Conheça os 10 melhores canais IPTV em 2024

IPTV (Internet Protocol Television) ou TVIP (Televisão por IP) é um método de transmissão de sinais televisivos através de redes IP. Diferentemente dos sistemas tradicionais televisivos, o IPTV oferece a capacidade de transmitir a mídia de origem continuamente.

melhor-tv-box Conheça os 10 melhores canais IPTV em 2024

Embora o IPTV use o protocolo da Internet, não está limitada à televisão transmitida pela internet. O IPTV é amplamente implantada em redes de telecomunicações baseadas em assinantes, com canais de acesso de alta velocidade em instalações de usuários finais, também é usada para entrega de mídia em redes corporativas e privadas

A cada vez maior utilização da internet aliada à crescente evolução das tecnologias de distribuição de banda larga bem como a maior exigência do consumidor, levou ao aparecimento de um novo serviço designado por IPTV, Internet Protocol Television, baseada num novo conceito de televisão, no qual, a interactividade do sistema com o cliente é fulcral. A IPTV oferece serviços de voz, vídeo e data através de uma única conexão.

iptv Conheça os 10 melhores canais IPTV em 2024

As primeiras experiências de transmissão por IPTV datam do início dos anos 90, no entanto as limitações na banda de transmissão limitavam a qualidade de imagem e som, o aparecimento de novas técnicas de compressão de imagem tornou a sua transmissão possível.
Tal como o nome indica, a transmissão é feita via internet, através de ligações de banda larga em redes privadas, sendo o sinal recebido e descodificado por uma Set-Top-Box e finalmente reproduzido no televisor. Alguns dos factores mais importantes para o desenvolvimento da IPTV, foram as evoluções na compressão de vídeo, tecnologias de gestão dos Digital Media RightsIP Multicast.
O facto de a distribuição ser feita através de redes privadas e não públicas permite que a Qualidade de Serviços (QoS) e a Qualidade da Experiência (QoE) se mantenham bastante aceitáveis.

O serviço de IPTV distingue-se por ter as seguintes características: suporte por TV interactiva (HDTV, VOD), controlo temporal (gravador digital), baixa largura de banda (optimização dos recursos disponíveis enviando apenas o canal em utilização), acessibilidade (o conteúdo distribuído não está limitado às televisões podendo ser acedido através de PC’s ou outros dispositivos móveis), personalização (a bidirecionalidade do sistema permite que o utilizador adapte o mesmo ao seu modo de utilização).
A adaptabilidade do sistema às necessidades do utilizador permite aos fornecedores de serviço a criação de novos tarifários economicamente favoráveis a ambas as partes.

O primeiro programa televisivo a ser transmitido pela internet foi o World News Now da ABC em 1994, com recurso a um software de videoconferência, o CU-SeeMe. Quatro anos mais tarde, a AudioNet inicia as primeiras emissões contínuas de áudio e vídeo. Também em 1998 surgiu a norma MPEG-4 para a compressão de áudio e vídeo. Dois anos mais tarde surge uma nova tecnologia designada por ADSL2+. Estes dois eventos responsáveis pela redução do tamanho dos conteúdos, pelo aumento da velocidade de acesso e pelo aumento da largura de banda tornaram possível a implementação da IPTV no mercado das telecomunicações [1].

Nos anos seguintes foram lançados, um pouco por todo o mundo serviços de IPTV. De assinalar que, em Portugal, o primeiro serviço de IPTV surgiu em 2006 com o serviço Smart TV da Optimus Clix .
Em 2007 foi criado o fórum Open IPTV Forum com o objectivo de definir especificações e normas para a IPTV

iptv-10-melhores Conheça os 10 melhores canais IPTV em 2024

10 Melhores IPTV 2024

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Conheça os 10 melhores canais IPTV em 2024 O site mais atualizado de 2024!

Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes. Entre em contato com Clara deixando um comentário em uma publicação ou através do e-mail [email protected]
Deixe seu comentário