculo de valores médios que precisam estar na declaração do imposto de renda.

Terceiro passo – faça download do programa e declare os rendimentos isentos

Faça download do programa IRPF para fazer sua declaração de rendimentos isentos. Para isso, acesse o site do IRPF e selecione a opção para computador ou dispositivo móvel.

Após o download do software, e ter toda a documentação em mãos, você já está pronto para declarar ações no Imposto de Renda 2022. Para começar, inicie a declaração com os dados pessoais, verifique a opção de importar os dados da declaração anterior, e declare as operações isentas de IR.

Quarto passo – Informe os rendimentos para tributação

Se tiver recebido juros sobre capital, que também é conhecido como JCP, os valores vão ser exibidos no informe de rendimentos da empresa e precisa ser declarada na ficha “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva”.

Ao preencher os dados, a escola do código 10 (Juros Sobre Capital Próprio) e informe o beneficiário, nome da fonte pagadora, CNPJ e valores.

Quinto passo – Preenchimento da ficha Renda Variável

Para isso, tenha em mãos os relatórios auxiliares com valores retidos na fonte, em operações da bolsa comum ou Day Trade, e também tenha as Darfs dos ganhos líquidos pagos no decorrer do ano.

Se você pretende compensar prejuízos auferidos em operações comuns não compensadas, é importante certificar-se de que o valor esteja informado no Demonstrativo de Renda Variável de quando ocorreu o prejuízo.

Também é importante lembrar que no momento de declarar ações no Imposto de Renda 2022, não se esqueça de fazer a declaração de bens e direitos.

Encontrou algo errado ou desatualizado? Avise-nos deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]r
hpg-google-news Como Declarar Ações no Imposto de Renda 2022
Compartilhe:

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Imposto de Renda

Nota Carioca RJ Cadastro

Publicado

em

Neste artigo, iremos falar sobre a Nota Carioca. Com isso, este texto é para você que não sabe o que ela é ou sabe, mas ainda não conhece as vantagens do programa. Veremos aqui: o que é a Nota Carioca, as vantagens de se pedir a nota, como é realizado o cadastro, além de outros pontos que tenham a ver com o assunto.

nota-carioca-rj Nota Carioca RJ Cadastro

E então, vamos começar a ver sobre?

O que é a Nota Carioca?

A Nota Carioca está disponível apenas na cidade do Rio de Janeiro. Ela também é conhecida como Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). Seu principal objetivo, é combater a sonegação de impostos de prestadores de serviços.

Com isso, as pessoas podem pedir sua Nota Carioca na cidade do Rio de Janeiro, toda vez que contratarem o serviço. Assim, ajudam a prefeitura na fiscalização, em troca de algumas vantagens. Veremos sobre elas um pouco mais à frente.

Além disso, a nota também serve para que o ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) seja recolhido pela prefeitura de forma mais rápida. O que agiliza o processo, já que a nota é emitida de forma online.

Outro ponto, é que o prestador de serviço cadastrado é obrigado a oferecer a Nota Fiscal Carioca. Além disso, é o responsável pelo preenchimento correto da nota.

Todo o programa foi baseado na Nota Fiscal Paulista, que se mostrou uma iniciativa bem sucedida. Trazendo vantagens para o governo.

Tudo bem, mas o que você ganha com isso? Bom é o que veremos a seguir.

Vantagens do cadastro da Nota Carioca para pessoas físicas

Se interessou pela Nota Carioca? Então, entre as vantagens temos:

  • Através do cadastro, a pessoa poderá colocar imóveis no sistema, que poderão ter o IPTU abatido.
  • Outro ponto, é que a pessoa poderá participar de sorteios exclusivos, onde cada nota emitida equivale a um cupom. Os prêmios podem chegar até R$ 20 mil.

Mas não é só a pessoa física que consegue vantagens com a Nota Carioca.

nota-carioca Nota Carioca RJ Cadastro

Vantagens da Nota Carioca para os prestadores de serviço

Para os prestadores de serviço, se cadastrar no programa dá algumas vantagens, como:

  • Agilidade em processos burocráticos, como pagamentos de alguns impostos;
  • Não precisa renovar o registro junto a Prefeitura a cada dois anos. Ao se cadastrar na Nota Fiscal, o cadastro é realizado uma única vez;
  • O recolhimento do ISS, passa do quinto dia útil para o dia 10 de cada mês;
  • Cria um ambiente de competição, entre os prestadores de serviço, mais justo;

Como fazer o cadastro na Nota Carioca?

Para realizar o seu cadastro, você deverá seguir alguns passos. O procedimento pode ser um pouco complexo, já que não é apenas online. Veja a seguir como é esse cadastro para o consumidor:

  • Você, para se cadastrar, deve entrar no site da Nota Carioca. Para isso, basta você clicar aqui e ser automaticamente redirecionado para lá.
  • Na tela principal, à esquerda, você verá um menu com algumas opções. Para o cadastro, você deve clicar na opção “Cadastramento de Senha”.
  • Irá aparecer uma página, com vários campos para preencher. Primeiramente, você deve selecionar a opção Pessoa Física.
  • Em seguida, preencha todos os campos com as informações solicitadas pelo sistema. Assim, clique em prosseguir.
  • Se seus dados já estiverem no sistema da Prefeitura do Rio de Janeiro, a senha cadastrada será desbloqueada no mesmo instante.
  • Caso a prefeitura ainda não tenha os seus dados, o sistema irá gerar uma “Solicitação de Desbloqueio de Senha WEB”. Nós veremos o que é isso mais à frente.
  • Se essa solicitação aparecer, você deve imprimi-la.
  • Posteriormente, assine o documento e faça reconhecimento de firma em cartório.
  • Esse documento deve ser entregue à Prefeitura do Rio de Janeiro, mais especificamente em um dos Postos de Atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda.
  • Depois que o órgão receber o documento, sua senha será desbloqueada e então você poderá começar a pedir a Nota Carioca.

Uma observação: caso você já tenha um certificado digital, o e-CPF, pode acessar o sistema diretamente, sem precisar cadastrar uma senha WEB. Mas, a prefeitura recomenda o cadastro dessa senha. Nesse caso, ela já é desbloqueada automaticamente.

Bom, falamos muito sobre esse tipo de senha, mas não o que ele é.

nota-carioca-rj-cadastro Nota Carioca RJ Cadastro

O que é a Senha Web?

Essa senha WEB, é uma espécie de assinatura eletrônica, cadastrada pela pessoa física ou pelo prestador de serviço (pessoa jurídica).

Ela deve ter de 8 a 10 dígitos, com uma mistura de letras e números. Além disso, ela não pode ser transferida para ninguém.

Outro ponto, é que você pode alterá-la a qualquer momento, sem precisar de todo o processo que falamos anteriormente. Ele serve apenas para poder desbloqueá-la.

Sendo assim, é com ela que você pode entrar no Sistema da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, para consultar as emissões e os prêmios, caso tenha sido contemplado com algum.

Encontrou algo errado ou desatualizado? Avise-nos deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Nota Carioca RJ Cadastro
Compartilhe:
Continue Lendo...

Conteúdo da Página

Novidades

Categorias

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.