Acesse Nossas Redes Sociais

Dicas

Encceja 2022: O que estudar

Publicado

em

Para falar sobre o exame do Encceja e o que estudar para ele, primeiro é interessante que conheçamos mais profundamente sobre as principais características desta prova e os objetivos  por meio de sua aplicação.

encceja-1 Encceja 2022: O que estudar

Por isso, ao longo deste artigo você irá se deparar com os seguintes temas:

  • O que é o Encceja e qual é o seu objetivo;
  • Como é a prova e o que costuma ser cobrado dos estudantes;
  • Competências necessárias para realizar o exame;
  • Como estudar para se sair bem;

Encceja: aspectos gerais que você precisa saber

O Encceja é um exame de nível nacional criado e organizado pelo Ministério da Educação (MEC) em conjunto com o Inep, a fim de oportunizar o certificado de conclusão de estudos para aquelas pessoas que não tiveram a chance de continuar estudando.

A prova certifica tanto as pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental quanto àquelas que não finalizaram o Ensino Médio, sendo essa certificação a real finalidade do exame.

Logo, para ficar por dentro de todas as questões fundamentais sobre o Encceja 2022 e não perder nenhum prazo ou aviso, você pode acessar as páginas oficiais do exame, abaixo:

É importante lembrar que o Encceja é um exame anual, existente desde 2006, composto por questões objetivas e por uma redação. Fique ligado, pois as inscrições são abertas somente uma vez no ano.

Agora, vamos descobrir o que é necessário para que você termine de ler este artigo sabendo o que precisa sobre a prova.

encceja-o-que-estudar Encceja 2022: O que estudar

Como é a prova e o que costuma ser cobrado

Existem dois tipos de prova, uma para a certificação de nível fundamental e outra para certificar nível médio de ensino. Mesmo possuindo conteúdos distintos, as duas formas do exame são compostas por 30 questões de cada área de ensino e uma redação.

Para o Ensino Fundamental, as disciplinas cobradas são matemática, ciências, história e geografia, língua estrangeira e portuguesa e educação física e artística.

Essas matérias (algumas agrupadas) compõem 4 áreas de ensino, portanto, a prova resulta em 120 questões de múltipla escolha e mais a redação.

Já para o Ensino Médio, as matérias exigidas são divididas em ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias. Ao todo, compõem também 120 questões objetivas e a redação.

Para encontrar os conteúdos acerca de cada uma dessas áreas, o estudante pode acessar o portal do Inep e ter acesso a apostilas gratuitas disponíveis para ambos os níveis de ensino e de cada uma das disciplinas citadas.

Basta abrir a página do link e clicar em “Materiais de estudo”. Ainda, é possível acessar provas antigas com seus respectivos gabaritos, no mesmo link, clicando, dessa vez, em “Provas e gabaritos”.

Essa é uma forma que o estudante tem de se manter atualizado dos conteúdos que caem com mais frequência em cada área do conhecimento, assim consegue dominar os assuntos dos temas mais cobrados anualmente.

encceja- Encceja 2022: O que estudar

Competências importantes para realizar a prova

O estudante que deseja fazer o Encceja precisa dominar alguns pontos básicos sobre o exame para que a sua aplicação seja um sucesso.

Primeiramente, o básico é saber tudo que compete o horário, a duração e as exigências para o dia da prova.

Assim sendo, o exame é realizado em um único dia, no turno da manhã e da tarde, iniciando às 9h e terminando às 13h o período matutino e, por conseguinte, o turno vespertino começa às 15h 30min e vai até 20h 30 min.

Os portões são abertos às 8 horas e fechados às 8h 45min. Também, há um intervalo entre 13h e 14h 30min, para almoço/descanso.

Em segundo, as matérias diferem em cada turno. Para o Ensino Fundamental, durante a manhã são aplicadas as provas de ciências e matemática e durante a tarde são cobradas as disciplinas de história e geografia, língua estrangeira e portuguesa, educação física e artística e a redação.

Para os candidatos do Ensino Médio, o turno matutino é composto por ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias e o turno vespertino por ciências humanas e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias e pela redação.

Por fim, agora que você está por dentro do que é cobrado, que tal descobrirmos o que estudar mais?

O que estudar e como estudar para ir bem na prova

Estudar todos os conteúdos exigidos em cada área de ensino é essencial. Para isso, você pode acessar o material de estudo com os assuntos requeridos em cada matéria.

Além disso, dominar o tempo de prova, os conteúdos mais comumente cobrados e treinar muito com provas anteriores são aspectos decisivos na hora de conseguir a certificação.

Também, e não menos importante, realizar simulados frequentemente e criar um cronograma de estudos diário que se encaixe na sua rotina são pontos fundamentais para obter êxito no exame.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Encceja 2022: O que estudar em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.