Acesse Nossas Redes Sociais

2 Via

CREA Anuidade 2022: Boleto, Emissão, 2 Via

Publicado

em

O pagamento da CREA Anuidade 2022 é uma condição para regular o exercício dos profissionais nas áreas de engenharia, geociências e agronomia.

No início de cada ano, os profissionais precisam se preocupar com o montante considerável de contas. Dentre elas está a CREA Anuidade 2022!

Neste artigo da Blog HPG você poderá saber mais sobre isso e como fazer a emissão do boleto para pagamento, continue lendo abaixo para conhecer melhor. Boa leitura!

crea-anuidade-1 CREA Anuidade 2022: Boleto, Emissão, 2 Via
Por que pagar o CREA Anuidade 2022?

Todo ano, muitos brasileiros precisam se preocupar com diversas contas, e a anuidade do Conselho referente à sua profissão é uma delas. Diversos engenheiros manifestam insatisfação no pagamento da taxa, talvez seja por nem mesmo entenderem para que isso serve e nem quando começou.

Esse sentimento é compreensível, afinal, a pessoa passou anos para conseguir conquistar o diploma de graduação que tanto sonhou e se sacrificou. Depois, para conseguir exercer a carreira em todas as possibilidades, precisa cumprir várias regras.

Parece que pagar o conselho da sua profissão é mais um peso, ao invés de ser visto como um benefício. Talvez o principal problema seja que estes se esquecem de olhar o todo, de pensar no papel que vão exercer na rede comunitária.

Os conselhos profissionais existem para proteção de profissionais e da sociedade. Sendo este o único meio para garantir que as pessoas não capacitadas exerçam ilegalmente as atividades.

Por exemplo, impede a atividade de médicos que não são médicos, dentistas não dentistas, engenheiros que não são engenheiros, e assim por diante.

Lei Brasileira da CREA Anuidade 2022

No Brasil, para que o profissional graduado seja certificado, deverá pagar a taxa de anuidade para o Conselho Regional cuja jurisdição pertence.

Ou seja, ele só vai poder exercer legalmente suas atividades se manter o registro ativo e pagar em dia todas as suas anuidades e taxas de ART, se for o caso.

Isto está previsto na Lei Federal nº5.194 de 1996, e o artigo 68 diz que autoridades administrativas e judiciárias, paraestatais, repartições estatais, autárquicas ou economia mista, não receberão estudos, projetos, laudos, perícias, arbitramentos e quaisquer outro trabalho sem que os autores, profissionais ou pessoas jurídicas façam prova de que estão em dia com o pagamento da anuidade.

Resumindo, o pagamento da CREA Anuidade 2022 é uma condição para regular o exercício profissional das áreas da engenharia, agronomia e geociências.

Problemas por não pagar CREA Anuidade 2022

Depois de 35 anos de registro no CREA, o profissional consegue pedir pela isenção do pagamento da anuidade. Ao contrário, o mesmo profissional ou pessoa jurídica ativa no CREA que não efetuar o pagamento, ficará em débito.

Isso resulta na impossibilidade de preenchimento das Anotações de Responsabilidade Técnica de emissões de certidões, coisas essenciais para execução de certos serviços.

Deixar de pagar mais de uma anuidade é provável que o registro seja cancelado automaticamente, com base no que está previsto no artigo 64 da mesma lei federal nº 5.194 de 1996. Será que vai ficar inscrito em dívida ativa, ou seja, no Serasa, e poderá ser cobrado juridicamente.

O valor cobrado no CREA Anuidade 2022, é calculado de acordo com a Lei nº 12.514/11, que é atualizado anualmente pela Resolução 1066 do CONFEA e o ato administrativo CREA, vigente.

boleto-crea-anuidade CREA Anuidade 2022: Boleto, Emissão, 2 Via

Boleto CREA Anuidade 2022 e 2 via

Para conseguir emitir o Boleto CREA Anuidade 2022, é possível fazer o procedimento pelo site do seu Estado, por exemplo, no CREA-SP, CREA-RN e assim por diante.

Entrando no site certo, é possível entrar com seu login e senha no link “Anuidade”, depois em “Pagamento de Anuidade e art” O boleto será emitido e disponibilizado para download e pagamento.

No mesmo site é possível fazer a emissão da 2 via boleto CREA Anuidade 2022, que terá o valor atualizado para pagamento.

direito-crea-anuidade CREA Anuidade 2022: Boleto, Emissão, 2 Via

Direito ao desconto CREA Anuidade 2022

O direito ao desconto na CREA Anuidade 2022, em casos de desemprego, por exemplo, não está previsto na legislação e Ato Administrativo do CREA. O desconto é concedido por profissionais nos casos abaixo:

  • I – 90% na primeira anuidade ao profissional que é recém-formado, sendo pago em até 180 dias após a data de colação de grau
  • II – 90% aos profissionais do sexo masculino a partir de 65 anos de idade ou 35 anos de registro no Sistema Confea/CREA, e do sexo masculino a partir de 60 anos idade ou 30 anos de registro no Sistema Confea/CREA. O desconto é concedido no
    exercício seguinte à integralização do período ou idade que foi mencionado
  • III – 90% aos profissionais portadores de doenças graves, que resultem na incapacidade para exercer a profissão, sendo devidamente comprovado por laudo médico atualizado e solicitado dentro do exercício vigente.

Portanto, se você se encaixa em um dos casos que foram citados, poderá solicitar a isenção ou direito ao desconto no CREA Anuidade 2022. Consulte as devidas regulamentações estabelecidas por Lei para não ter problemas de débito do pagamento.

Procure pela ajuda de um professional para que seja possível analisar o seus direitos, caso tiver, poderá obter o desconto do pagamento do CREA Anuidade 2022.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news CREA Anuidade 2022: Boleto, Emissão, 2 Via em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado. Comente em uma publicação para entrar em contato com o colunista ou envie um e-mail para [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.