Acesse Nossas Redes Sociais

Educação

Educa Mais Brasil 2022: Inscrições, Como Funciona

Publicado

em

Nos últimos anos, tivemos um crescente número de estudantes com acesso ao ensino superior. Isso se deve à facilidade em ingressar em uma universidade, com facilidades nunca antes vistas no Brasil.

Há alguns anos, mesmo em instituições privadas, o estudante de baixa renda encontrava inúmeras barreiras para conseguir um diploma de curso superior. Felizmente, muitas delas foram quebradas.

Além do fácil acesso, muitos programas governamentais e privados facilitam tanto a entrada, quanto o custeamento do curso. Esses incentivos colocaram de vez o jovem pobre no caminho do sucesso.

Vamos conhecer um pouco um desses programas, o Educa Mais Brasil, além do seu funcionamento e história, e também informações de como se inscrever e fazer parte do programa que tem beneficiado a tantas pessoas ao longo dos seus mais de 15 anos.

inscricoes-educa-mais-brasil-2022-1024x585 Educa Mais Brasil 2022: Inscrições, Como Funciona

Um pouco mais do Educa Mais Brasil

Pioneiro no Brasil, o número de parcerias com instituições de ensino já passa de 30 mil, e o de alunos, atendidos com bolsas de estudos, 900 mil. É um número exorbitante, ainda mais para uma instituição privada.

Com bolsas de estudos cobrindo até 70% do valor total dos cursos, o Educa Mais Brasil conta com uma estrutura completa, garantindo todo apoio necessário ao estudante.

Bolsas oferecidas pelo Educa Mais Brasil 2022

Além de bolsas para cursos de graduação e pós graduação, o Educa Mais Brasil oferece bolsas que vão da educação básica ao ensino médio e também para cursos técnicos.

O leque do programa é grande e também trabalham com cursos preparatórios, cursos profissionalizantes e cursos de preparação para ENEM e vestibular. Também trabalham com o EJA, programa para Educação de Jovens e Adultos.

inscricoes-educa-mais-brasil-1-1024x585 Educa Mais Brasil 2022: Inscrições, Como Funciona

Requisitos para ser bolsista no Educa Mais Brasil 2022

Para solicitar a bolsa de estudos, não é necessário comprovar renda. A única exigência é não estar matriculado na instituição na qual almeja o curso, pois caracteriza a não necessidade de bolsa.

As bolsas do Educa Mais Brasil 2022 são destinadas a estudantes que não possuem condições financeiras e desejam realmente uma formação. Não há burocracias para a seleção, portanto é para todos.

Principais programas educacionais do governo

ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio): Criado em 1998 para avaliar os estudantes que concluíam a formação básica, sofreu muitas alterações ao longo dos últimos anos.

Hoje, é uma prova tradicionalmente aguardada pelos estudantes. Além qualificação original, o ENEM é utilizado para substituir o vestibular em muitas instituições e também para ingressar em outros programas educacionais.

PROUNI (Programa Universidade para Todos): Desde 2004 é utilizado para beneficiar estudantes de baixa renda. Utilizando a nota do ENEM, pode-se obter um desconto entre 50% e 100% em universidades privadas.

Um dos critérios para se candidatar, é ter feito o ensino médio na rede pública, lecionar em escolas públicas, ou ser portador de deficiência. Além do mais, é preciso comprovar a baixa renda familiar.

FIES (Financiamento do Ensino Superior): Também utilizando a nota do ENEM como critério de seleção, o programa permite ao estudante pagar seu curso ao finalizá-lo, em forma de prestações de acordo com sua renda.

É realizado um cálculo, utilizando como base a renda bruta familiar, assim é definido o valor dos juros, podendo até ser isento. O aditamento para renovação do contrato é feito semestralmente.

SISU (Sistema de Qualificação Unificada): O programa distribui, também através da nota do ENEM, estudantes para vagas em universidades públicas.

Além dos critérios de avaliação, também são utilizadas as cotas. 50% das vagas são para estudantes oriundos da rede pública. Desse percentual, 50% para famílias de baixa renda e, por último, 50% para negros e indígenas.

educa-mais-brasil-2022-1024x585 Educa Mais Brasil 2022: Inscrições, Como Funciona

Inscrições para o Educa Mais Brasil 2022

Os interessados em obterem uma bolsa de até 70% no programa Educa Mais Brasil 2022 devem se inscrever pelo site oficial.

Logo na página principal, há um menu para escolher a modalidade:

  • Faculdades;
  • Pós-Graduação;
  • Escolas;
  • Cursos Técnicos;
  • Idiomas;
  • Preparatório para Concursos;
  • Cursos Livres;
  • EJA – Educação para Jovens e Adultos;
  • Pré-Vestibular / ENEM.

Clicando em uma das opções, basta digitar o nome da cidade a qual pretende realizar os estudos, digitar também o nome do curso ou faculdade. O sistema permite buscar as duas opções.

Na próxima página, todos os resultados da busca aparecem, informando a instituição, curso, valor da mensalidade e percentual da bolsa. Também há a opção de realizar uma nova busca.

Ao clicar em “escolha sua bolsa”, o candidato é encaminhado à página para confirmar os dados do curso e preencher o restante do formulário. Na primeira parte, constam as informações do curso selecionado.

O próximo passo é preencher os dados pessoais, depois é direcionado para a pré-matricula e por último a matrícula. Todo processo é online.

Lembrando que esse modelo de cadastro e formulário é solicitado para os cursos de graduação. Os demais podem sofrer algumas alterações.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Educa Mais Brasil 2022: Inscrições, Como Funciona em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.