Acesse Nossas Redes Sociais

Direitos

Como se Cadastrar no CadÚnico (Cadastro Único do Governo)

Publicado

em

Para participar de programas sociais do governo federal, um dos requisitos básicos é ter a inscrição no CadÚnico. Por esse motivo, muitas famílias desejam entender um pouco mais sobre o que é esse programa e como ele funciona, pensando nisso, reunimos aqui as informações necessárias para o entendimento e também para que as pessoas interessadas possam saber como se inscrever.

cadunico Como se Cadastrar no CadÚnico (Cadastro Único do Governo)

Todo programa social do Governo Federal requer uma série de análises de enquadramento da família ou beneficiado. Através do cadastro único do governo é possível facilitar esse processo de entendimento das condições de cada pessoa e saber se ela se encaixa ou não na assistência requerida.

O que é o CadÚnico?

Vamos entender um pouco mais sobre o que é o CadÚnico. Ele também é chamado de cadastro único do governo e foi criado com o objetivo de coletar dados e informações das famílias de baixa renda para que elas pudessem ser incluídas em programas de assistência social e também aqueles relacionados a redistribuição de renda.

Como você pode perceber, o cadastro tem um objetivo muito importante e que impacta diretamente nas condições de vida das pessoas, por esse motivo ele precisa ser bem planejado e arquitetado para que não prejudique nenhuma família.

Nos últimos anos, o cadastro no CadÚnico vem passando por sucessivas alterações e atualizações. Hoje praticamente todas as informações estão disponíveis no site e fica mais fácil das famílias terem acesso às informações que elas precisam sem ter que procurar um atendimento presencial para essa finalidade.

Resumidamente, essas são as características desse cadastro:

  • Cadastro único do Governo Federal;
  • Destinado a programas sociais e redistribuição de renda;
  • Gratuito;
  • Tem por objetivo reunir dados e informações das famílias de baixa renda.

Se você deseja realizar o seu cadastro, também vamos disponibilizar as suas instruções aqui. Apesar de todas as informações instruções estarem reunidas no site, o processo de inscrição ocorre em atendimentos presenciais e vamos dar as instruções necessárias para que você possa realizar a sua.

meu-cadunico-cadastro Como se Cadastrar no CadÚnico (Cadastro Único do Governo)

Meu CadÚnico App

Existe também um aplicativo disponível tanto para Android, como para iOS que facilita localizar os serviços do Cadastro Único para Programas Sociais, você também consegue consultar o seu NIS (Número de Identificação Social).

Veja mais sobre o Meu CadÚnico em www.meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/

Quem pode Fazer CadÚnico?

Como esse cadastro único do governo tem o objetivo de reunir as informações de famílias de baixa renda, esse acaba sendo um dos principais requisitos para que o cadastro possa ser realizado. Vamos entender quais são os critérios avaliados para enquadramento das famílias e assim ter conhecimento sobre quem pode participar do Cadúnico:

  • Famílias que tenham renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo;
  • Famílias que tenham renda mensal total de até três salários mínimos;

Se você se encaixa nos critérios mencionados acima, não deixe de verificar com a unidade CRAS ou a prefeitura se você pode utilizar esse serviço.

Ele passou a ser fundamental para que as famílias pudessem ter acesso a vários tipos de programa, é como se ele fosse a base para você se inscrever em ter acesso a vários tipos de assistência social.

Para entender um pouco mais sobre o que esse cadastro permite que você acesse em relação a programas sociais, listamos abaixo quais são eles, ou seja, quais programas você vai precisar estar inscrito no CadÚnico do governo para poder participar ou receber:

  • Auxílio Brasil
  • Carteira do Idoso
  • Isenção de Taxas em Concursos Públicos
  • Programa Casa Verde e Amarela (novo Minha Casa Minha Vida)
  • ID Jovem
  • Programa Bolsa Verde
  • Tarifa Social de Energia Elétrica
  • E muitos outros programas sociais do Governo Federal

Faça seu CadÚnico através do site: www.gov.br

Documentos para o CadÚnico

A parte de documentação sempre gera dúvidas e incertezas, mas vamos esclarecer aqui como funciona. Os documentos para fazer o cadastro único do governo varia de acordo com a estrutura familiar, além disso, tem alguns documentos que são obrigatórios e outros que são complementares. Esses complementares tem o objetivo de facilitar o processo de abertura do cadastro.

