Acesse Nossas Redes Sociais

Dicas

Feriados 2022: O que Abre o Que Fecha

Publicado

em

Difícil encontrar alguém que não goste de um feriado, ainda mais porque esse momento é considerado um dos mais esperados para que as pessoas e famílias possam descansar. Se você também gosta, não deixe de conferir quais são os feriados de 2022. Essas informações podem te ajudar a se planejar para essas janelas.

feriados-o-que-abre-fecha Feriados 2022: O que Abre o Que Fecha

Acompanhe para saber o que pode abrir ou fechar nos feriados de 2022. Cidades turísticas, por exemplo, acabam se planejando para cada uma dessas datas e praticamente todo o comércio local acaba abrindo para a chegada dos turistas e essa não é uma realidade quando falamos de cidades mais comuns.

Feriados 2022

O mais legal é quando a gente consegue se planejar com antecedência, mas sabemos que nem todas as empresas acabam decidindo com antecedência como será a escala de trabalho, principalmente quando estamos falando daquele feriado que cai em uma terça ou quinta-feira, onde temos a oportunidade ou não de fazer a emenda.

Antes de programar qualquer viagem é fundamental saber o que abre e fecha nos feriados 2022. Mencionamos isso pelo fato de que dependendo do seu destino de viagem muitas coisas estarão fechadas, mas sempre dependerá muito do destino, nem sempre é uma realidade para todos os locais.

Quando falamos em cidades turísticas como Rio de Janeiro, São Paulo, Aracaju, João Pessoa, Fortaleza, entre outras, essas realmente se programam até mais para poder receber as pessoas que vêm de outras regiões

feriados-o-que-abre-fecha-1 Feriados 2022: O que Abre o Que Fecha

Quais são os feriados de 2022?

Assim como em qualquer outro ano, as datas dos feriados de 2022 são divididas em duas categorias. Temos a categoria dos feriados nacionais que são aqueles aplicados em todo território brasileiro e a categoria dos feriados regionais são aqueles que podem acontecer por estado ou por cidade, ou seja, não se aplica a realidade de todos os demais locais.

Vamos mencionar aqui alguns dos principais feriados para 2022 e eles estão dentro da categoria de nacionais, ou seja, podem ser aplicados em qualquer região do país:

  • Carnaval
  • Paixão de Cristo
  • Tiradentes
  • Dia do trabalho
  • Corpus Christi
  • Independência do Brasil
  • Nossa Senhora da Aparecida
  • Finados
  • Proclamação da república
  • Natal

Esses são feriados que vão acontecer no ano de 2022 e eles vão cair em vários dias da semana, inclusive sábado e domingo que são dias dos quais o brasileiro não gosta muito que tenha feriado.

Para complementar a lista acima, seria interessante saber quais são os feriados da sua cidade. Eles podem ocorrer por conta do aniversário da mesma, algum marco especial, religião e etc. A programação ajuda a aproveitarmos melhor o lugar, mas para isso precisamos saber o que estará aberto e o que estará fechado em cada data que você for, então olhe com antecedências todas essas informações.

o-abre-e-o-que-fecha-feriados-e1638788671922 Feriados 2022: O que Abre o Que Fecha

O que abre o que fecha nos feriados 2022?

Quando queremos ter uma visão do que abre o que fecha em determinado tipo de feriado é muito importante saber se se trata de um nacional ou regional, além disso, até mesmo o que é comemorado no feriado vai dizer o que pode abrir ou não nessa data.

Existem tipos de comércios que abrem em praticamente todos os feriados, mas existem três que são considerados mais sensíveis que são os casos do dia dos finados, Natal e Ano Novo.

Por isso que acaba sendo muito individual falar sobre o que abre e o que fecha nos feriados de 2022. Vamos trazer uma lista um pouco resumida das coisas que abrem e daquelas que poderão estar fechadas nesses períodos de feriados nacionais. Outro ponto é acompanhar como será a programação na sua própria cidade ou daquela que você queira viajar.

O que normalmente abre no feriado:

  • Supermercado
  • Mercearias em geral
  • Sacolão ou verdurão
  • Farmácias
  • Parques
  • Bares
  • Shopping
  • Aeroportos
  • Pousadas
  • Hotéis

Agora vamos consultar a lista do que normalmente costuma fechar em algum feriado:

  • Lojas do varejo
  • Restaurantes menores
  • Mercearias de bairro
  • Academias de bairro

Além de ter essa visão mais geral que trouxemos aqui, é muito importante acompanhar o que costuma abrir ou fechar na região onde você mora ou naquela que você vai visitar. Porque realmente costuma ser muito individual esse comportamento, ainda mais porque o comércio é bem democrático. Conhecer esse funcionamento do comércio é parte do seu planejamento para aproveitar melhor o dia.

Agora que você tem uma visão mais resumida do que abre e também do que fecha nos feriados para 2022, veja qual será o seu destino ou mesmo se você vai continuar na cidade onde você está. Se programar é fundamental para qualquer viagem e isso evita uma série de entrevistas.

Se você está pensando em visitar lugares específicos nos feriados, não deixe também de acompanhar os canais e redes sociais desses lugares onde eles costumam divulgar informações sobre o funcionamento. Dessa forma, você já monta o seu roteiro e deixa tudo programado para poder aproveitar o máximo de tempo que você vai passar no local.

Redatora do HPG é Formada em Comunicação em Mídias Digitais pelo SENAI e em Jornalismo pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Larissa Silva é uma jovem mineira que vive em São Paulo e tem a redação como paixão, desde pequena amava ler muitos livros e pretende escrever alguns em breve.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas

Cadastro Positivo: É bom ou Ruim? Aumenta Score?

