Como montar uma loja de açaí em 2023: Aprenda a Montar

Nos últimos anos o desejo de empreender passou a fazer parte da vida de diversos brasileiros. Pessoas que estavam com esse sonho guardado na gaveta a décadas, decidiram acordar e colocar os planos em prática. Um dos negócios que cresceu bastante nesse tempo, foi o de loja de açaí. Se montar um dessas lojas em 2023 está nos seus planos, aprenda a fazer isso com a gente. Desejamos uma boa leitura.

aprenda-a-abrir-uma-loja-de-acai Como montar uma loja de açaí em 2023: Aprenda a Montar

Loja de açaí em 2023

Enquanto o período da pandemia foi marcado pelo desemprego para alguns, foi marcado como uma época de recomeço para outros. Muitas pessoas foram demitidas de seus empregos, ou tiveram a carga horária reduzida, consequentemente houve um grande impacto na vida financeira dos brasileiros e de todo o mundo.

A situação serviu de incentivo para muitas pessoas. Desde iniciar a venda de salgados, geladinhos e outros produtos em casa, até abrir uma loja de açaí em 2023.

Hoje em dia, a busca pela independência financeira e por ser dono do própria negócio estão na moda, e o incentivo  por parte de pessoas famosas e influencers tem grande responsabilidade nisso.

Com isso, o mercado vez dava vez mais se adaptando, disponibilizando formas cada vez mais simples e menos burocráticas de empreender, enquanto isso, os novos empreendedores ficam atentos as opções mais lucrativas disponíveis no mercado.

E uma dessas opções é a loja de açaí. É bem provável que você conheça alguém que abriu uma dessas, eu mesma confesso que conheço alguns, e que deram bastante certo.

Trabalhar com produtos que grande parte da população gosta, facilita muito as coisas, porque garante a venda em qualquer temporada, independente de data comemorativa ou de um clima específico, como é o caso da loja de açaí. Se você fizer uma rápida pesquisa no Google ou nos aplicativos de delivery, vai perceber que existem vários próximos a você.

aprenda-a-montar-uma-loja-de-acai-scaled Como montar uma loja de açaí em 2023: Aprenda a Montar

Como montar uma loja de açaí em 2023

O primeiro passo para abrir uma loja de açaí em 2023, caso esse seja seu desejo, é conhecer o mercado do qual deseja fazer parte. Estude sobre o açaí, estudo sobre o hábito das pessoas, em especial em relação ao consumo do açaí.

O segundo passo é planejar. Sente-se com calma e imagine o tipo de negócio que você deseja e o investimento que será necessário para iniciar. Pense nos sacrifícios que precisará fazer, se vai contar com a ajuda de alguém.

Tenha em mente também que podem acontecer alguns imprevistos durante o caminho. Se possível, desenvolva além do plano A, o plano B e o C.

Se for o caso, teste o seu negócio antes, para confirmar se suas expectativas referentes a abrir uma loja de açaí em 2023 estão corretas e alinhadas com o mercado. Muita vezes nós temos certeza que determinado lugar é movimentado o suficiente, ou que determinado negócio é lucrativo, e só quando colocamos em prática é que descobrimos que não é bem assim e nos frustramos. Mas não desista, acertar de primeira está longe de ser a regra.

Além disso, é importante que você esteja pronto para as burocracias de um negócio. Eu sei que a vontade de ser empreendedor nasce junto com a vontade por liberdade, mas você ainda terá que prestar contas. E na verdade, a sua responsabilidade só vai aumentar.

Verifique toda a documentação necessária para abrir um negócio, em especial por se tratar do ramo de alimentos, isso exige muito cuidado com higienização e fiscalização. Qualquer erro em uma empresa dessa área pode gerar multas altas e até o fechamento do negócio.

É preciso pensar também na estrutura do empreendimento e na localização do negócio. Dê preferência a locais movimentados, e que tenham o estilo e vida ideal de quem costuma tomar açaí, como praias, clubes, praças, próximo a academias, centros de crossfit ou até mesmo a escolas.

Verifique também se não existe um negócio parecido nas proximidades. Se for possível, dê preferência a ser o único, ou ao menos, o primeiro.

Agora que falamos da estrutura e toda parte burocrática, é hora de pensar nos materiais necessários para montar uma loja de açaí em 2023.

como-montar-loja-de-acai Como montar uma loja de açaí em 2023: Aprenda a Montar

Aprenda a montar uma loja de açaí

Tudo o que falamos até o momento é essencial para abrir uma loja de açaí, e principalmente, para ela dar certo. O próximo passo é preparar o bolso e fazer a lista de materiais necessários para montar a sua loja.

Pensando nisso preparamos uma lista com os principais itens para montar uma loja de açaí. Veja abaixo:

  • Balcão para o atendimento
  • Mesas
  • Cadeiras
  • Máquina de açaí expresso
  • Liquidificador
  • Balança para pesar os alimentos
  • Freezer
  • Máquina para cartão
  • Impressora de cupom fiscal
  • Computador
  • Tigelas, bowls, copos
  • Guardanapos
  • Produtos de limpeza

É possível que com o tempo você perceba que precisa de mais alguns itens, até porque isso vai depender de quais produtos você pretende vender.

Tente ser criativo, venda mais do que um simples açaí na tigela. Disponibilize diversos sabores, invista nos cremes e em outros aditivos, como jujuba, granulados, amendoim, entre outros.

Uma boa opção é investir também em bebidas, como sucos naturais, água de coco e vitaminas. Alguns salgados saudáveis também podem ser muito bem-vindos.

Independente do negócio de decidir abrir, nós do HPG desejamos boa sorte!

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Como montar uma loja de açaí em 2023: Aprenda a Montar Em 2024 teremos novidades!

Daiane Rúbia é graduada em Letras, possui experiência em sala de aula e hoje em dia atua como escritora/redatora de grandes sites (como o HPG) e também em redes sociais, sobre os mais diversos assuntos. Ficou interessado no trabalho ou deseja enviar uma mensagem? Entre em contato via e-mail em: [email protected]. Em caso de dúvidas sobre algum dos textos, deixe um comentário.
Deixe seu comentário