Acesse Nossas Redes Sociais

Encceja

Encceja 2022 Inscrições

Publicado

em

O Encceja 2022 é oportunidade para que jovens e adultos possam concluir o Ensino Fundamental e Médio. Esse é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos e aqui vamos entender um pouco mais da edição para esse ano, saiba como você pode estar participando e garantindo a sua inscrição.

encceja Encceja 2022 Inscrições

O jovem e o adulto encontram nesse programa uma oportunidade para obter o diploma do Ensino Fundamental ou Médio sem que para isso ele passe por todos os processos das escolas. Logo, acaba sendo um programa de aceleração do ensino visando aquelas pessoas que por algum motivo perderam o tempo para concluir os estudos junto com as demais pessoas.

Encceja 2022

A edição para o ano de 2022 conta com mais uma oportunidade para que jovens e adultos possam realizar avaliação e conseguir obter o certificado, lembrando que ele é válido tanto para quem deseja concluir o ensino fundamental, como também para quem deseja concluir o ensino médio.

O órgão responsável por aplicar esse exame é o INEP, essa iniciativa foi criada há bastante tempo e vem fazendo a diferença na educação brasileira. Mesmo não tendo frequentado uma instituição de ensino ou ter frequentado pela metade, o jovem e o adulto podem ter a oportunidade de obter o diploma do ensino médio ou fundamental.

Apesar de ser uma ótima oportunidade e que traz um viés de aceleração na educação, é necessário entender que a prova de cisame não é algo muito simples e fácil de conseguir aprovação, por isso vai necessitar que a pessoa se prepare e estude com antecedência. Entenda como fica a estrutura da aplicação da prova do Encceja 2022:

  • A prova é aplicada em um único dia nos turnos matutino e vespertino
  • Serão aplicadas quatro provas objetivas com 30 questões de múltipla escolha cada uma
  • Também Será aplicado uma redação

Como podemos perceber, a prova tem uma estrutura específica para funcionar, desde a sua aplicação até o seu formato. Se formos comparar com o ENEM, por exemplo, notamos uma grande diferença, dado que esse último exame foi aplicado em dois dias, já Encceja é em um único dia.

resultado-encceja Encceja 2022 Inscrições

Inscrições Encceja 2022

Fazendo a sua inscrição é possível garantir a participação no exame, mas para isso será necessário acompanhar as datas de liberação das etapas e elas acontecem em períodos específicos do ano. Normalmente, as inscrições estarão disponíveis no final ou início do ano.

Não existe nenhum custo para realizar as inscrições do Encceja 2022, quanto a isso não precisa se preocupar, ainda mais pelo fato de que esse programa é direcionado justamente para as pessoas que não conseguiram concluir o ensino médio ou Fundamental, principalmente por questões financeiras, como é o caso da maioria das pessoas.

Preencha corretamente os dados e garanta a sua participação no próximo exame. Abaixo você confere como é a estrutura das provas, de acordo com o diploma a ser obtido.

Prova do Encceja 2022

É muito importante que o aluno estude com antecedência para prova do Encceja 2022 para que ele possa garantir um bom resultado, ainda mais porque são várias questões de múltipla escolha e a redação que serão aplicadas, logo, será necessário um preparo para a realização dessas etapas, lembrando que elas ocorrem no mesmo dia.

No que diz respeito ao conteúdo que será cobrado nessas provas, separamos abaixo as informações de acordo com o diploma que você deseja obter, por que os conteúdos são diferentes quando falamos do diploma do Ensino Fundamental ou do ensino, veja como ficou a distribuição de assuntos:

Matérias para a prova do ensino fundamental:

  • Ciências naturais
  • Geografia
  • Matemática
  • Língua portuguesa
  • Redação
  • História

Matérias para a prova do ensino médio:

  • Língua portuguesa
  • Matemática
  • História
  • Química
  • Geografia
  • Biologia
  • Sociologia
  • Física
  • Filosofia

prova-encceja Encceja 2022 Inscrições

Encceja 2022 Resultado

Se você estudou, se preparou e fez a prova, agora é hora de saber onde você poderá consultar o resultado para saber se você vai conseguir obter o seu diploma ou não. Essa etapa é bastante simples porque tanto o processo de inscrição como a consulta de resultados estão disponíveis pela internet.

O candidato que realizou a prova vai poder entrar no site oficial do INEP e consultar o resultado do Encceja 2022, ele estará publicado lá na área do aluno.

  • Entre no site para consultar o resultado e saber se você foi aprovado (a): www.enccejanacional.inep.gov.br
  • Para realizar o login, você deverá informar o número do seu CPF e senha cadastrada

Caso você não lembre da senha, você pode acessar a opção de recuperação de senha também disponível na página. Fique de olho e acompanhe todas as informações sobre o seu processo direto nesse site, ter acesso a ele é fundamental para você saber as informações importantes. Não deixe de acompanhar para ter conhecimento sobre o seu diploma. Sabemos da importância dele nos dias atuais, principalmente quando falamos no mercado de trabalho. Estude com antecedência para ter um bom resultado.

