Acesse Nossas Redes Sociais

Governo

IPTU Recife 2023: Valor, Data, Reajuste e Vencimento

Publicado

em

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de Recife, ainda não teve o valor definido para 2023. Contudo, em 2022, segue o calendário normal de pagamento e vencimento.

iptu-recife-valor-data-reajuste IPTU Recife 2023: Valor, Data, Reajuste e Vencimento

Neste caso, quem optou por parcelar tributo, começou no dia 10 de fevereiro e vai até o dia 10 de novembro. Ou seja, parcelamento em 10 vezes e no dia 10 de cada vez.

Assim, quem eventualmente não tem condições de pagar o imposto da casa à vista, pode fazer de forma parcelada. Com isso, vai minimizar o peso de uma tributação, que pode ser diluída em parcelas pequenas.

Inclusive, no Brasil, não apenas Recife, mas todas as cidades possuem políticas específicas para quitação e facilitação de pagamento de IPTU.

Pelo site oficial da prefeitura, é possível conferir as datas exatas do pagamento da taxa do imposto predial. Mas, também, é possível ver a taxa de outros impostos municipais, como o ISS, por exemplo.

Desta maneira, o cidadão de Recife tem uma possibilidade maior de conseguir pagar uma tributação obrigatória, mas sem onerar tanto os seus gastos, comprometendo o restante da renda.

Ainda pelo site oficial da prefeitura de Recife, é possível optar pelo parcelamento ou pelo pagamento à vista do IPTU. Inclusive, uma novidade recente foi a implantação do PIX para o pagamento do imposto.

Com isso, o cidadão que tem imóvel em Recife nem precisa sair de casa para efetuar o pagamento da determina taxa. Assim, faz pelo próprio celular e economiza tempo e dinheiro.

E, para quem eventualmente não conseguiu pagar o IPTU do ano anterior ou de mais anos, por uma série de motivos, pode também pedir um acordo de parcelamento. Tudo isso na mesma aba do site oficial da prefeitura de Recife.

iptu-recife-valor-data-reajuste-e-vencimento IPTU Recife 2023: Valor, Data, Reajuste e Vencimento

Reajuste do IPTU

Para quem mora e tem imóvel em Recife, o IPTU ficou mais caro em 2022. Isso porque a prefeitura fez um reajuste de 10,62% no valor total do imposto. Ou seja, ficou ainda mais salgado para o contribuinte.

Inclusive, esse aumento valeu para algumas outras cidades vizinhas, da Grande Recife. Por exemplo, no ano anterior, em 2021, esse valor de aumento ficou em menos da metade: 3,62%.

Contudo, como já dito acima, além de pagar à vista, o contribuinte da capital pernambucana ainda tem a opção de parcelar o débito e não ficar tão caro.

Segundo informações da própria prefeitura da cidade do Pernambuco, o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) é calculado pela aplicação de uma alíquota percentual sobre o valor venal do imóvel.

Exemplo: uma casa que vale 200 mil reais tem alíquota de 1% para o IPTU. Então a base de cálculo do imposto são os 200 mil.

Pra saber o valor do imposto devido, calcula-se o valor de 1% de 200 mil, que resulta em R$ 2.000, fechando o valor total do que se deve pagar do imposto.

iptu-recife-valor-data IPTU Recife 2023: Valor, Data, Reajuste e Vencimento

Importância do IPTU

Muitas pessoas reclamam e não sabem o motivo de se pagar o IPTU em suas cidades.

Entretanto, esse imposto é dos mais importantes. Afinal de contas, costuma compor uma boa parcela dos impostos da prefeitura. Consequentemente, também tem um impacto direto no orçamento da cidade.

Inclusive, no ano anterior, quando a prefeitura faz a previsão orçamentária, já calcula o quanto vai arrecadar com o IPTU e até mesmo já projeta um índice de inadimplência.

Com isso, o governo municipal já pode se programar e planejar os gastos e investimentos que terá no ano seguinte.

Logo, o IPTU tem um importante papel, principalmente na hora da realização dos serviços de manutenção pública.

Por exemplo, as podas de árvore, coletas de lixo, trocas de iluminação, limpeza de calçadas, é sempre feito com o dinheiro do próprio contribuinte. Principalmente, com o que se arrecada com o IPTU.

Consequentemente, quando há um alto número de contribuintes inadimplentes, pode prejudicar e comprometer parte da arrecadação de uma determinada cidade.

Especialmente os municípios pequenos, que possuem uma dificuldade maior na arrecadação de impostos.

Aliás, essas pequenas cidades dependem muitas vezes até mesmo de verbas vindas do governo federal para que consigam se manter e, ao menos, pagar os salários em dia dos funcionários administrativos.

E essa dificuldade é normal em muitas cidades, inclusive as grandes.

Por isso, quando um contribuinte, proprietário de um imóvel, atrasa o pagamento do IPTU, este impacta diretamente no orçamento. Assim, a prefeitura de Recife e de qualquer outra cidade sempre faz campanhas para os contribuintes pagarem os atrasados.

Muitas vezes, até há isenção de multas e abatimento dos valores pagos à vista. Tudo para incentivar o pagamento desses atrasados e reforçar o caixa da prefeitura.

Além disso, o gestor público é obrigado, legalmente, a cobrar o contribuinte devedor. Caso contrário, estará prejudicando a própria cidade.

Então, sempre procure manter suas contas em dia e garantir o pagamento de um imposto importante, sem ter dor de cabeça depois.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news IPTU Recife 2023: Valor, Data, Reajuste e Vencimento em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.