Acesse Nossas Redes Sociais

INSS

CPF inconsistente no NIS: Como resolver o Cadastro

Publicado

em

Muitas vezes o CPF (Cadastro de Pessoa Física) se mostra inconsistente na hora de fazer o cadastro NIS (Número de Identificação Social) e as pessoas ficam sem poder utilizar o número para diversos serviços.

cpf-inconsistente-no-nis-como-resolver-o-cadastro CPF inconsistente no NIS: Como resolver o Cadastro

No entanto, para isso tudo existe uma solução. Para quem não sabe, o cadastro NIS é um número individual, mantido pela Caixa Econômica Federal.

Segundo o banco estatal:

  • O trabalhador vinculado à empresa privada;
  • Cooperativa ou empregador pessoa física;
  • Os beneficiários de Programas Sociais (cadastrados pelo agente definido pelo Gestor do Programa);
  • O diretor não-empregado quando optante pelo FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e os beneficiários de Políticas Públicas (cadastrados pela SRTE, MS e MEC).

Por isso, ter esses dados regularizados e com a devida consistência é tão essencial para começar a fazer determinados serviços.

Além disso, é com esse número que o trabalhador recebe mensalmente o FGTS em sua conta, pago pelo empregador, recebe os auxílios de abono salarial, seguro desemprego e, por fim, a tão sonhada aposentadoria.

O cadastramento é sempre feito por um agente: empresa, prefeitura, órgão de governo.

Porém a manutenção do cadastro é feita somente pelo próprio inscrito, que deve procurar a CAIXA quando necessitar atualizar seus dados cadastrais, exceto no caso do Programa Auxílio Brasil, em que a atualização é feita na Prefeitura, diz a Caixa Econômica Federal em seu site oficial.

cpf-inconsistente-no-nis-como-resolver CPF inconsistente no NIS: Como resolver o Cadastro

Confusão de dados

Muitas vezes, quando uma pessoa vai tentar acessar algum cadastro pelo NIS, inconsistência acontece por confusão do próprio usuário. Isso porque muitos confundem o número do CPF com o número do NIS.

No caso, o NIS é o mesmo para o PIS/Pasep. E, ao digitar erroneamente o número do CPF, dá o erro.

Outro problema é na quantidade de números. É sempre bom verificar um por um, pois, o NIS possui vários números e, em uma eventual digitação rápida, pode acabar faltando algum deles.

Além de procurar obter os dados corretos, também precisa saber se o seu CPF está regularizado. Inclusive, o fato de muitas vezes dar inconsistência, é uma forma de proteger até a conta do usuário contra eventuais fraudes.

Naturalmente, todos querem consultar o NIS e o CPF e não encontrar barreiros. Contudo, se estiver faltando um número ou se algo estiver irregular, é preciso verificar.

Muitas vezes, no próprio site da Caixa Econômica Federal na Receita Federal, conseguimos obter as informações necessárias para tentar corrigir o erro.

Aliás, por falar em Receita Federal, esta já está vinculado ao site do Governo Federal. Assim, para quem não tem, é importante conseguir um cadastro no site gov.br, pois, dessa maneira poderá ter acesso a todos os serviços oferecidos pelo governo.

E isso tudo acontece de forma oficial, com segurança. Afinal de contas, o site do governo tem muitos códigos de segurança e níveis, que vão do bronze ao ouro, para os usuários. Com o cadastro no Gov.br, por exemplo, podemos fazer assinatura digital.

cpf-inconsistente-no-nis CPF inconsistente no NIS: Como resolver o Cadastro

Como resolver o problema passo a passo

Agora, podemos entrar diretamente em um dos links da Receita Federal para tentar resolver o problema. Muitas vezes, o CPF está suspenso por conta de uma dívida ou até mesmo por não ter comparecido a uma votação eleitoral e não ter justificado, por exemplo.

Em seguida, vai preencher todos os dados necessários e pedidos no site da Receita. Após a conferência, é só clicar em ‘enviar’ para resolver o problema.

Contudo, se ainda persistir a inconsistência, é porque o problema se encontra com o próprio NIS. Desta maneira, o ideal é procurar pessoalmente uma agência da Caixa Econômica Federal e tentar resolver a pendência.

Era digital

Por mais que algumas pessoas resistam, o mundo todo hoje vive em uma grande era digital. Ou seja, quase tudo se resolve através da internet. Assim, sem esse acesso, ficamos praticamente imobilizados.

Então, muitos desses problemas vamos conseguir resolver sem mesmo precisar sair de casa. E, consequentemente, vamos economizar tempo, dinheiro e evitar aglomeração em tempos de pandemia.

Além disso, também é importante sempre ter todos os documentos pessoais devidamente guardados, mesmo tendo a opção digital. Neste segundo caso, é sempre bom imprimir e carregar no bolso para qualquer eventualidade.

Isso porque sempre se verificam os documentos em uma blitz policial ou quando precisamos de algum comprovante quando vamos pessoalmente a algum lugar.

Desse modo, com o NIS e o CPF não é diferente. Sempre tenha em mão e, até mesmo, no caso de um computador, deixe esses números anotados em um bloco de notas. Com isso, terá mais facilidade na hora de conseguir resolver algum problema ou alguma pendência urgente sem precisar sair de casa.

Como dito acima, estamos na era da tecnologia e, com isso, muitos assuntos são resolvidos de forma remota.  Por fim, a ideia desse post foi ajudar a orientar em caso de problemas como a inconsistência do NIS.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news CPF inconsistente no NIS: Como resolver o Cadastro em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.