Documentos obrigatórios do responsável da família:

  • CPF ou título de eleitor
  • Documentos complementares: comprovante de residência, comprovante de matrícula dos filhos na escola e carteira de trabalho.

Documentos obrigatórios para o responsável da família indígena ou quilombola:

CPF ou título de eleitor ou RANI

São aceitos outros tipos de documentos de identificação como RG, certidão de casamento e carteira de trabalho.

cadastro-unico-do-governo Como se Cadastrar no CadÚnico (Cadastro Único do Governo)

Inscrição no CadÚnico 2022

Muito comum as famílias terem dúvidas sobre como fazer o cadastro único 2022, por mais que seja um programa que exista há bastante tempo, ele acaba gerando alguns tipos de incertezas no que diz respeito ao processo de cadastro.

Mencionamos que as informações estão reunidas no site, mas será através dos atendimentos presenciais que as famílias interessadas deverão se inscrever. Veja como funciona:

  • O (a) representante da família deverá ir até um Centro de Referência de Assistência Social, também conhecido como CRAS
  • Caso o (a) representante da família não tenha conhecimento sobre os endereços do CRAS da cidade onde mora, será necessário fazer contato com a prefeitura para levantar essas informações
  • Algumas prefeituras estão solicitando o agendamento para o cadastro, então não deixe de verificar se isso se aplica para a região onde você mora
  • Reúna a documentação necessária e compareça até o atendimento presencial no dia agendado ou liberado para o cadastro

Vale ressaltar que as inscrições para o CadÚnico não são realizadas pela internet. O que você encontra no site do governo são as instruções necessárias para que você possa entender o funcionamento do programa e como fazer inscrição, mas todo o processo para isso ocorrerá no atendimento presencial do CRAS ou da prefeitura da sua cidade. A inscrição é totalmente sem custos.

Mais informações confira no site: www.cadunico.com.br

Redatora do HPG é Formada em Comunicação em Mídias Digitais pelo SENAI e em Jornalismo pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Larissa Silva é uma jovem mineira que vive em São Paulo e tem a redação como paixão, desde pequena amava ler muitos livros e pretende escrever alguns em breve.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas

Cadastro Positivo: É bom ou Ruim? Aumenta Score?

Publicado

em

Muitos ainda não conhecem o Cadastro Positivo, ele consiste em um site onde as empresas podem verificar o histórico do pagador. Portanto, é possível verificar se a pessoa paga seus débitos em dia, ou ao contrário, fica devendo nos lugares onde realiza suas compras.

Outro fator importante que o Cadastro Positivo possibilita é a possibilidade de comprovação de renda para as pessoas que não possuem outros meios de comprovação, são autônomos, liberais, mas quitam seus débitos em dia. A seguir você conhece um pouco melhor sobre o Cadastro Positivo e sabe se vale a pena fazer o seu cadastro.

cadastro-positivo Cadastro Positivo: É bom ou Ruim? Aumenta Score?

Cadastro Positivo é Bom ou Ruim?

Para as empresas cadastradas o Cadastro Positivo oferece um histórico completo da vida financeira de seus clientes. Dentre as informações obtidas, pode-se destacar as compras efetuadas e o valor das parcelas, datas de vencimento, empréstimos realizados, se as contas foram pagas em dia e muito mais.

Ainda, é possível encontrar outros tipos de informações no Cadastro Positivo como contas ligadas aos serviços de água, luz e internet. Mas para quê isso serve? Através destes dados, a empresa consegue verificar se a pessoa tem um histórico de bom pagador, com isso, fica mais fácil e seguro para esta conceder novos créditos, ao passo que, avaliando as informações, o crédito poderá ser concedido as pessoas que tem menos chances de darem um “calote”.

