Acesse Nossas Redes Sociais

Educação

EJA 2023 Inscrições

Publicado

em

A idade não é mais um impedimento para quem não conseguiu concluir o ensino fundamental ou médio, saiba que é possível retornar aos estudos no EJA 2023.

Para ingressar novamente nos estudos e conseguir concluir, é necessário participar do EJA 2023 Inscrições. Hoje, vamos passar todas as informações aqui no Blog HPG, sobre o processo de inscrição e muito mais. Confira abaixo!

eja.jpg-300x167 EJA 2023 Inscrições

O que é o EJA?

Conhecido popularmente como curso de supletivo, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é destinada para jovens, adultos e idosos que não tiveram ou não conseguiram cursar o ensino fundam e/ou o ensino médio durante a adolescência, possibilitando que o indivíduo consiga retornar aos estudos e conclua a educação básica em menos tempo.

O problema do abandono da escola é muito maior e mais crítico na juventude, o EJA 2023 permite a retomada do ensino fundamental ou médio.

Dessa forma, o cidadão consegue uma vaga no projeto e terá que cumprir os requisitos impostos.

Após concluir os módulos de cada etapa, os estudantes recebem o certificado e conseguem dar sequência em seus estudos, ingressando no Ensino Superior e conseguindo melhores oportunidades profissionalmente.

Regras de matrícula no EJA 2023

Verifique abaixo todas as regras referentes ao EJA 2023, pois todos os estudantes devem segui-las. Veja quais são elas:

  • O estudante deve ter idade mínima de 15 anos
  • Não ter finalizado o ensino fundamental
  • Ter disponibilidade para frequentar as aulas (sendo admitido apenas 15% de falta)
  • Não ter completado o ensino médio

Se houver vagas disponíveis, basta seguir com o EJA 2023 Inscrições. Para conseguir isso, os candidatos devem acessar o site da Secretaria de Educação de sua cidade e seguir todas as instruções divulgadas por ele.

No EJA 2023, os conteúdos escolares são no formato intensivo, possibilitando que os alunos se adaptem mais rápido, comparado ao modelo tradicional de estudos. Veja abaixo os módulos:

  • Ensino fundamental: recomendado para pessoas com mais de 15 anos de idade e que estudaram até a 4ª série/5ºano
  • Ensino médio: indicado para as pessoas com mais de 18 anos de idade e que estudaram até a 8ª série/9ºano.

Na última etapa, os alunos formados vão estar aptos a prestar diversos vestibulares do país, assim como o Exame Nacional do Ensino Médio.

beneficios-eja.jpg-300x200 EJA 2023 Inscrições
Benefícios do EJA 2023

Como mencionamos anteriormente, após concluir o módulo de ensino médio da EJA, é possível se inscrever no ENEM e se inscrever em programas governamentais como: SISU, PROUNI e FIES.

Assim, os alunos têm o potencial de mudar sua própria realidade por meio da aprendizagem. O objetivo de motivar alunos de todas as idades a participar do EJA 2023 é o mais diversificado.

Alguns procuram obter um diploma do ensino básico, enquanto outros desejam perseguir os seus sonhos e ingressar em cursos superiores e profissionais para uma melhor formação e oportunidades de promoção.

Diferença entre EJA 2023 e Encceja

O EJA 2023, que discutimos aqui, é o caminho para a conclusão da educação básica de jovens e adultos. ENCCEJA é o exame!

O Exame Nacional de Certificação de Habilidades para Jovens e Adultos (ENCCEJA) é um exame gratuito administrado pelo governo federal todos os anos.

O objetivo é avaliar as competências do candidato com base na modalidade (ensino fundamental ou médio) escolhida no ato da inscrição.

É importante lembrar que tanto o EJA quanto o Encceja oferecem certificação no ensino fundamental e médio e garantem que os candidatos possam passar para o próximo nível de certificação uma vez aprovados.

Calendário EJA 2023 Inscrições

É importante ficar atento ao calendário do EJA 2023 Inscrições, essa informação é fundamental para não perder o prazo das provas. Confira:

  • Data de matrícula: será nos meses de maio e junho, para que os alunos que vão ingressar no segundo semestre de 2023
  • Matrícula EJA 2024: Para alunos que querem estudar no primeiro semestre de 2024, as inscrições são entre outubro e novembro

É importante que os candidatos tenham em mente que as vagas são limitadas, então é preciso ser rápido para fazer a inscrição quando o sistema liberar.

eja-inscricoes.jpg-300x200 EJA 2023 Inscrições
EJA 2023 Inscrições

O EJA 2023 Inscrições será feito completamente online, portanto, é preciso acessar o site do seu município para realizar o processo.

A primeira etapa é a de pré-matrícula, onde o estudante insere as informações através do portal oficial da prefeitura ou órgão responsável pelo EJA 2023 do seu município.

A segunda etapa é fundamental para comprovar todas as informações ditas no site. Dessa forma, o aluno deverá se dirigir a escola que foi escolhida e confirmar os dados. Os alunos menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.

Vale lembrar que caso não haja mais vagas na escola escolhida, o aluno será notificado e encaminhado para outra unidade.

No ato da inscrição, além do histórico escolar, é necessário apresentar certidão de nascimento RG, comprovante de residência e duas fotos 3X4. Acompanhe mais detalhes e saiba onde consultar as vagas cadastradas para o EJA 2023.

Consultar vagas EJA 2023

As vagas do EJA 2023 podem ser consultadas no portal responsável pela inscrição no programa. Para se registrar, você deve primeiro se registrar e usar um login e senha.

Os alunos acessam o sistema para consultar vagas de emprego, conhecer endereços, procedimentos, solicitações e, se necessário, inserir mais dados.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news EJA 2023 Inscrições em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado. Comente em uma publicação para entrar em contato com o colunista ou envie um e-mail para [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.