Como pegar o certificado do Encceja 2024

Hoje em dia, nem todas as pessoas possuem um bom grau de escolaridade, o que é um péssimo atributo para o mercado de trabalho. Isso porque cada vez mais as vagas estão seletivas, de modo a selecionar apenas as pessoas que possuem alto grau de escolaridade. Por isso, é importante ter em mente que em alguns casos, para sair da situação do desemprego, por exemplo, é importante se qualificar. Assim, a pessoa tem a chance de ter um emprego melhor, e uma forma de fazer isso é através do Encceja, que funciona como uma espécie de supletivo do ensino médio. Mas mais do que fazer o encceja 2024, é preciso saber como pegar o certificado do encceja 2024.

Por isso, se você quer saber como pegar o certificado do encceja 2024, basta continuar a leitura que nós te informaremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

certificado-encceja Como pegar o certificado do Encceja 2024

Sobre o Encceja 2024

Se você vai fazer o teste Encceja ou já passou nele, é extremamente importante que você saiba como funciona a certificação Encceja 2024 para que você receba o tão esperado certificado de conclusão do primário e secundário.

O Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos, mais conhecido como Encceja, é um exame de certificação totalmente gratuito para pessoas que, por qualquer motivo, ainda não tenham concluído o ensino secundário ou primário na idade apropriada.

As pessoas que atendem a esses critérios podem se inscrever para fazer o teste. Candidatos aprovados podem solicitar a certificação Encceja para ter o certificado de aprovação em mãos. Dessa forma, ao longo desse artigo nós informaremos e ensinaremos as pessoas a terem o certificado do Encceja. Isso porque, hoje em dia, todas as comprovações do Encceja são feitas de acordo com o certificado.

encceja-certificado Como pegar o certificado do Encceja 2024

O que é o certificado Encceja?

Todos os que passam no Encceja têm direito a um certificado de conclusão do ensino primário ou secundário. O certificado Encceja é o documento que comprova que a pessoa realmente passou no exame. Para tê-lo em mãos, você deve passar no teste para obter a pontuação mínima exigida para a certificação. Existem dois tipos de certificação Encceja 2024, que são basicamente:

  • Certificado de conclusão escolar primário ou secundário:
    • Para este tipo de certificação, os candidatos devem passar nos testes e atingir a pontuação mínima exigida no teste.
  • Certificação de Proficiência Parcial:
    • Os candidatos devem passar pelo menos 1 teste objetivo.

Mas uma dúvida que muitas pessoas devem ter é em relação a qual a pontuação mínima para obter o certificado. Isso porque, só poderão candidatar-se à certificação Encceja quem atingir a nota mínima em cada disciplina da prova.

Essa nota mínima é cobrada com muito tato para escola e ensino médio, sendo a mesma para ambos os ensinos. Mas afinal, qual é a nota mínima para o Encceja e para obter o certificado de conclusão? De acordo com o site do FDR, o participante deve ter pelo menos 100 pontos em cada das áreas. Além disso, a nota da redação deve ser de 5 pontos.

Em relação ao pagamento, muitas pessoas duvidam que seja necessário pagar taxas para ter a certificação Encceja 2024, mas não, você não precisa pagar nada. Encceja 2024 é um teste totalmente gratuito, você não precisa pagar para ter um certificado

Mas o que pode acontecer é que se o candidato se inscreveu, não participou e não tem o motivo para justificar, pode existir cobrança da taxa de inscrição.

como-pegar-certificado-encceja Como pegar o certificado do Encceja 2024

Como solicitar o certificado Encceja?

Agora que você conhece as principais informações sobre o Encceja 2024, é hora de saber como solicitar um certificado. Para receber este documento, você precisará notificar a unidade de uma escola que está prontamente disponível para você, no ato da inscrição.

Após a realização da prova, e em caso de aprovação, basta dirigir-se à instituição escolhida para o certificado Encceja, que comprova que concluiu o ensino primário e/ou secundário.

Embora o Inep seja responsável por todas as etapas do Encceja, a emissão do certificado não é de sua responsabilidade, mas do estabelecimento certificador escolhido pelo no momento do registro. É importante estar atento e escolher um estabelecimento próximo no momento da inscrição. Isso porque a pessoa terá que comparecer até lá no caso de ser aprovada e querer o seu certificado do Encceja.

Dessa forma, além de escolher uma escola próxima da sua residência, ou que pelo menos, seja possível de comparecer, é necessário que a pessoa se lembre da sua escolha, para conseguir solicitar seu certificado no local certo. Assim, basta fazer a solicitação e se lembrar de que a escola em questão não poderá fazer nenhuma cobrança pelo certificado.

Dentro de alguns dias a escola entrará em contato para informar que o certificado está pronto e assim, basta comparecer lá para buscar pelo certificado. O tempo para a escola deixar o certificado pronto pode variar de caso para caso, mas basta confirmar a informação e aguardar.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Como pegar o certificado do Encceja 2024 O site mais atualizado de 2024!

Isabela Costa é natural da cidade de Petrolina/PE, está cursando direito na UniFTC de Petrolina. Mulher empoderada, está sempre antenada com os assuntos do momento, daí veio sua vocação para escrever, tem facilidade na escrita de qualquer assunto. É feminista e vegana e nas horas vagas faz trabalho voluntário em ONGs de sua cidade. Caso queira entrar em contato com Isabela, comente em uma publicação ou envie um e-mail para [email protected]
Deixe seu comentário