Comunicação de venda de veículo pela Internet

Nos últimos anos, o número de vendas de veículos aumentou consideravelmente em relação aos anos anteriores. No ano de 2023, foi registrado um crescimento de 18% no número de vendas de veículos.

Isso se deve pelo aumento de ofertas e demandas por veículos na internet proporcionando maior acessibilidade no processo de aquisição de um veículo atualmente.

Em 2023, alguns portais de vendas de veículos online vieram a registrar aumentos nos números de vendas pela internet maiores que 50% em relação aos anos anteriores.

Além disso, o mercado de veículos no Brasil é considerado um dos maiores do país, registrando um número maior que 250 mil veículos vendidos e um faturamento de mais de 35 bilhões de reais no ano de 2023.

Com isso, vamos conhecer um pouco sobre a comunicação na venda de veículos pela internet no Brasil, como deve ocorrer e como realizar esse processo corretamente.

comunicacao-de-venda-de-veiculo-pela-internet-1 Comunicação de venda de veículo pela Internet

Comunicação de venda de veículos pela internet

A comunicação de venda é considerada uma obrigação do proprietário do veículo que está sendo vendido e é previsto pelo artigo de número 134 do Código de Trânsito Brasileiro, o CTB.

Esse processo é necessário e serve basicamente para que possa haver segurança e confiabilidade no processo de venda por meio dos vendedores de veículos.

Esse processo se deve acontecer a partir do momento em que a venda do veículo é comunicada, pois, o comprador será o novo proprietário e passa a ter responsabilidade acerca das infrações que venham a ser cometidas.

Além disso, a Comunicação de Venda de veículo pela internet é importante para que possa ser mantido a base de dados dos órgãos que gerenciam o trânsito no país, evitando fraudes e multas indevidas.

Pelo fato de todos os Detran seguir um padrão em todas as unidades, a forma de comunicar a venda do veículo pode variar entre os estados do Brasil. Além disso, os valores e taxas para realizar esse processo também podem variar.

Quem deve realizar o processo de Comunicação de Venda e qual o prazo para realização do mesmo?

O processo para realizar a Comunicação de Venda de Veículos na Internet deve ser feito única e exclusivamente pelo vendedor/ex dono do veículo, que fica com toda a responsabilidade por esse processo.

Além disso, esse processo deve ser realizado em um prazo de até 30 dias após a data da venda do veículo para seu novo proprietário.

Se o usuário achar que esse processo é demorado e burocrático, poderá optar por realizá-lo de maneira 100% online, de maneira mais rápida e fácil, tornando mais cômodo tanto para quem vende como para quem compra.

Todo esse processo é feito por meio do cadastramento dos dados do veículo no sistema, que realizará a comunicação direta entre o órgão de trânsito responsável, facilitando o processo.

comunicacao-da-venda Comunicação de venda de veículo pela Internet

Algumas responsabilidades do vendedor

São de responsabilidades do vendedor, as seguintes informações:

– Preencher e reconhecer firma do Certificado de Registro de Veículo, o CRV;

– Possuir duas cópias autenticadas deste documento em mãos;

– Preencher um formulário de comunicação de venda de veículo que fica disponível no site do Detran;

– Realizar a entrega deste formulário juntamente com uma das cópias autenticadas do CRV e também do RG no setor que realiza o cadastro no Detran ou um despachante de confiança.

Além disso, o vendedor deverá possuir uma cópia autenticada do comprovante de transferência de propriedade, que deve estar devidamente assinado e datado.

Como é feito o processo de Comunicação de Venda de Veículos

Baseado no processo que é realizado na cidade de São Paulo, vamos conhecer como ocorre o processo para realizar a Comunicação de Vendas de Veículos Online.

– Solicitação do Serviço no Detran: A solicitação deve ser realizada por meio de um atendimento presencial ou online.

– Ir ao cartório para assinar o Certificado de Registro do Veículo: É necessário que o vendedor, juntamente com o comprador, se desloquem até um cartório para realizar a assinatura do Certificado de Registro do Veículo.

– Encaminhamento do documento para o Detran: Após a assinatura do documento do veículo, será necessário realizar o envio desse documento ao Detran.

Esse processo é necessário para que todas as informações referentes às negociações do veículo possam ser devidamente atualizadas na base de dados dos órgãos de trânsito de sua cidade.

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Como funciona em caso do veículo estar presente em um acidente de trânsito

Após ser tomado conhecimento de uma acidente e for identificada a placa, as autoridades consultaram nos registros do Detran e identificaram o carro no nome do proprietário.

Por esse motivo é de suma importância realizar todo o processo corretamente, para que em casos assim, todos os dados no Detran e nos demais órgãos de trânsito estejam devidamente atualizados, evitando dores de cabeça.

Nos casos em que esses processos não tenham sido realizados corretamente, o antigo proprietário que irá receber as multas e terá que explicar e provar que o carro não pertence mais a você.

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Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.
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