Quem pode ter acesso as informações cadastradas no Cadastro Positivo?

Poderão ter acesso as informações a respeito da vida financeira das pessoas, no Cadastro Positivo, os órgãos de proteção ao crédito como SPC/SERASA, empresas de água, luz e telefonia, como também, demais empresas como as do comércio, bancos, financeiras, dentre outras.

Enfim, todas aquelas empresas que acharem necessário ter acesso a mais informações dos seus clientes, podem obtê-las pelo Cadastro Positivo.

cadastro-positivo-vale-a-pena Cadastro Positivo: É bom ou Ruim? Aumenta Score?

Quem pode fazer o Cadastro Positivo

Primeiramente, vale ressaltar que algumas mudanças estão sendo feitas com relação a quem pode fazer o cadastro. Com isso, a ideia é que qualquer pessoa poderá fazer o seu cadastro, através do seu CPF. Mas ninguém é obrigado a manter seus dados no Cadastro Positivo, podendo requerer a retirada das suas informações.

Outra informação que vem circulando na internet é de que o consumidor com cadastro na plataforma do Cadastro Positivo teria direito a juros mais baixos em suas compras, o que não é verdade!

Logicamente, a pessoa endividada pode tentar junto a credora, a composição de um acordo, onde a cobrança de juros, parcelamento pode ser diferente, dependendo do aceite ou não do credor e isso tem haver com o seu score de crédito. O simples fato de ter o cadastro positivo não garante aumentar o seu Score e vice-versa.

Ainda, é importante mencionar que as informações quanto ao histórico financeiro dos clientes não fica disponível para sempre no Cadastro Positivo, mas sim por 5 (cinco) anos. Sim, informações quanto a negativação do SPC e SERASA, também ficam disponíveis por 5 anos. Mas, algumas informações podem permanecer por até 15 anos!

Como fazer o cadastro na plataforma do Cadastro Positivo?

Desde o ano de 2019, você não precisa mais realizar o cadastro, pois foi promulgada a lei que autorizou a inclusão automática das informações financeiras de pessoas com idade superior a 18 anos.

O lado positivo desta ação é que, se você for um bom pagador, o seu score será disponibilizado as empresas, podendo com isso, você conseguir acesso a empréstimos e créditos. Por isso é importante quitar os seu débitos em dia, ou até mesmo, quando possível, pagar antes da data de vencimento.

As contas analisadas dizem respeito a pagamento de água, luz telefonia, como também, cheque especial, cartões de crédito, crédito pessoal, dentre outras.O Cadastro Positivo avalia os pagamentos feitos nos últimos 12 meses. Então, fique atento ao vencimento dos teus boletos!

Como Excluir meu Cadastro Positivo?

A solicitação de exclusão no cadastro da plataforma Cadastro Positivo deverá ser feito diretamente aos gestores de bancos de dados do Cadastro Positivo. Assim, o contato pode ser feito pelos canais de atendimento disponibilizados no site da empresa.

O prazo para exclusão das informações, após solicitado é de até dois dias após a solicitação.

cadastro-positivo-aumenta-score Cadastro Positivo: É bom ou Ruim? Aumenta Score?

O Cadastro Positivo vale a pena?

A questão varia, se você é um bom pagador, o Cadastro Positivo vale muito a pena, pois o se score estará alto e assim, você terá mais chances de ter créditos aprovados junto aos bancos e financeiras.

Agora se você não paga as suas contas em dia, está negativado no SPC/SERASA, o Cadastro Positivo pode vir a lhe prejudicar, impossibilitando em alguns casos, de conseguir créditos com bancos e financeiras ou ofertas melhores.

O Cadastro Positivo é uma ótima ferramenta para as empresas terem acesso a mais informações sobre os seus clientes, assim como para os consumidores, que são bons pagadores, os quais poderão ter benefícios quanto a concessão de créditos e empréstimos junto a bancos e financeiras. Então, se você está buscando financiamentos para casa, carros ou outras áreas afins é importante quitar suas contas em dia!

Continue Lendo...

Conteúdo da Página

Novidades

Categorias

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.