Acesse Nossas Redes Sociais

Governo

Imposto de Renda 2022: Quem Deve Declarar?

Publicado

em

O imposto de renda de 2022 é um assunto sério e que preocupa grande parte da população brasileira, principalmente quando falamos em prazos. Por esse motivo, se você deseja fazer essa declaração dentro do prazo, não deixe de verificar as instruções necessárias para que isso possa acontecer.

declaracao-imposto-renda Imposto de Renda 2022: Quem Deve Declarar?

A partir do momento em que o cidadão faz a sua declaração dentro do prazo, ele evita pendências diretamente com a Receita Federal. Essas tendências estão diretamente relacionadas com a parte tributária, o que é algo bastante sério e as multas relacionadas podem ser altas, logo, é muito importante evitar.

Imposto de Renda 2022

Para poder realizar a declaração do imposto de renda em 2022, o primeiro passo para você fazer um planejamento para ter visibilidade de quais são os requisitos que encaixam a pessoa na declaração obrigatória e quais encaixam na declaração opcional. Tudo está relacionado com o patrimônio adquirido pela pessoa no último ano fiscal.

Quando falamos do último ano fiscal, o que significa dizer que a sua declaração realizada e submetida no ano de 2022 está relacionada ao exercício fiscal de 2021. Entender essa diferença é fundamental para que você levante as informações necessárias na hora de declarar o imposto e fazer de forma correta.

Com informações disponibilizadas abaixa explicamos um pouco melhor como funciona o processo de declaração para que você possa se organizar para essa etapa:

  • A declaração para pessoa física e jurídica ocorre no primeiro semestre do ano
  • Através do site da Receita Federal é possível baixar o programa para submeter a declaração
  • Você pode utilizar os dados da última declaração realizada e alterar as informações necessárias referentes a esse ano
  • Para não cair na malha fina, procure fazer a declaração completa e com todas as informações referentes ao ano fiscal anterior
  • As datas são muito importantes, procure submeter a sua declaração dentro da última data disponibilizada para tal

Essas são as orientações gerais que gostaríamos de compartilhar quando o assunto é declaração do IR 2022. Lembrando que todos os anos as datas de início e término para decoração passam por alterações, então você precisa entender qual é o período que se aplica para esse ano, vamos falar disso mais adiante.

declaracao-imposto-renda-data Imposto de Renda 2022: Quem Deve Declarar?

Quem deve declarar o Imposto de Renda?

Todos os anos temos inúmeras dúvidas relacionadas ao processo, lança tua vida que as pessoas mais fazem É sobre quem deve declarar o imposto de renda 2022, isso acontece porque elas querem saber quem está na obrigatoriedade e quem não está. Isso acaba fazendo a diferença porque a partir do momento em que você não entra na obrigatoriedade, realmente não é preciso fazê-la.

Vamos entender então quem é obrigado a declarar o imposto de renda em 2022:

  • O cidadão que recebeu rendimentos tributáveis com valor superior a R$ 28.559,70
  • O cidadão que recebeu rendimentos o que são exemplos, não tributáveis Ou até tributados na fonte com o valor superior a R$40mil.

Essas são as informações que você precisa saber para poder entender quem precisa fazer a declaração desse imposto. Mande isso não significa dizer que as pessoas que não se encaixam nessas obrigatoriedade não podem fazer, elas continuam liberadas a declarar, mas entram como parte opcional.

Caso você não se encaixe na obrigatoriedade acima e mesmo assim deseja fazer a declaração, não tem nenhum problema, siga todos os passos necessários sobre baixar o programa, olhar os documentos que você precisa para fazer a declaração e também a data final que é bastante importante.

Para ter uma ideia da importância da data, aquelas pessoas que fizeram a declaração primeiro, serão aquelas que serão restituídos primeiro também, então além de ter conhecimento do prazo final, recomendamos que você também Aproveite os primeiros dias para fazer a sua declaração, isso vai te ajudar a receber o retorno financeiro, caso você tem alguma restituição, de forma mais rápida.

imposto-renda-declaracao-1 Imposto de Renda 2022: Quem Deve Declarar?

Data para declaração do Imposto de Renda 2022

Acima podemos conferir sobre a obrigatoriedade e entendemos em quais casos o cidadão precisa fazer a declaração do imposto. Agora vamos falar de uma segunda dúvida que é bastante recorrente e que está diretamente relacionada com a data para declaração do imposto de renda de 2022.

Conforme colocamos anteriormente, essa data passa por alterações todos os anos, sempre fica um dentro do mesmo ano praticamente. Abaixo colocamos a previsão para esse ano:

  • Data para a declaração do IR começa em março e termina em Junho.
  • Reforçamos que aquelas pessoas que fizerem a declaração primeiro, serão as que também terão prioridade na restituição, ou seja, elas serão restituídas primeiro é como se fosse uma ordem de chegada.

Data que foi mencionada acima se aplica para pessoas físicas, caso você queira declarar o imposto de renda para pessoas jurídicas, saiba que a data estabelecida é diferente e também passa por alterações todos os anos. No site da Receita Federal é possível consultar as informações de forma atualizada para que você não perca nenhum prazo.

Redatora do HPG é Formada em Comunicação em Mídias Digitais pelo SENAI e em Jornalismo pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Larissa Silva é uma jovem mineira que vive em São Paulo e tem a redação como paixão, desde pequena amava ler muitos livros e pretende escrever alguns em breve.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Finanças

Como Saber se Estou com Nome sujo no SPC e Serasa

Publicado

em

Uma pessoa poderá ter o nome sujo no SPC e Serasa por atraso no pagamento de qualquer conta, seja ela de luz, água, telefone, cartão de crédito e muitas outras.

