Acesse Nossas Redes Sociais

Programas Sociais

FGTS Emergencial: Quem pode sacar e valores

Publicado

em

Saiba todas as informações sobre FGTS Emergencial e quem pode realizar o saque neste artigo.

Os trabalhadores nascidos em julho terão direito a realizar saque Emergencial do FGTS em maio.

Mais de 3,5 milhões de pessoas com contas ativas e inativas terão direito a saques emergenciais de até 1.000 reais de um total de 2,5 bilhões de reais depositados pela Caixa Econômica Federal referente ao FGTS Emergencial.

Os próximos beneficiários serão os 3,4 milhões de trabalhadores nascidos em agosto os quais poderão sacar o momento de R$ 2,4 bilhões no mesmo mês.

No total, 42 milhões de trabalhadores têm direito ao FGTS Emergencial. Os saldos disponíveis podem ser consultados, mas os saques e movimentações de valores seguem um cronograma estabelecido pela Caixa.

Para os nascidos em janeiro, o calendário de saídas começa em 20 de abril e as retiradas especiais continuarão até 15 de junho.

Quem perder a data terá até 15 de dezembro de 2022 para acessar os valores (veja calendário ao final deste artigo).

fgts-2 FGTS Emergencial: Quem pode sacar e valores

FGTS Emergencial: Como funciona

O valor liberado dependerá do saldo de cada pessoa no FGTS, levando em consideração a soma dos valores disponíveis em todas as suas contas vinculadas.

Os trabalhadores irão creditar recursos automaticamente nas contas criadas no aplicativo Caixa Tem. Eles podem então transferir fundos dentro do aplicativo ou, se desejarem, também para outro banco.

A Caixa informou que, embora o aplicativo do FGTS ofereça a opção de cadastrar uma conta bancária em outra instituição financeira, essa informação não será considerada para crédito de SDR. Os depósitos serão feitos exclusivamente na conta Caixa Tem.

Quem decidiu não realizar saques emergenciais do FGTS durante a pandemia de Covid-19 de 2020, não terá o valor creditado este ano.

Desta vez, para receber valores de até 1.000 reais, os trabalhadores devem solicitar o benefício.

Segundo a Caixa, o pedido foi feito de forma simples. Não há necessidade de ir a uma agência. Os trabalhadores devem acessar o aplicativo do FGTS ir em “Saque Extraordinário” e confirmar ou complementar os seus dados cadastrais.

A partir daí, basta clicar em “Solicitar Saque” para obter o valor a ser liberado.

Vale ressaltar que entre a data do pedido de saque e a data do crédito válido na conta Caixa Tem, há um tempo mínimo necessário para processar o pedido, razão pela qual os créditos podem ser feitos em datas posteriores a esse dia estabelecido.

FGTS Emergencial: aniversário

Inicialmente, a Caixa havia informado que os trabalhadores que contraíssem empréstimos antecipando saques de aniversário teriam suas contas do FGTS congeladas e, portanto, não poderiam fazer saques especiais de até 1.000 reais.

No entanto, o bloqueio só é válido para o valor e juros correspondentes aos saques de aniversário.

fgts-emergencial-quem-pode FGTS Emergencial: Quem pode sacar e valores

FGTS Emergencial: saldo

Você também pode consultar o saldo pessoalmente em uma agência da Caixa, no site do banco ou pelo aplicativo do FGTS, que pode ser baixado gratuitamente no seu celular na Apple Store ou Play Store.

No site da Caixa Econômica Federal, é necessário informar o NIS (PIS/Pasep), que pode ser consultado na carteira de trabalho, o Código de cidadão também podem ser usado.

Também é possível realizar a consulta através do site utilizando a numeração do NIS.

Aqueles que se inscreveram no SMS receberão o valor da retirada via SMS em seu celular. O ingresso é simples: basta acessar o site da Caixa clicar na opção “FGTS”, em seguida, selecionar “Entrar”, logo depois, “Mensagem via Celular”.

Agora é só informar o número do NIS ou PIS/Pasep e clicar no botão “Registrar Senha”, agora seu acesso passa a estar liberado, bastando só selecionar “Serviço de celular”.

O monitoramento online das informações do FGTS permite que os trabalhadores gerenciem a regularidade dos depósitos em suas contas vinculadas.

Outra forma de receber a declaração do FGTS é em casa a cada dois meses.

Para isso, os trabalhadores devem informar o endereço completo no site da Caixa, em uma agência bancária ou pelo telefone 0800-726-0101.

Calendário de saque do FGTS

Mês de nascimento Data de depósito no Caixa Tem
Janeiro 20 de abril
Fevereiro 30 de abril
Março 04 de maio
Abril 11 de maio
Maio 14 de maio
Junho 18 de maio
Julho 21 de maio
Agosto 25 de maio
Setembro 28 de maio
Outubro 1º de junho
Novembro 08 de junho
Dezembro 15 de junho

Fonte: Caixa Econômica

fgts-emergencial-quem-pode-sacar FGTS Emergencial: Quem pode sacar e valores

FGTS Emergencial: como solicitar

Para obter conseguir realizar o saque o primeiro passo é aderir à modalidade do saque emergência do FGTS.

Para isso, basta acessar o aplicativo do FGTS no seu celular ou ir diretamente no site do Fundo de Garantia.

Após a adesão, basta aguardar a data de pagamento pelo mês de aniversário conforme tabela acima.

Agora que você já sabe de todas as informações sobre o FGTS Emergencial chegou o momento de verificar o valor do seu saque e acompanhar o calendário da liberação.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news FGTS Emergencial: Quem pode sacar e valores em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.