Acesse Nossas Redes Sociais

Educação

Isenção da Taxa do Enem 2022: Como Fazer

Publicado

em

Hoje em dia, fica quase impossível garantir boas oportunidades de emprego sem ter feito uma faculdade. Mas o que acontece, é que o preço dos cursos superiores é muito elevado, e em grande parte dos casos a pessoa que deseja fazer o curso de graduação não tem condições financeiras para pagar. Para esses casos, uma boa alternativa é o Exame Nacional no Ensino Médio, onde pagando uma taxa os alunos podem fazer a prova e concorrer a vagas nas maiores universidades do país. Mas muitas vezes, os candidatos não tem condições de arcar nem mesmo com o pagamento da taxa para a realização do exame. Para isso, o Enem possibilita que esses candidatos solicitem a isenção da taxa do Enem, o que ajuda muito!

Por isso, se você tem vontade de fazer uma faculdade, mas não tem dinheiro para pagar a taxa do Enem, leia esse artigo pois vamos te dar todas as informações sobre a isenção da taxa do Enem 2022 e como solicitar.

enem Isenção da Taxa do Enem 2022: Como Fazer

Valor da Taxa Enem 2022

Para candidatos comuns, que frequentem escolas particulares, ou que apenas tenham como pagar, a taxa de inscrição do Enem é de R$ 85,00. E assim que as inscrições são abertas, o pagamento da taxa já inicia também. O pagamento é feito por um GRU, ou seja, um documento oficial da União para o pagamento. Mais informações sobre a realização desse pagamento são dadas no próprio site de inscrição do Enem e o candidato pode realizar o pagamento de forma fácil em um banco, agência dos correios ou casa lotérica.

Um ponto importante, é a realização do pagamento dentro da data correta. Isso porque, a confirmação da inscrição do candidato depende do pagamento dessa taxa. Dessa forma, o candidato pode ser impedido de fazer a prova por não ter pago a taxa.

isencao-taxa-de-inscricao-enem Isenção da Taxa do Enem 2022: Como Fazer

Isenção da taxa Enem 2022

E para quem não tem condições de pagar pela taxa, pode-se recorrer a solicitação da isenção da taxa de inscrição do Enem 2022. Mas para isso, é muito importante se atentar as datas em que a isenção pode ser solicitada. Isso porque em geral o período de solicitação é feito bem antes do período de inscrições.

Além disso, para solicitar a isenção, você deverá fornecer algumas informações, e essas devem ser verídicas. Depois as informações serão confirmadas, e posteriormente você pode ser desclassificado de sua vaga por fornecer dados falsos.

Requisitos para Isenção da Taxa Enem 2022

Mas, como é preciso ter alguns requisitos para poder solicitar a isenção da taxa do Enem 2022, é importante estar atento a eles:

  • Ter feito o Ensino Médio em escola pública ou então escola particular em condição de bolsista integral da instituição. Ou ainda, ter concluído o ensino médio por meio do Encceja;
  • Renda familiar per capita inferior a 1 salário mínimo e meio;
  • Estar no último do ensino médio em uma escola que tenha sido declarada no Censo do ano anterior ao exame.

Justificativa de Ausência para Isenção da Taxa do Enem

Caso você já tenha se inscrito em edições anteriores do Enem e não tenha comparecido para fazer a realização da prova, saiba que você não tem direito a solicitar uma nova isenção da taxa de inscrição do Enem. Isso porque o Enem entende que você já teve uma oportunidade e não a aproveitou da melhor maneira possível. Vale lembrar que é gasto muito dinheiro para a impressão das provas, e o não comparecimento gera prejuízo. Por isso, caso você não possa comparecer e deseje fazer o Enem em outros anos pedindo a isenção da taxa de inscrição você deve justificar o motivo da sua ausência.

No mesmo período de solicitação da isenção, o candidato deverá fazer sua justificativa de ausência, também através do site do Inep. Para isso, alguns documentos são aceitos, como:

  • Atestado médico;
  • Licença Maternidade ou então, Paternidade;
  • Declaração de trabalho durante a realização da prova;
  • Certidão de óbito de um familiar;
  • Certidão de casamento com a data do Enem;
  • Boletim de Ocorrência com a data do Enem.

enem-taxa Isenção da Taxa do Enem 2022: Como Fazer

Solicitação de Isenção da Taxa de Inscrição do Enem 2022

Caso você tenha se enquadrado dentro dos requisitos que foram citados acima, você poderá fazer a solicitação de Isenção da Taxa de Inscrição do Enem 2022. E para isso você deve:

  • Entrar na página do participante do Enem, dentro do Inep;
  • Clicar em “Isenção Enem 2022”;
  • Fornecer todos os dados solicitados, que em geral serão CPF e uma senha que você registrará em seu primeiro acesso. Se você já tiver feito o Enem em outros anos, a senha será a mesma;
  • Confirmar todos os dados sobre você e Enem anteriores que aparecerão;
  • Fornecer seus dados e da sua família em relação a renda, para que o sistema consiga entender qual é a sua situação;
  • Fazer o preenchimento do questionário;
  • Informar seus dados de contato;
  • Clicar em “Finalizar” após todo o processo.

Lembre-se de fornecer apenas informações verdadeiras, caso contrário o candidato terá que arcar com as consequências legais. Além é claro, de não conseguir a isenção taxa de inscrição do Enem 2022. Para maiores dicas acesse o site www.enem.net

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Isenção da Taxa do Enem 2022: Como Fazer em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Isabela Costa é natural da cidade de Petrolina/PE, está cursando direito na UniFTC de Petrolina. Mulher empoderada, está sempre antenada com os assuntos do momento, daí veio sua vocação para escrever, tem facilidade na escrita de qualquer assunto. É feminista e vegana e nas horas vagas faz trabalho voluntário em ONGs de sua cidade. Caso queira entrar em contato com Isabela, comente em uma publicação ou envie um e-mail para [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.