E quando isso acontece, o CPF estará negativado, e para melhor essa situação, é preciso fazer uma negociação e pagamento da dívida. Quer saber mais sobre como limpar o nome sujo no SPC e Serasa Então continue lendo abaixo!

nome-sujo-spc-e-serasa Como Saber se Estou com Nome sujo no SPC e Serasa

O que é nome sujo no SPC e Serasa

A pessoa que tiver o nome sujo no SPC e Serasa é aquela que comprou um serviço ou produto, e não pagou corretamente. Ela terá o nome apontado na lista dos órgãos de proteção ao crédito, ou seja, os órgãos como SPC Brasil, Serasa, Boa Vista SCPC, e depois será visto como negativado.

Portanto, quando uma empresa não recebe o pagamento em dia de determinado cliente, ela irá emitir o aviso para um ou mais órgãos de proteção ao crédito sobre esta dívida que está pendente.

Eles vão entrar em contato com o consumidor para avisar que o nome será adicionado na lista de proteção ao crédito, caso o pagamento da dívida não seja feito no prazo determinado.

Se esta inclusão realmente acontecer, o nome em questão será apontado nos órgãos como o SPC e Serasa, e o mesmo poderá ser utilizado em consultas de outras empresas que tenham acesso a base de dados e queiram checar o histórico financeiro.

Quando o nome fica sujo no SPC e Serasa?

O nome sujo no SPC e Serasa é consequência do atraso de pagamento de qualquer uma das contas, seja uma despesa de casa como água, luz, aluguel, cartão de crédito e muitas outras.

Desse modo, o nome será incluído na lista dos órgãos, e no primeiro momento de inadimplência o credor já vai poder inserir o nome do devedor no cadastro dos inadimplentes, porém, ele precisa comunicar os outros órgãos.

Veja 7 situações que geralmente causam a negativação do nome no SPC e Serasa:

  • Atraso em carnês
  • Ação Judicial
  • Cartão de credita
  • Cheque sem fundo
  • Falta de pagamento dos empréstimos
  • Dívidas vencidas
  • Protesto do título<

Quando os prazos não são cumpridos, ocorre o aviso sobre o nome na lista de negativados dos órgãos como o SPC.

nome-sujo-spc-serasa Como Saber se Estou com Nome sujo no SPC e Serasa

Consequências de ter nome sujo no SPC e Serasa

É inegável que todos sabemos que ter o nome sujo no SPC e Serasa é algo ruim, afinal, o nome está sendo apontado em qualquer serviço de proteção ao crédito. Porém, nem todos sabem como isso realmente afeta a vida da pessoa.

Estar negativado significa para o mercado que essa determinada pessoa não possui comprometimento em realizar os pagamentos, e assim ela terá dificuldades para conseguir:

  • Empréstimos
  • Financiamentos (seja de imóvel, carros e outros bens)
  • Abertura de conta corrente
  • Adquirir novos cartões de crédito
  • Bloqueio de cheque especial

Além disso, ainda é possível encontrar um dispositivo na CLT que possibilita que os bancários sejam demitidos se eles tiverem com o nome sujo no SPC e Serasa.

nome-spc-serasa Como Saber se Estou com Nome sujo no SPC e Serasa

Como saber se está com nome sujo no SPC e Serasa?

Uma forma eficiente se está com o nome sujo no SPC e Serasa é através de uma consulta do CPF, sendo uma opção disponibilizada nos sites de proteção ao crédito. Fazer essa consulta no Serasa é completamente gratuito, rápido e simples! Veja como fazer isso:

  • Acesse o site do Serasa
  • Vá na opção “Consultar CPF Grátis”
  • Faça seu cadastro (se ainda não tiver) e depois faça o Login
  • Por último, vá na opção “meu CPF” e veja as informações sobre todas as pendências no seu CPF.

Para limpar o seu nome sujo no SPC e Serasa, basta acessar as pendências e negociar as dívidas. Tudo pode ser feito pela internet mesmo, o site é eficiente e simples de ser usado.

Após a negociação, basta fazer o pagamento e acompanhar as pendências e o nível do Score ficando disponível. É muito importante que o interessado em quitar as dívidas tenha um planejamento para conseguir saldar os débitos.

É fundamental ter em mente que não adianta fazer uma negociação e depois não conseguir fazer o pagamento do que foi combinado, pois isso se tornará um acúmulo de contas.

Como saber se o nome está negativado no SPC?

Veja como verificar se o seu nome está sujo no SPC:

  • Faça download do aplicativo (está disponível para Android e iOS) ou site do SPC Consumidor
  • Faça um cadastro com seu nome, CPF, e-mail e telefone para contato
  • Faça a verificação do cadastro por e-mail ou por SMS
  • Posteriormente, confira todas as informações sobre a situação do CPF gratuitamente.

Na plataforma do SPC é possível verificar gratuitamente e de forma rápida, o nível do score e as dívidas que estão em aberto.

Da mesma forma que o outro, basta fazer a negociação e pagamento da dívida para limpar o nome sujo no SPC e Serasa. Lembre-se de ter um planejamento financeiro para não ter novos problemas no futuro, ou acabar acumulando novas dívidas nos órgãos.

Continue Lendo...

Conteúdo da Página

Novidades

Categorias

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.