Comunicação de venda de veículo pela Internet
Nos últimos anos, o número de vendas de veículos aumentou consideravelmente em relação aos anos anteriores. No ano de 2023, foi registrado um crescimento de 18% no número de vendas de veículos.
Isso se deve pelo aumento de ofertas e demandas por veículos na internet proporcionando maior acessibilidade no processo de aquisição de um veículo atualmente.
Em 2023, alguns portais de vendas de veículos online vieram a registrar aumentos nos números de vendas pela internet maiores que 50% em relação aos anos anteriores.
Além disso, o mercado de veículos no Brasil é considerado um dos maiores do país, registrando um número maior que 250 mil veículos vendidos e um faturamento de mais de 35 bilhões de reais no ano de 2023.
Com isso, vamos conhecer um pouco sobre a comunicação na venda de veículos pela internet no Brasil, como deve ocorrer e como realizar esse processo corretamente.
Comunicação de venda de veículos pela internet
A comunicação de venda é considerada uma obrigação do proprietário do veículo que está sendo vendido e é previsto pelo artigo de número 134 do Código de Trânsito Brasileiro, o CTB.
Esse processo é necessário e serve basicamente para que possa haver segurança e confiabilidade no processo de venda por meio dos vendedores de veículos.
Esse processo se deve acontecer a partir do momento em que a venda do veículo é comunicada, pois, o comprador será o novo proprietário e passa a ter responsabilidade acerca das infrações que venham a ser cometidas.
Além disso, a Comunicação de Venda de veículo pela internet é importante para que possa ser mantido a base de dados dos órgãos que gerenciam o trânsito no país, evitando fraudes e multas indevidas.
Pelo fato de todos os Detran seguir um padrão em todas as unidades, a forma de comunicar a venda do veículo pode variar entre os estados do Brasil. Além disso, os valores e taxas para realizar esse processo também podem variar.
Quem deve realizar o processo de Comunicação de Venda e qual o prazo para realização do mesmo?
O processo para realizar a Comunicação de Venda de Veículos na Internet deve ser feito única e exclusivamente pelo vendedor/ex dono do veículo, que fica com toda a responsabilidade por esse processo.
Além disso, esse processo deve ser realizado em um prazo de até 30 dias após a data da venda do veículo para seu novo proprietário.
Se o usuário achar que esse processo é demorado e burocrático, poderá optar por realizá-lo de maneira 100% online, de maneira mais rápida e fácil, tornando mais cômodo tanto para quem vende como para quem compra.
Todo esse processo é feito por meio do cadastramento dos dados do veículo no sistema, que realizará a comunicação direta entre o órgão de trânsito responsável, facilitando o processo.
Algumas responsabilidades do vendedor
São de responsabilidades do vendedor, as seguintes informações:
– Preencher e reconhecer firma do Certificado de Registro de Veículo, o CRV;
– Possuir duas cópias autenticadas deste documento em mãos;
– Preencher um formulário de comunicação de venda de veículo que fica disponível no site do Detran;
– Realizar a entrega deste formulário juntamente com uma das cópias autenticadas do CRV e também do RG no setor que realiza o cadastro no Detran ou um despachante de confiança.
Além disso, o vendedor deverá possuir uma cópia autenticada do comprovante de transferência de propriedade, que deve estar devidamente assinado e datado.
Como é feito o processo de Comunicação de Venda de Veículos
Baseado no processo que é realizado na cidade de São Paulo, vamos conhecer como ocorre o processo para realizar a Comunicação de Vendas de Veículos Online.
– Solicitação do Serviço no Detran: A solicitação deve ser realizada por meio de um atendimento presencial ou online.
– Ir ao cartório para assinar o Certificado de Registro do Veículo: É necessário que o vendedor, juntamente com o comprador, se desloquem até um cartório para realizar a assinatura do Certificado de Registro do Veículo.
– Encaminhamento do documento para o Detran: Após a assinatura do documento do veículo, será necessário realizar o envio desse documento ao Detran.
Esse processo é necessário para que todas as informações referentes às negociações do veículo possam ser devidamente atualizadas na base de dados dos órgãos de trânsito de sua cidade.
Como funciona em caso do veículo estar presente em um acidente de trânsito
Após ser tomado conhecimento de uma acidente e for identificada a placa, as autoridades consultaram nos registros do Detran e identificaram o carro no nome do proprietário.
Por esse motivo é de suma importância realizar todo o processo corretamente, para que em casos assim, todos os dados no Detran e nos demais órgãos de trânsito estejam devidamente atualizados, evitando dores de cabeça.
Nos casos em que esses processos não tenham sido realizados corretamente, o antigo proprietário que irá receber as multas e terá que explicar e provar que o carro não pertence mais a você.
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