Acesse Nossas Redes Sociais

2 Via

IPTU SP 2023 2 Via: Emissão Boleto

Publicado

em

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é um imposto anual, que tanto pessoas físicas quanto jurídicas que possuem algum tipo de imóvel em uma cidade, no caso São Paulo, precisam pagar anualmente. Caso o contribuinte não escolhido data específica para vencimento, ocorrerá nos dias 9 ou 14 de cada mês. Além disso, caso você, pessoa física ou jurídica, opte pelo pagamento parcelado, os demais boletos, do segundo em diate, virão juntos em um único formulário e serão entregues também pelos Correios, antes do vencimento da segunda parcela. Continue lendo a matéria para saber como emitir boleto para pagamento do IPTU SP.

iptu-sp-como-pagar-segunda-via IPTU SP 2023 2 Via: Emissão Boleto

IPTU SP 2023 2 Via: Vencimento, Como emitir boleto

O boleto IPTU SP é enviado pelo correio para todos aqueles que devem realizar o pagamento, conforme edital oficial da Prefeitura de SP. Caso você não receba qualquer uma das parcelas do seu IPTU-SP, no site da Prefeitura de São Paulo você poderá imprimir a 2ª via simplificada de qualquer parcela (seja a segunda ou a décima, ou à vista se preferir):

  • Preencha o formulário do site,
  • Informe o número do contribuinte;
  • Indique a parcela a ser impressa e o ano de exercício;
  • Confirme o código da imagem (CAPTCHA);
  • Finalmente clique em Gerar a segunda via.

Lembre que o desconto para pagamento à vista é de 3% (três por cento). Outra opção, sem desconto, é parcelar o IPTU 2023 SP em até 10 vezes, em parcelas de igual valor e sem juros, sendo que o número de prestações poderá ser reduzido para atender limite mínimo de R$ 50,00 por prestação (vide Lei n. 17.542/2020).

O pagamento das prestações do IPTU SP, até a data de vencimento, da parcela única ou de cada parcela pode ser feito através de bancos conveniados. Verifique abaixo as diversas opções:

  • Pagamento com código de barras, que vierem nos boletos de cada parcela;
  • Nos terminais de autoatendimento bancário, levando os boletos e realizando o pagamentos dos mesmos no caixa eletrônico;
  • No site do seu banco (através do Internet Banking, sendo necessário ter o código de cada boleto/parcela);
  • Nos guichês de caixa de agências bancárias, lotéricas ou dos bancos postais;
  • Por débito automático em conta corrente, sendo necessário pagar a primeira parcela na agência bancária, caixa eletrônico ou bankline (mais detalhes na próxima seção);
  • Por fim, você poderá realizar o pagamento de suas parcelas do IPTU-SP sem necessidade dos boletos em si, pois ao fornecer o número do cadastro de seu imóvel (também conhecido como número do contribuinte ou SQL). Esse procedimento pode ser feito pelo Internet Banking ou caixa eletrônico, sendo que pode variar de acordo com o banco conveniado.

Viu como é fácil pagar o IPTU de São Paulo? Continue lendo a matéria para saber mais detalhes e deixar em dia o pagamento do imposto.

pagamento-boleto-iptu-sao-paulo IPTU SP 2023 2 Via: Emissão Boleto

IPTU SP 2023 2 Via: Pagamento, Débito Automático

É um fato que utilizar o débito automático IPTU SP é mais prático e evita a cobrança de multas por atraso, sendo uma forma de pagamento recomendada no site da própria Prefeitura de São Paulo. Para habilitar essa funcionalidade de pagamento de suas parcelas do IPTU SP, é necessário antes efetuar o pagamento da primeira parcela diretamente na agência bancária, caixa eletrônico ou bankline de seu banco como dito anteriormente.

Depois disso, você deverá preencher a autorização enviada junto à notificação de lançamento e entregá-la no seu banco até a data de vencimento do IPTU SP. Após ativar o débito automático, essa opção de pagamento valerá para o pagamento das próximas parcelas do IPTU-SP dos anos seguintes.

Se for de seu desejo, poderá cancelar o débito automático indo pessoalmente ao seu banco ou pelo internet banking. Lembrando que o débito automático é uma opção de pagamento apenas para quem optar por pagar parcelado o IPTU SP.

Quais são os bancos conveniados a receber pagamentos do IPTU-SP? Na tabela do site oficial do Poupatempo, você poderá ver a listagem de bancos conveniados a receber pagamentos não somente do IPTU-SP, mas de outros tributos municipais. Veja abaixo mais dicas.

iptu-sp-como-pagar-sao-paulo IPTU SP 2023 2 Via: Emissão Boleto

IPTU SP 2023 2 Via: Valores, Pagamento antecipado

De acordo com o site da Prefeitura de SP, a base de cálculo do IPTU é o valor venal do imóvel. Imóveis cujo valor venal seja igual ou inferior à 230 mil reais recebem isenção de IPTU, caso sejam utilizados como residência.

Cumpre frisar que para ser vantajoso pagar antecipadamente qualquer despesa ou tributo, é necessário que se receba um desconto que seja rentável tanto quanto aplicar o montante na renda fixa.

Caso você não pague IPTU, terá desvantagens em relação à quem paga. Você não poderá dar um imóvel em garantia para empréstimo bancário, aceitar carta de crédito se um dia ela resolver vender, dentre outros percalços.

Portanto, podemos ver que juridicamente e economicamente é extremamente vantajoso pagar o IPTU (independentemente da cidade/estado), e dependendo do percentual de desconto, gerará uma boa economia para você, sua família e/ou empresa. Espero de verdade que esse artigo tenha te ajudado!

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news IPTU SP 2023 2 Via: Emissão Boleto em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Possui experiência em treinamentos online e elaboração de artigos dos mais diversos temas para portais de notícias online.

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.