Acesse Nossas Redes Sociais

Detran

Extintor de incêndio Multa 2023: Item é opcional

Publicado

em

Em caso de incêndio, é muito importante ter um extintor à mão. Existem muitos tipos de extintores de incêndio, cada um com sua finalidade específica.

Porém, você provavelmente já viu que o Extintor de incêndio poderá passar a ser um item opcional. Existindo até mesmo uma resolução do Contran relatando o uso facultativo do item.

Continue lendo abaixo para saber mais sobre isso, e sobre o Extintor de incêndio multa 2023. Separamos todas essas informações para te manter informado aqui no Blog HPG, confira!

extintor-de-incendio-multa.jpg-300x160 Extintor de incêndio Multa 2023: Item é opcional

O que é o extintor de Incêndio?

O extintor de incêndio é um equipamento móvel, constituído por um cilindro, componentes como válvula, mangueira, indicador de pressão, além de também ter o agente extintor e gás expelente (como nitrogênio), que é utilizado para combater princípios de incêndio.

Por se tratar de um equipamento móvel, ele pode ser portátil ou sobre rodas. Desde que os extintores de incêndio foram colocados no mercado, eles receberam muita atenção e uso.

O fogo é um fenômeno físico-químico, e para que ele possa existir é necessário ter 4 componentes, como:

  • Oxigênio (comburente)
  • Calor (uma fonte de calor que comece o fogo)
  • Combustível (material que será queimado)
  • Reação em cadeia (ciclo que se instala com outros componentes)

A união desses 4 componentes gera o que é conhecido como “Tetraedro do fogo”. Se for possível eliminar um deles durante um incêndio, o fogo será totalmente controlado.

tipos-de-extintores-de-incendio.jpg-300x176 Extintor de incêndio Multa 2023: Item é opcional
Tipos de extintores de incêndio

Veja os principais tipos de extintores de incêndio:

Extintor de agua

Utilizado para apagar incêndios de Classe A, ou seja, o papel, madeira, tecidos, borracha, plástico. Um dos mais conhecidos é o extintor de água Pressurizada (AP) que possui um método de resfriamento.

Uma das características deste extintor de incêndio é que ele possui uma ampla gama de jatos que podem ser utilizados a uma distância segura do operador.

Extintor de pó químico BC

O extintor de pó seco BC, também conhecidos como BC PQS (BC pó seco) ou BC Powder, consistem em um pó à base de bicarbonato de sódio cujo método de combate é a asfixia, onde o pó “carrega” oxigênio. O fogo interrompe o processo de reação em cadeia.

Extintor de Pó Químico ABC

Assim como o extintor de pó seco BC, o extintor de pó seco ABC também é um extintor de incêndio, a diferença é que sua pólvora é feita de fosfato monoatômico, e também pode ser usado para extinção de incêndio classe A.

Após o uso, você pode notar uma diferença visual entre os dois extintores, pois o pó BC é branco e o pó ABC é amarelo.

extintor-de-incendio.jpg-300x200 Extintor de incêndio Multa 2023: Item é opcional
Extintor de Incêndio utilizado em automóveis

No começo de 2015, o extintor de incêndio mais utilizado em automóveis era o tipo BC, para combater incêndios em materiais elétricos energizados e em líquidos inflamáveis.

O problema deste tipo era o fato de ter validade de apenas um ano, e precisar ser recarregado sempre após ter vencido.

No mesmo ano, após a resolução que foi publicada pelo Conselho Nacional de Habilitação (Contran), foi indicado a substituição do modelo BC pelo novo extintor de pé para classes ABC, com uma abrangência maior e com cinco anos de validade.

Portanto, a durabilidade deste extintor de incêndio novo é muito superior. Além de combater incêndios causados ​​por materiais elétricos energizados, como baterias e fios de carros, e líquidos inflamáveis, como combustível, os extintores ABC também podem extinguir materiais sólidos, como madeira, tecido, papel e borracha.

Extintor de incêndio multa 2023

Desde 2015, o extintor de incêndio passou a ser um item opcional nos automóveis de passeio e veículos utilitários, de acordo com o que está estabelecido na Resolução nº 556/2015 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O item continua sendo obrigatório para caminhões, veículos de transporte de produtos inflamáveis e todos os veículos utilizados para transporte coletivo de passageiros.

Como resultado dessa decisão, a grande maioria, senão todos, os carros de passeio de hoje são vendidos sem equipamentos – o que não os impede de comprá-los e instalá-los posteriormente.

No entanto, observe: Se você transportar extintor de incêndio em veículo opcional, ainda corre o risco de ser autuado por infrações graves, multa de R$195,23, 5 pontos no prontuário e retenção do carro até a respectiva regularização.

Entenda a Resolução do Contran

Como mencionado anteriormente, o uso de extintor de incêndio no carro é algo que o proprietário opta por usar ou não, mas se quiser usar, deve seguir as regras estabelecidas na Resolução 556/15, que, em resumo, são:

  • O produto está dentro do prazo de validade especificado pelo fabricante, sendo substituído compulsoriamente ao expirar o prazo de validade
  • Use um extintor de incêndio com carga de pó ABC.

Caso o proprietário que opte por utilizar extintor de incêndio no carro não siga essas regras, o descumprimento estará sujeito a multa pesada de 195,23 reais, 5 pontos da CNH e o veículo será apreendido até a regularização correspondente.

Esta é uma decisão pessoal de cada proprietário do veículo e, para tomar uma decisão, devem ser considerados fatores como o cumprimento dos requisitos acima, o preço do extintor e a capacidade de usá-lo.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Extintor de incêndio Multa 2023: Item é opcional em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado. Comente em uma publicação para entrar em contato com o colunista ou envie um e-mail para [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.