 

Encontrou algo errado ou desatualizado? Avise-nos deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Encceja 2022 Inscrições
Compartilhe:

Redatora do HPG é Formada em Comunicação em Mídias Digitais pelo SENAI e em Jornalismo pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Larissa Silva é uma jovem mineira que vive em São Paulo e tem a redação como paixão, desde pequena amava ler muitos livros e pretende escrever alguns em breve.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Encceja

Saiba o que é o Encceja 2022 e como funciona

Publicado

em

Esta terça-feira, 24 de maio de 2022, abrem as inscrições para o exame Encceja 2022. Os interessados ​​devem candidatar-se através do sistema Encceja até 4 de junho.

Os prazos também se aplicam aos pedidos de atendimento e tratamento especializado feitos em nome da empresa.

A participação é voluntária, gratuita e aberta a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada para cada etapa de ensino, desde que tenham no mínimo 15 anos (primário) e no mínimo 18 anos no ensino médio até o dia da prova.

Este ano, para quem se inscreveu e perdeu o Encceja 2020, não há necessidade de justificar a ausência.

Também não há taxa de reembolso para aqueles que refazem o teste no qual faltaram no ano anterior. A medida foi tomada no contexto da pandemia convid-19 envolvendo a realização da edição passada.

No entanto, caso o participante não compareça em todas as áreas do conhecimento para o Encceja 2022, deverá justificar sua ausência caso pretenda voltar a inscrever-se para a próxima edição do exame.

Saiba-o-que-e-o-Encceja-e-como-ele-funciona Saiba o que é o Encceja 2022 e como funciona

O que é Encceja?

O Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi realizado pela primeira vez em 2002 para avaliar as competências, habilidades e conhecimentos de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada.

O Encceja é implementado pelo Inep em parceria com secretarias estaduais e municipais de educação.

Os exames são administrados pelo Inep, mas a emissão de certificados e declarações de competência é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Educação e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, que assinam a Cláusula de Conformidade do Encceja.

Saiba-o-que-e-o-Encceja-e-como-funciona Saiba o que é o Encceja 2022 e como funciona

Tipos de aplicação do Encceja

Existem quatro aplicações para este teste, sendo eles;

  • Encceja Nacional para residentes no Brasil;
  • Encceja Nacional PPL para residentes brasileiros privados de liberdade ou em cumprimento de medida socioeducativa;
  • Encceja Exterior para brasileiros residentes no exterior;
  • Encceja Exterior PPL, para estrangeiros moradores privados de liberdade ou submetidos a medidas de educação social.

As inscrições de fora do Brasil são feitas em cooperação com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Objetivos do Encceja

Estabelecer uma referência nacional de autoavaliação de jovens e adultos, avaliando competências, habilidades e conhecimentos adquiridos no processo escolar ou extraescolar.

Também possui o objetivo de construir uma referência nacional para jovens e adultos ao serviço da avaliações do setor de educação para estabelecer o processo de certificação do participante na fase de conclusão do ensino fundamental ou médio por meio do uso de resultados de testes.

Além de fornecer avaliações para corrigir o fluxo escolar; estabelecer, consolidar e divulgar seus resultados para uso na melhoria da qualidade da educação de jovens e adultos a oferta e o processo de certificação.

A autoavaliação dos participantes estabelece parâmetros que visam a continuidade de sua formação e sua inserção no mundo do trabalho, contribui para o desenvolvimento de pesquisas e indicadores educacionais no Brasil.

O Encceja é destinado a jovens e adultos residentes no Brasil ou no exterior que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade e que atendem ao requisito padrão.

Decreto e Portaria nº 9.394, de 20.12.1996 e artigo 38, §§ 1º e 2º da Lei Básica (LDB): Para quem busca a certificação do ensino fundamental, idade mínima de 15 anos na data do exame; anos de idade e para aqueles que buscam a certificação do ensino médio.

Para se cadastrar, o cadastro deve ser feito no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) expedido pela Receita Federal do Brasil.

O exame Encceja atende aos requisitos básicos estabelecidos pela legislação vigente para os ensinos fundamental e médio.

São aplicados nos turnos da manhã e tarde ao longo do dia. As datas de aplicação são diferentes no Brasil e no exterior, assim como as provas para pessoas privadas de liberdade ou em cumprimento de medida socioeducativa.

O exame consiste em quatro testes objetivos, cada um com 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de tese. As provas objetivas avaliam as seguintes áreas de conhecimento e seus respectivos componentes curriculares.

Saiba-o-que-e-o-Encceja Saiba o que é o Encceja 2022 e como funciona

Como realizar seu Login

Os participantes devem utilizar o login para acessar a plataforma gov.br. Caso não se lembre da senha da conta cadastrada, você pode verificá-la e recuperá-la de maneira simples.

É necessária uma senha, como para consultar o local da prova e outras informações no cartão de confirmação de inscrição, assim como o horário da aplicação.

Recuperação de Senha do Encceja

Para recuperar sua senha, basta acessar a página acesso.gov.br, inserir o CPF para verificação e clicar em Próximo.

Em seguida, clique em “Esqueci minha senha”.

Existem várias formas de recuperar sua conta: pelo aplicativo Meu gov.br, de um banco reconhecido, via internet banking com banco parceiro, via e-mail ou mensagem de texto (SMS). Os participantes devem escolher uma das opções para gerar uma nova senha para sua conta.

Agora que você já sabe todas as informações sobre o que é o Encceja 2022 e como funciona chegou o momento de agendar sua prova!

Encontrou algo errado ou desatualizado? Avise-nos deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Saiba o que é o Encceja 2022 e como funciona
Compartilhe:
Continue Lendo...

Conteúdo da Página

Novidades

Categorias

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.