Cursos mais concorridos do SISU 2024

Quais os Cursos mais concorridos do SISU 2024? Só quem já pensou em ingressar em uma Universidade Federal pode dizer o quão difícil é estar entre a lista de aprovados.

cursos-mais-concorridos-do-sisu Cursos mais concorridos do SISU 2024

Afinal, são milhões de pessoas competindo por milhares de vagas e essa demanda faz com que as pessoas tenham que se preparar muito para ingressar nas melhores universidades do Brasil.

Além disso, ainda existem os cursos mais concorridos do SISU 2024 que são relacionados às áreas mais queridas pelos estudantes, por causa das chances de se tornar um profissional em setores mais promissores da vida acadêmica.

Nesse sentido, separamos uma lista para que você saiba quais são os cursos mais concorridos do SISU 2024, afinal, assim você já se prepara para os vestibulares como o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) sabendo qual o nível que você precisa bater para ingressar nas maiores instituições de ensino do Brasil.

cursos-mais-concorridos Cursos mais concorridos do SISU 2024

Quais os cursos mais concorridos do SISU 2024

Segundo o Portal Fii Brasil, os cursos mais concorridos do SISU 2024 que apresentam as maiores notas de corte são baseados no número de inscrições do SISU 2023.

Portanto, as modalidades mais escolhidas eram: Medicina, Direito, Administração, Enfermagem, Psicologia, Pedagogia, Educação Física, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e Odontologia.

Para saber mais sobre as notas de corte e quais são os cursos mais concorridos do SISU 2024, veja abaixo a lista que separamos cada um deles para você entender melhor essa classificação:

Medicina

Em primeiro lugar entre os cursos mais concorridos do SISU 2024 vem a Medicina, uma das áreas mais concorridas no mundo todo e que não é diferente no Brasil.

Afinal, a probabilidade de estudar sem pagar as mais altas taxas de mensalidades em universidades federais de Medicina é um ótimo atrativo para os estudantes.

Portanto, na edição do SISU 2023, o curso de Medicina recebeu 283.148 inscrições e a menor nota de corte para essa área é a da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA) com 771,79 pontos.

Por outro lado, se você deseja ingressar na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a maior nota de corte do Brasil, onde o estudante precisa ter mais de 952 pontos.

Direito

Em segundo lugar entre os cursos mais concorridos do SISU 2024 está Direito, curso cuja média de notas de corte variou entre 690 e 885, sendo que a maior nota ficou para a Universidade Federal do Maranhão também.

Mas vale lembrar que essa instituição oferece um bônus de 20% para os estudantes da região e a menor nota de corte para direito em 2023 ficou para Universidade do Pampa (Unipampa).

Em 2024, serão ofertadas 6.172 vagas para direito, sendo que em 2023, foram realizadas 127.783 inscrições para este curso.

Administração

O curso de Administração recebeu 113.434 inscrições no SISU 2023 e mais uma vez a UFMA é a maior nota de corte para ingressar neste curso, com 802 pontos.

Enquanto isso, A UNEMAT (Universidade Federal do Mato Grosso) conta com apenas 602 de nota de corte para que o estudante ingresse no curso.

cursos-mais-concorridos-sisu Cursos mais concorridos do SISU 2024

Enfermagem

O curso de enfermagem sempre está entre os mais concorridos do SISU, portanto, este ano não poderia ser diferente, afinal, essa área da saúde sempre foi muito requisitada pelos estudantes e, por isso, no SISU 2023 tivemos 94.943 inscritos para esse setor.

A menor nota de corte ficou com a UNEMAT com 667 pontos e a maior nota ficou para UFMA, com 835 pontos.

Psicologia

O curso de psicologia também está entre os mais concorridos do SISU 2024, pois no ano passado foram mais de 79 mil inscritos, cuja nota de corte maior do país para ingressar em psicologia foi 861 pontos, na UFMA.

Enquanto isso, a Universidade Federal de Tocantins ficou com a menor nota de corte, com seus 663 pontos.

Pedagogia

O sonho de se tornar professor também é muito grande e, por isso, a pedagogia é um dos cursos mais concorridos do SISU 2024, afinal, em sexto lugar no Brasil, a área teve mais de 77 mil pessoas interessadas em ingressar em universidades públicas em 2023.

A maior nota de corte para ingressar em pedagogia é 506 pontos e a maior ficou pra UFMA, com 743 pontos.

Educação Física

Este é um dos cursos mais concorridos do SISU 2024, porque ano passado houveram mais de 62 mil inscritos e a maior nota de corte ficou para a UFMA com 725 pontos, enquanto a menor nota ficou para UNEMAT, com 526 pontos.

Medicina Veterinária

Pessoas que amam os animais também estão sempre em busca de vagas em universidades públicas por meio do SISU, portanto, a Universidade do Piauí teve a menor nota de corte com 690 pontos, enquanto a UNIfesspa teve a maior nota para ingressar em medicina veterinária em 2023, com 795 pontos.

Por ter uma ampla concorrência, o número de inscritos e notas de corte podem mudar em 2024, visto que essas foram consideradas de acordo com o SISU 2023.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Cursos mais concorridos do SISU 2024 O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário