Acesse Nossas Redes Sociais

Carros

IPVA RN 2022: Consulta, Valor, Pagamento, Tabela

Publicado

em

Após a Lei de 2016, houveram algumas alterações no IPVA RN 2022, ou seja, o governo do Rio Grande do Norte promoveu mudanças no imposto e elas devem ser conhecidas.

A alteração mais significativa se refere a aplicação de uma alíquota única para diversos veículos, que são os veículos com potência superior a 200 cilindradas.

Por causa disso, pode-se dizer até que o RN é o estado com uma das legislações mais simples no que diz respeito ao IPVA.

De toda forma, como acontece nos demais estados, é preciso que os contribuintes fiquem atentos à tabela, ao modo de consulta e ao pagamento do IPVA RN 2022.

Ipva-rn-tabela IPVA RN 2022: Consulta, Valor, Pagamento, Tabela

O que é o IPVA do veículo

Para quem ainda não tem carro próprio e deseja saber mais sobre as taxas e impostos que são cobrados sobre os veículos, este artigo vai apresentar informações sobre o IPVA.

Em primeiro lugar, deve-se ressaltar que se trata de um imposto estadual, então sofre variações conforme o estado de registro do automóvel ou motocicleta.

IPVA é a sigla usada para o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, que possui alíquota diferente de estado para estado, podendo variar de 1% até 6%.

Além disso, esse imposto não é aplicado apenas aos carros e motos não, incide sobre as aeronaves, embarcações e qualquer um dos tipos de veículos automotores.

Dessa forma, percebe-se que é um imposto importante e deve sempre estar com o pagamento em dia para não sofrer multas.

IPVA RN 2022

Após a legislação de 2016 ter causado alterações sobre o IPVA RN no que se refere às alíquotas para automóveis, caminhonetes, embarcações e outros com potência acima de 200 cilindradas.

Para esses modelos de veículos citados anteriormente, a alíquota passou a ser de 3%, sendo divergente dos outros estados levando em consideração o tipo de veículo e a potência específica.

Isso pode ser considerado uma vantagem pois evita surpresas aos contribuintes que podem garantir a alíquota de 3% sobre o valor venal dos seus veículos que possuem mais de 200 cilindradas.

Ademais, há também vantagem em relação a efetivação mais simples das parcelas do IPVA RN que podem ser pagas de duas maneiras:

– Cinco parcelas ao longo dos meses do ano;

Pagamento por parcela única com desconto de 5%.

Mesmo que o prazo de vencimento das parcelas mensais não coincida, pode-se garantir como referência os dez primeiros dias do mês ou dependendo da placa do veículo, a primeira quinzena.

Ipva-rn-valor IPVA RN 2022: Consulta, Valor, Pagamento, Tabela

Consulta IPVA RN 2022: aprenda

Se você deseja consultar o seu IPVA RN 2022 para estar realizando o pagamento do valor, mas não sabe como fazer, leia o passo a passo aqui.

Primeiramente, você deverá acessar o site do Detran e ir até a aba de consulta, para ter acesso a sua guia.

Ao entrar no site, você vai ter uma pagina que vai solicitar o número do RENAVAM e a placa do seu veículo, basta preencher os dados e clicar em “consultar”.

Dessa forma, a guia será emitida e você poderá baixá-la para ter em seu aparelho eletrônico ou mesmo realizar a impressão para estar realizando o pagamento.

Valor do IPVA RN 2022

É preciso que haja o entendimento de que o IPVA é um imposto calculado pela multiplicação do valor venal do veículo no mercado e as alíquotas determinadas pelo governo de cada estado.

Dessa maneira, como já foi falado o estado do Rio Grande do Norte, estipulou a alíquota de 3% para os veículos automotores, como por exemplo:

– Automóveis;

– Caminhonetes;

– Embarcações;

– Motocicletas;

– Similares com potência maior que 200 cilindradas.

Os outros veículos deverão fazer uma consulta a tabela para saber o valor correspondente ao seu bem.

Ipva-rn-pagamento IPVA RN 2022: Consulta, Valor, Pagamento, Tabela

Tabela IPVA RN 2022

Assim como, nos outros estados, a data de vencimento do pagamento vai sofrer variação e acordo com o final da placa do seu veículo, por isso existe a tabela.

Seguindo a lógica, os proprietários de veículos com placas que possuem o final 1, são os primeiros a começarem a pagar e normalmente tem a data de vencimento do boleto para janeiro de cada ano.

Em contrapartida, os donos de veículos com placa final 0, são os últimos a pagarem e normalmente é no mês de julho do ano corrente.

Sendo assim, é preciso estar atento a tabela do Rio Grande do Norte, para que não se atrase e se esqueça do prazo de pagamento. 

Pagamento do IPVA RN 2022

Para realizar o pagamento do IPVA RN 2022, não há dificuldade, após seguir o passo a passo que foi citado aqui em consulta e emitir a guia.

É possível realizar o pagamento em qualquer casa lotérica ou ao banco, basta levar o boleto emitido pela internet ou mesmo o que chegou na sua residência, se for o caso.

Além disso, se o pagamento for realizado em cota única, o contribuinte receberá 5% de desconto no valor do IPVA RN 2022.

Encontrou algo errado ou desatualizado? Avise-nos deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news IPVA RN 2022: Consulta, Valor, Pagamento, Tabela
Compartilhe:

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carros

Leilão DETRAN RN 2022: Carros, Motos, Data, Local

Publicado

em

A aquisição de um veículo pessoal é uma prática já há tempos instituída nas casas dos brasileiros, isso devido à praticidade e flexibilidade que um meio de transporte particular oferece em relação ao transporte público. Apesar disso, comprar um carro ou uma moto nova em uma concessionária é uma realidade muito distante para grande parte da população, especialmente para a parcela da população na classe média-baixa e outras classes com baixo poder aquisitivo comercial.

