Acesse Nossas Redes Sociais

Governo

IPTU Belo Horizonte 2023: Valor, Data, Reajuste e Vencimento

Publicado

em

Um dos impostos mais importantes para a sociedade em geral é o IPTU Belo Horizonte 2023. Porém, ainda estamos em 2022 e por isso muitos acabam esquecendo do pagamento dos impostos do próximo ano.

iptu-belo-horizonte-valor-data-reajuste-e-vencimento IPTU Belo Horizonte 2023: Valor, Data, Reajuste e Vencimento

Afinal, os documentos não chegaram ainda e só nos resta esperar.

Mas não é bem assim, pois uma das melhores formas de evitar isso é com o planejamento financeiro desde já. Com isso, é importante termos algumas bases como por exemplo os valores pagos no ano atual.

As formas de pagar o imposto será igual às que ocorrem nos dias atuais. São elas: pagamento total e pagamento parcelado. Cada um dos métodos possuem uma função e alguns benefícios. Nesse sentido, podemos citar um dos mais importantes que é o desconto.

Por exemplo, no ano vigente, a prefeitura de Belo Horizonte ofereceu um desconto de 10% no valor total. Isso para aqueles que decidiram pagar ao menos duas parcelas de maneira antecipada.

Importância do IPTU Belo Horizonte 2023

Quando falamos em impostos, é preciso entender o motivo que devemos pagar esses valores. Apesar de ser um assunto que gera polêmicas, o fato é que esse é um valor que não podemos deixar de pagar. Mas você sabe para que serve os valores pagos no IPTU?

Em primeiro lugar, é preciso entender como uma cidade se mantém. Por mais que muitos não acreditem ou saibam disso, a cidade é mantida por nós.

Isso mesmo, a cidade só consegue ter todos os recursos e oferecer melhorias para a população quando os cidadãos pagam seus impostos.

O IPTU é a sigla para Imposto Predial Territorial Urbano e passou a se chamar assim nos anos 60. Contudo, a história da taxa começa no ano de 1934 quando o país passou a manter o imposto predial sob controle das cidades.

Na maioria dos casos o IPTU Belo Horizonte é calculado com base na área construída e no local onde se localiza a obra. Tudo isso interfere no valor final que o documento terá e tudo é definido pelos órgãos competentes.

Não podemos deixar de falar que, caso o habitante não pague o imposto, ele pode perder sua moradia. Pois é, caso você não pague o IPTU Belo Horizonte 2023 por alguns anos, e o valor somado seja superior ao da moradia, o local pode ir para leilão.

Então, uma ótima maneira de evitar problemas é se planejando de maneira antecipada.

iptu-belo-horizonte-valor-data IPTU Belo Horizonte 2023: Valor, Data, Reajuste e Vencimento

Data e valores

Ainda não temos nenhuma informação sobre as datas e os valores que serão cobrados no próximo ano. Porém, na maioria das vezes os números e datas são bem parecidos todos os anos, então vamos falar sobre os valores e datas de 2022 para que você tenha uma base.

Em geral, esses números são divulgados de maneira oficial nos últimos dias do ano anterior. Por exemplo, a prefeitura divulgou os dados do IPTU Belo Horizonte 2022 nos últimos dias de 2021. Segundo esses dados, o imposto viria com um reajuste de cerca de 10,42%.

Em contrapartida, temos também um desconto, oferecido para quem pagar parcelas adiantadas ou o valor integral. Neste ano, o desconto oferecido para esse público foi de 10%.

Apesar de parecer pouco, esse número é quase o mesmo que o reajuste, sendo algo muito positivo se você quer economizar.

Já as datas de pagamento começaram a vigorar a partir dos primeiros dias de janeiro. O IPTU Belo Horizonte 2023 seguirá essa mesma linha, visto que é algo comum de ocorrer.

Por último, os valores são baseados em diversas questões. Por exemplo, a área construída e o bairro onde a edificação se localiza.

E não adianta tentar burlar o sistema, pois as imagens de sua casa são captadas por satélites e os cálculos são feitos por especialistas.

Então fique sempre atento a sua guia de pagamento e pague tudo em dia ou até mesmo adiantado, algo que pode ser benéfico para você, o município e claro, para a economia.

iptu-belo-horizonte-valor-data-reajuste IPTU Belo Horizonte 2023: Valor, Data, Reajuste e Vencimento

Como saber as datas de pagamento

Os fatores que passamos acima são apenas estimativas precisas das datas de pagamento do IPTU Belo Horizonte 2023. Porém, se você deseja ficar por dentro das notícias sobre isso, é importante ficar de olho no site da prefeitura de Belo Horizonte.

O portal é repleto de informações úteis sobre a cidade e é possível realizar alguns serviços por lá. Então, o primeiro passo é clicar aqui e acessar a plataforma oficial da prefeitura da cidade de Belo Horizonte. Após isso, clique em serviços e vá em Guias-IPTU-Emissão.

Pronto, coloque os dados que o sistema exigir e logo você terá acesso aos dados da sua guia de pagamento. Para pagar você pode ir a um banco ou usar os aplicativos financeiros.

E só, com apenas isso você fica em dia com uma das mais importantes taxas municipais.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news IPTU Belo Horizonte 2023: Valor, Data, Reajuste e Vencimento em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.