Publicado

em

Muitos ainda não conhecem o Cadastro Positivo, ele consiste em um site onde as empresas podem verificar o histórico do pagador. Portanto, é possível verificar se a pessoa paga seus débitos em dia, ou ao contrário, fica devendo nos lugares onde realiza suas compras.

Outro fator importante que o Cadastro Positivo possibilita é a possibilidade de comprovação de renda para as pessoas que não possuem outros meios de comprovação, são autônomos, liberais, mas quitam seus débitos em dia. A seguir você conhece um pouco melhor sobre o Cadastro Positivo e sabe se vale a pena fazer o seu cadastro.

cadastro-positivo Cadastro Positivo: É bom ou Ruim? Aumenta Score?

Cadastro Positivo é Bom ou Ruim?

Para as empresas cadastradas o Cadastro Positivo oferece um histórico completo da vida financeira de seus clientes. Dentre as informações obtidas, pode-se destacar as compras efetuadas e o valor das parcelas, datas de vencimento, empréstimos realizados, se as contas foram pagas em dia e muito mais.

Ainda, é possível encontrar outros tipos de informações no Cadastro Positivo como contas ligadas aos serviços de água, luz e internet. Mas para quê isso serve? Através destes dados, a empresa consegue verificar se a pessoa tem um histórico de bom pagador, com isso, fica mais fácil e seguro para esta conceder novos créditos, ao passo que, avaliando as informações, o crédito poderá ser concedido as pessoas que tem menos chances de darem um “calote”.

Quem pode ter acesso as informações cadastradas no Cadastro Positivo?

Poderão ter acesso as informações a respeito da vida financeira das pessoas, no Cadastro Positivo, os órgãos de proteção ao crédito como SPC/SERASA, empresas de água, luz e telefonia, como também, demais empresas como as do comércio, bancos, financeiras, dentre outras.

Enfim, todas aquelas empresas que acharem necessário ter acesso a mais informações dos seus clientes, podem obtê-las pelo Cadastro Positivo.

cadastro-positivo-vale-a-pena Cadastro Positivo: É bom ou Ruim? Aumenta Score?

Quem pode fazer o Cadastro Positivo

Primeiramente, vale ressaltar que algumas mudanças estão sendo feitas com relação a quem pode fazer o cadastro. Com isso, a ideia é que qualquer pessoa poderá fazer o seu cadastro, através do seu CPF. Mas ninguém é obrigado a manter seus dados no Cadastro Positivo, podendo requerer a retirada das suas informações.

Outra informação que vem circulando na internet é de que o consumidor com cadastro na plataforma do Cadastro Positivo teria direito a juros mais baixos em suas compras, o que não é verdade!

Logicamente, a pessoa endividada pode tentar junto a credora, a composição de um acordo, onde a cobrança de juros, parcelamento pode ser diferente, dependendo do aceite ou não do credor e isso tem haver com o seu score de crédito. O simples fato de ter o cadastro positivo não garante aumentar o seu Score e vice-versa.

Ainda, é importante mencionar que as informações quanto ao histórico financeiro dos clientes não fica disponível para sempre no Cadastro Positivo, mas sim por 5 (cinco) anos. Sim, informações quanto a negativação do SPC e SERASA, também ficam disponíveis por 5 anos. Mas, algumas informações podem permanecer por até 15 anos!

Como fazer o cadastro na plataforma do Cadastro Positivo?

Desde o ano de 2019, você não precisa mais realizar o cadastro, pois foi promulgada a lei que autorizou a inclusão automática das informações financeiras de pessoas com idade superior a 18 anos.

O lado positivo desta ação é que, se você for um bom pagador, o seu score será disponibilizado as empresas, podendo com isso, você conseguir acesso a empréstimos e créditos. Por isso é importante quitar os seu débitos em dia, ou até mesmo, quando possível, pagar antes da data de vencimento.

As contas analisadas dizem respeito a pagamento de água, luz telefonia, como também, cheque especial, cartões de crédito, crédito pessoal, dentre outras.O Cadastro Positivo avalia os pagamentos feitos nos últimos 12 meses. Então, fique atento ao vencimento dos teus boletos!

Como Excluir meu Cadastro Positivo?

A solicitação de exclusão no cadastro da plataforma Cadastro Positivo deverá ser feito diretamente aos gestores de bancos de dados do Cadastro Positivo. Assim, o contato pode ser feito pelos canais de atendimento disponibilizados no site da empresa.

O prazo para exclusão das informações, após solicitado é de até dois dias após a solicitação.

cadastro-positivo-aumenta-score Cadastro Positivo: É bom ou Ruim? Aumenta Score?

O Cadastro Positivo vale a pena?

A questão varia, se você é um bom pagador, o Cadastro Positivo vale muito a pena, pois o se score estará alto e assim, você terá mais chances de ter créditos aprovados junto aos bancos e financeiras.

Agora se você não paga as suas contas em dia, está negativado no SPC/SERASA, o Cadastro Positivo pode vir a lhe prejudicar, impossibilitando em alguns casos, de conseguir créditos com bancos e financeiras ou ofertas melhores.

O Cadastro Positivo é uma ótima ferramenta para as empresas terem acesso a mais informações sobre os seus clientes, assim como para os consumidores, que são bons pagadores, os quais poderão ter benefícios quanto a concessão de créditos e empréstimos junto a bancos e financeiras. Então, se você está buscando financiamentos para casa, carros ou outras áreas afins é importante quitar suas contas em dia!

Continue Lendo...

Conteúdo da Página

Novidades

Categorias

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.