INSS autônomo 2024: Como Calcular

Uma coisa que gera preocupação em muitas pessoas é a aposentadoria. Isso porque, na velhice em geral, as pessoas não estão mais aptas para trabalhar, e é um momento para descansar. Quando você trabalha em uma empresa CLT, a empresa faz todos os trâmites para sua contribuição com o INSS, e em geral, a sua aposentadoria está garantida. Mas se você é um autônomo, a sua contribuição no INSS depende apenas de você! E dessa forma, é importante estar atento às regras de contribuição para os autônomos no INSS 2024, que são um pouco diferentes da contribuição geral e saber como calcular.

Por isso, se você é autônomo e tem interesse em saber como calcular a sua contribuição para o INSS 2024, continue a ler este artigo que nós traremos todas as informações sobre isso para você!

inss-autonomo-contribuicao INSS autônomo 2024: Como Calcular

Tabela do INSS Autônomos 2024 

De maneira geral, como foi citado, a tabela do INSS para autônomos 2024 é um pouco diferente do comum e possui um valor específico de alíquota. Então para entender como calcular a contribuição, o primeiro passo é saber o valor da alíquota, que nesse caso é de 5%, aplicado sobre o salário mínimo.

Então por exemplo, para o salário mínimo de 2024, a contribuição do autônomo é de cerca de 60 reais. Dessa forma, o contribuinte fica em dia com suas obrigações com o INSS e garante seus direitos no futuro. A partir da contribuição recorrente, os benefícios são:

  • Aposentadoria de acordo com o tempo de contribuição;
  • Auxílio Doença, respeitando a carência de 12 meses;
  • Salário Maternidade.

Mas se o autônomo preferir, ele ainda pode escolher o tipo de plano que ele deseja usar para a sua contribuição, de acordo com o INSS 2024. Os dois planos são:

  • Plano normal: O tempo de serviço é contabilizado para fins de aposentadoria.
  • Plano simplificado: O valor da contribuição é contabilizado para fins de aposentadoria.
contribuicao-para-autonomo-inss INSS autônomo 2024: Como Calcular

Benefícios contribuição autônoma INSS 2024

Tanto trabalhar para empresas, quanto trabalhar para si mesmo, como um profissional autônomo tem suas vantagens e desvantagens. E uma dúvida que fica na cabeça de muitos autônomos é em relação aos benefícios e vantagens da contribuição como profissional autônomo. Isso depende muito de cada situação e pode variar bastante de pessoa para pessoa, dependendo também do plano que o profissional autônomo escolher e de quando ele decidiu começar a contribuir.

Uma das vantagens da contribuição do autônomo do INSS 2024 é que o valor da sua contribuição é bem menor, do que uma pessoa que esteja em regime CLT por exemplo. Isso porque entende-se que um microempreendedor ou autônomo depende de muitos fatores para conseguir sua renda ao final do mês. Não é algo determinado como para um profissional de carteira assinada.

Então, para que você possa ficar tranquilo em relação a sua aposentadoria e possa trabalhar sossegado, sem maiores preocupações, pode ser uma ótima vantagem fazer a contribuição como autônomo para o INSS 2024. Além disso, o valor não é muito alto, e não comprometerá muito do seu orçamento mensal, te possibilitando segurança no futuro.

inss-autonomo INSS autônomo 2024: Como Calcular

Como o autônomo contribui no INSS?

Mas se a sua maior dúvida é em relação a como fazer essa contribuição como autônomo no INSS 2024, pode ficar tranquilo, pois o processo é bem simples. Em geral, você pode fazer essa contribuição através da internet de forma bem rápida. Para isso basta:

  • Fazer a sua inscrição no PIS, o programa de integração social;
  • Posteriormente, você pode clicar em “Contribuinte Individual, sendo necessário ter o número do PIS;
  • Então, você deve escolher em qual tipo de contribuição você se encaixa;
  • Por fim, é só fazer o pagamento do boleto que será gerado!

Com esse boleto em mãos, é importante que você se lembre de fazer o pagamento todo o mês, que em geral, deve ser feito até o dia 15 de cada mês. O pagamento pode ser feito em qualquer instituição financeira, como bancos online, caixas eletrônicos e casas lotéricas. Dessa forma, é como se você tivesse um carnê de contribuição do INSS, o qual precisa ser pago durante todos os meses.

Quem pode fazer a contribuição de autônomo do INSS 2024?

Apesar de todas as vantagens citadas que você possui ao fazer a contribuição como autônomo no INSS 2024, não é simplesmente fazer a contribuição. Isso porque existem algumas regras relacionadas a quem pode contribuir. Entre as regras estão:

  1. A pessoa só pode contribuir como um autônomo se ela realmente for um. Ou seja, para fazer esse tipo de contribuição, a pessoa não poderá ter carteira profissional assinada, ou outro contrato que demonstre que ela trabalha fixamente para um terceiro.
  2. Você precisa provar que realmente exerce atividades profissionais como autônomo. Mas atenção, é preciso tomar cuidado para que a essa comprovação não passe por cima da primeira regra. Isso porque, você pode fornecer serviços para terceiros como um autônomo, mas não pode ter um contrato como um funcionário de um terceiro.
Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news INSS autônomo 2024: Como Calcular O site mais atualizado de 2024!

Isabela Costa é natural da cidade de Petrolina/PE, está cursando direito na UniFTC de Petrolina. Mulher empoderada, está sempre antenada com os assuntos do momento, daí veio sua vocação para escrever, tem facilidade na escrita de qualquer assunto. É feminista e vegana e nas horas vagas faz trabalho voluntário em ONGs de sua cidade. Caso queira entrar em contato com Isabela, comente em uma publicação ou envie um e-mail para [email protected]
Deixe seu comentário