Consultar Restituição Imposto de Renda 2024

Hoje iremos falar sobre como realizar sua consulta da restituição do Imposto de Renda 2024. Não sabe o que é isso? Sem problemas! Iremos explicar tudo sobre o assunto: o que é a restituição, modelos de restituição, como é feito o pagamento e como consultar.

consulta-restituicao-imposto-de-renda-2024 Consultar Restituição Imposto de Renda 2024

E então, vamos saber mais sobre o assunto?

O que é a restituição do Imposto de Renda 2024?

A restituição é uma das etapas da declaração do imposto de renda, que é realizada no apuramento da sua contribuição ao imposto de renda mensal. Confuso? Então vamos explicar!

Existem pessoas que possuem o imposto de renda retido diretamente na fonte. Isso acontece, por exemplo, através de: salário mensal CLT, carnê leão para quem tem aluguel, aposentadoria e por aí vai. Neste modelo, existe uma conta realizada mensalmente. É um apuramento, onde o imposto de renda é retido com base na sua renda.

Com isso, quando for feita a Declaração do imposto de renda 2024, é realizada uma consulta sobre esse dinheiro retido ao longo do último ano e seus gastos. Assim, existem duas situações:

  • Você, ao longo do último ano, contribuiu mais do que precisaria contribuir. Com isso, na hora da declaração, o governo fica responsável por devolver o dinheiro excedente. Ou seja, restituí-lo.
  • Você, ao longo do último ano, contribuiu menos do que precisaria contribuir. Com isso, na hora da declaração, você será responsável por restituir esse dinheiro. Ou seja, pagar o que falta para completar a taxa necessária.

Sendo assim, a restituição é uma espécie de acerto de contas. Um mecanismo para equilibrar a declaração.

restituicao-imposto-de-renda Consultar Restituição Imposto de Renda 2024

Modelos de restituição imposto de renda 2024

Para saber qual será a restituição, diretamente no programa IRPF, você poderá escolher uma opção de tributação. As opções são:

  • Deduções Legais
  • Desconto Simplificado

Assim, no próprio programa, você poderá ver qual das duas opções é mais benéfica para você. Isso porque ele já dá a informação de quanto será feita a restituição.

Com isso, você fará sua declaração normalmente. Coloque os dados necessários e, ao fim, você deverá colocar os dados para a restituição. Sendo assim, coloque o banco que irá receber, a agência e o número da conta.

Importante: a conta que você informar nesta etapa, deverá ser, obrigatoriamente, de quem está realizando a declaração. Sendo assim, a Receita Federal só faz a restituição se a conta estiver dentro da norma.

Como é feito o pagamento da restituição imposto de renda 2024

O pagamento da restituição do Imposto de Renda 2024, é realizado pela Receita Federal em lotes. Ou seja, existem datas específicas para cada grupo de pessoas, com um calendário formulado previamente.

Além disso, estes lotes levam em conta a data da entrega da sua declaração. Se você foi um dos primeiros a realizar a entrega, provavelmente, receberá a restituição em um dos primeiros lotes.

Entretanto, caso sua declaração tenha erros e você precisar corrigi-los, a sua restituição vai para os últimos lotes, perdendo a vez.

O primeiro lote, é exclusivamente destinado às pessoas que possuem prioridade. Tais pessoas são:

  • Com idade acima dos 60 anos. Sendo que, dentro desse grupo, existe ainda mais prioridade para quem possui acima dos 80 anos.
  • Portadores de deficiência física e ou mental. Lembrando que tais pessoas devem colocar essa informação na hora de realizar a declaração;
  • Professores;
  • Possuem alguma doença grave. Também deverá informar a situação, na hora de declarar;

Agora que vimos sobre o que é a restituição do imposto de renda 2024, os modelos e sobre o pagamento, vejamos como consultar sua restituição.

Consultar-Restituicao-Imposto-de-Renda-2024-1 Consultar Restituição Imposto de Renda 2024

Como consultar restituição Imposto de Renda 2024

Assim que já estiver disponível o sistema para consultar sua restituição do Imposto de Renda 2024, siga os passos:

  • Vá no site oficial da Receita Federal
  • Em seguida, clique em Meu Imposto de Renda e você será redirecionado para uma página de acesso.
  • Nesta página, vá em consulta restituição IRPF;
  • Assim, você deverá colocar alguns dados, como: CPF, o ano do imposto de renda e sua data de nascimento.
  • Com isso, digite os caracteres da imagem que estará disponível.

Assim, você conseguirá visualizar os dados importantes da sua restituição:

  • Seus dados pessoais, como CPF e data de nascimento;
  • Como será repassada a sua restituição, com informações como: Banco, Agência e Lote;
  • Por fim, você poderá consultar a data de quando a restituição estará disponível para você;

Além disso, você também consegue ver qual é a situação da restituição, se já foi enviada ou não.

Caso já tenha sido enviada, mas você ainda não recebeu, a própria plataforma te dá meios de contato com a agência bancária. Isso é para que você consiga resolver diretamente com o banco e possa ter acesso a sua restituição do Imposto de Renda 2024.

Por fim, você também deve se atentar na próxima declaração do imposto de renda. No próximo ano, na hora de declarar, você deverá colocar a informação de que recebeu uma restituição no ano anterior.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Consultar Restituição Imposto de Renda 2024 O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário