Acesse Nossas Redes Sociais

Dicas

Como desbloquear arquivos em PDF

Publicado

em

Muitas vezes recebemos arquivos em PDF bloqueados, mas isso pode ser mais simples de resolver do que se imagina. Acontece normalmente com faturas, e-books e entre outros que recebemos por e-mail.

como-desbloquear Como desbloquear arquivos em PDF

O que são os PDFs?

Primeiramente, vale entender o que são os PDFs, para assim compreender como funciona e como podemos manipulá-lo e assim resolver questões simples como essa de desbloquear um PDF.

Os PDFs estão atualmente por todos os lugares na nossa vida e no mundo eletrônico.  Por mais que você utilize todos os dias, é importante ressaltar algumas informações para entender sua complexidade.

Primeiramente, a sigla PDF quer dizer: Portable Document Format, traduzindo para o português, seria Formato de documento portátil. É muito interessante que quando falamos do padrão PDF, podemos nos perguntar o que ele é de fato.

Ele pode conter diversos links e botões em arquivos pdf, campos de formulário e até arquivos de áudio e vídeo podem ser incorporados em arquivos pdf.

Uma evolução que chegou para revolucionar a era digital, e deixar para trás a necessidade de ir até um local assinar um documento presencialmente, é que agora os PDFs podem ser até mesmo assinados digital e eletronicamente, além de permitir a leitura de arquivos.

Inicialmente o formato PDF foi desenvolvido pela empresa Adobe, mas atualmente ele é um formato de documento aberto (regulamentado pela ISO 3200-1 – Organização Internacional de Padronização).

Segundo a norma, especifica um formato digital, para haver a padronização de documentos eletrônicos, que permitam que os usuários utilizem independente do ambiente de criação ou destino.

É possível exportar documentos em Word para PDF, por exemplo, sem ter a necessidade de obter o word instalado em seu computador ou celular.

Há muitos tipos de pdf como o pdf/x, que possui muitos requisitos relacionados a impressão, que não se aplicam aos pdf padrão.

Dentro do pdf/x existem os seguintes: PDF/x-1a, x-3 e x-4. A principal função do x1a é manter no arquivo só o que for essencial para impressão. Ele é excelente, leve, e garante que as tipografias estejam incorporadas. Não permite informações multimídia e nem transparência.

Já o x-3 permite a utilização de cores e gerenciamento de perfis incorporados para imagens. Já o x-4 permite camadas e transparências, diferente dos anteriores.

como-desbloquear-arquivos Como desbloquear arquivos em PDF

Porque o arquivo fica bloqueado?

Primeiramente é bom salientar que os arquivos bloqueados são aqueles que não podem ser utilizados pelo leitor, por questão de segurança de dados. Existem dois tipos de bloqueios que garantem funções diferentes, são elas:

  • Protegido pelo usuário

O primeiro tipo, é aquele que o próprio usuário bloqueia, neste tipo de PDF a pessoa que deseja acessar o conteúdo, deve inserir uma senha para acessar o arquivo, impedindo assim que outras pessoas tenham acesso ao mesmo.

  • Protegido pelo proprietário

Nesse tipo de PDF é necessário uma senha para poder copiar, editar ou até mesmo imprimir o documento, conhecida como “senha de permissão”.

Quando essa senha é solicitada para abrir uma fatura por email, por exemplo, geralmente enviam sua senha em alguns e-mail anteriores, ou uma dica do que é a sua senha, com base em seus dados.

Como bloquear?

Muitas vezes você gostaria de enviar um arquivo em pdf para alguém, mas não gostaria que ela pudesse fazer alterações ou interferir de alguma forma, digital ou imprima, e para isso vamos te ensinar como proteger o seu PDF com senha.

Pode ser utilizado até mesmo para segurança para empresas, quando você quer compartilhar com a sua equipe um documento, ou material exclusivo que não pode ser vazado, é muito útil para que o documento fique exclusivamente com quem você compartilhou.

Você pode acessar o link www.pdf2go.com para proteger o seu pdf como ensinaremos a seguir. Além disso, o site possibilita que você faça outras funções, como editar, separar, compactar ou converter arquivos em pdf.

  1. Insira na área superior da tela, o arquivo que você deseja bloquear, arraste ou escolha do seu computador, drive e até dropbox;
  2. Clique abaixo em iniciar;
  3. Definir senha para abrir o documento;
  4. Se preferir pode limitar o acesso a algumas funcionalidades na opção abaixo “restringir permissões”;
  5. Clique abaixo em “iniciar”;
  6. Seu arquivo está pronto, basta baixar e enviar ou guardar.

como-desbloquear-arquivos-em-pdf Como desbloquear arquivos em PDF

Como desbloquear?

Muitas pessoas quando recebem um PDF bloqueado, não sabem o que fazer. Se você é uma dessas pessoas e precisa de ajuda, fique atento para essas dicas e saiba o que fazer para resolver este problema.

  1. Abra o arquivo pdf após baixar o arquivo;
  2. Clique na impressora e selecione salvar em PDF ;
  3. Após salvar, abra o arquivo dando 2 cliques ou arraste para o Google Chrome.
  4. Faça o teste, se o arquivo não estava dando a opção de copiar, imprimir e entre outros, agora você conseguirá. Caso o erro persista, entre em contato com quem te forneceu o arquivo.
Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Como desbloquear arquivos em PDF em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.