Para esses casos, uma boa opção é participar de eventos de leilões de veículos de instituições oficiais e é justamente de um desses eventos que trataremos nesse artigo. Então leia o conteúdo até o final para pegar todas as principais informações sobre o Leilão DETRAN RN 2022!

detran-rn-leilao-veiculos-300x187 Leilão DETRAN RN 2022: Carros, Motos, Data, Local

Leilão DETRAN RN: Sobre o Evento

O mercado de veículos é um dos mais lucrativos em todo o mundo, devido, principalmente às vantagens e benefícios que se ter um carro ou moto na garagem podem oferecer aos seus donos. Apesar disso, no Brasil ter um carro ainda pode ser considerado um luxo devido aos preços altos cobrados para se ter uma moto ou um carro. Nesse sentido, ter opções frente ao grande mercado tradicional de veículos é algo muito vantajoso, especialmente porque, no geral, essas opções tende a tornar os preços para um carro ou moto muito mais acessível que os veículos 0 km.

O leilão DETRAN RN 2022 é uma dessas opções que possuem o preço como sendo uma das grandes vantagens frente aos carros de vitrine de consórcios, sendo bastante competitiva e interessante para a população com menor poder de compra. No evento serão leiloados cerca de 221 lotes de carros e motos, sendo que 141 veículos continuam em circulação e 80 deles são destinados para a sucata.

Dos 141 veículos que permanecem em circulação, 14 são carros e 127 são motocicletas e podem ser adquiridos por pessoas físicas. Já os veículos destinados para a sucata só poderão ser adquiridos por empresas credenciadas para manusear e comercializar sucatas, conforme a legislação prevê.

detran-leilao-rn-motos-carros-300x192 Leilão DETRAN RN 2022: Carros, Motos, Data, Local

Leilão DETRAN RN 2022: Como Participar

Para participar do leilão, o DETRAN reforça que é importante que o cliente arrematante se cadastre no site onde ocorrerão os lances e cumprir todas as exigências cadastrais com uma antecedência de pelo menos 48 de horas do momento da abertura do leilão . Você pode acessar o site clicando aqui! Nesse mesmo site é onde ocorrerá o evento.

Todos os lotes que serão leiloados podem ser visitados com antecedência nos pátios do DETRAN em Natal. Para isso, os interessados na visita deverão utilizar máscaras e apresentar um comprovante do ciclo vacinal completo para ter acesso aos pátios.

O candidato responsável pelo arremate de um veículo deverá assinar ainda um comprovante de arrematação contendo valor, descrição do lote e número, assim como efetuar um pagamento equivalente a 20% do valor do bem adquirido e, após três dias úteis da data do arremate concluir a compra quitando os 80% faltantes. O custo de cada lote arrematado deve ser acrescido de 5%, referente à comissão do leiloeiro, além de 0,9% de ICMS, se o veículo for de circulação, ou 18% se o lote for destinado à sucata.

O arrematante terá também terá que custear todas as despesas relacionadas ao licenciamento, IPVA, Seguro DPVAT e tudo o que envolva a transferência de propriedade e mudança de município. Quanto aos veículos de sucata, o custeio de despesas é menor, cabendo ao arrematador arcar, além do preço do arremate, com as baixas da sucata e de gravame, caso haja, não necessitando pagar qualquer outro tipo de taxa ao DETRAN.

Leilão DETRAN RN 2022: Carros e Motos

Os veículos leiloados no evento são aqueles que foram apreendidos e abandonados que foram recolhidos pela instituição e que nunca foram reclamados por seus proprietários dentro do prazo de sessenta dias. Todos os veículos leiloados passaram também por um processo de avaliação pra averiguar as condições dos mesmos e então classifica-los como veículos com condições de circulação ou sucata. Desse modo, os veículos serão vendidos nas condições que se encontram pós-inspeção, não cabendo ao licenciador qualquer reclamação após o arremate.

Todos os veículos da modalidade “em circulação” estão em boas condições para uso. Os veículos da modalidade sucata, por outro lado, são aqueles que, após inspeção foram tidos como bens não recuperáveis e não passíveis de documentação. Todos os veículos disponíveis para lances estão disponíveis no site do leilão (link no tópico “Como Participar”), onde candidato pode acessar a relação completa dos carros e motos com todas as imagens, detalhes e especificações.

leilao-detran-rn-veiculos-300x200 Leilão DETRAN RN 2022: Carros, Motos, Data, Local

Leilão DETRAN RN 2022: Data, Horário e Local

O evento ocorrerá pelo site do leilão no dia 11 de março, a partir das 10 horas da manhã. O endereço para a visita antecipada dos veículos, nos dias 9 e 10 de março das 8h às 14h, são nos pátios do DETRAN situados em Natal (Avenida Capitão Mor Gouveia, 545 – Esquina com a Rua Henrique Dias, Zona Oeste da cidade – Lotes 01 a 113) e na cidade de Currais Novos (Delegacia de Trânsito DPRE – Rua Teotônio Freire, s/n – Lotes 114 ao final).

Nesse artigo te informamos sobre o Leilão DETRAN 2022! Se gostou do conteúdo, compartilhe com seus familiares e amigos.

Encontrou algo errado ou desatualizado? Avise-nos deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Leilão DETRAN RN 2022: Carros, Motos, Data, Local
Compartilhe:
Continue Lendo...

Conteúdo da Página

Novidades

Categorias

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.