Acesse Nossas Redes Sociais

Detran

Isenção do IPVA 2023: Quem Tem Direito

Publicado

em

O IPVA 2023 é um dos pagamentos que podem pesar no bolso do brasileiro. Por isso, é preciso saber das pessoas, que não vão precisar pagar ele em 2023. Para que possa ter um maior planejamento, junto com a segurança, de que não tem que pagar o IPVA do seu carro.

Entretanto, é preciso ter em mente que a Isenção do IPVA 2023, faz parte apenas da vida de um pequeno grupo de pessoas. Por isso, que não é possível ter essa isenção, se não se encaixar no público que não precisa pagar o IPVA. Pois, se seu caso se enquadrar dentro dos requisitos, vai poder ter a Isenção do IPVA, e sendo assim ter uma conta a menos.

Agora, é importante saber quem tem direito a Isenção do IPVA, e ao saber dessa informação vai ser possível não pagar está conta sem se preocupar em ficar devendo. Porque quando o IPVA não é pago em dia, as taxas de juros vão ser altas, e se acontecer um acúmulo de juros pode até perder a sua carteira de motorista.

Logo, é necessário saber o que é o IPVA, pois ele, na verdade, é um imposto que deve ser pago de forma anual. Um imposto sobre a propriedade de um carro, moto, caminhão e todos os outros tipos de veículos automotores, por isso que o preço do IPVA 2023, não é o mesmo do ano de 2022.

Enfim, para conseguir passar por todo o processo, é importante olhar esses 3 tópicos que vão poder te ajudar a saber se pode ter a Isenção do IPVA ou se não pode. Junto com outras informações, que vão ser essenciais para fazer o pagamento do IPVA, veja os tópicos abaixo:

  • Quem tem direito a pedir a Isenção do IPVA em 2023?
  • Como conseguir desconto no pagamento do IPVA em 2023?
  • Como fazer a consulta do IPVA em 2023 e fazer a retirada do boleto?

isencao-do-ipva-quem-tem-direito Isenção do IPVA 2023: Quem Tem Direito

Quem tem direito a pedir a Isenção do IPVA em 2023?

Antes de tudo, é importante saber se vai ter a isenção do IPVA 2023, pois existem dois modos de se conseguir a isenção. Um deles é pelo tempo que o veículo está rodando, mas vai diferir em cada estado, enquanto o outro é devido a alguma doença da lista.

Portanto, para conseguir a Isenção do IPVA, é preciso ter o carro rodando a algum tempo. Mas o tempo vai mudar de acordo com o seu estado, e para conseguir deixar o processo mais simples. Temos uma lista abaixo, sobre o tempo de 5 estados diferentes, veja eles abaixo:

  • Rio Grande do Sul — 20 anos a partir da data que foi fabricado;
  • Santa Catarina — Todos os veículos já produzidos até 1985;
  • Acre — 10 anos a partir da data que foi fabricado;
  • Rondônia — 15 anos a partir da data que foi fabricado;
  • Minas Gerais — A redução do IPVA é feita a cada ano.

Enfim, deve ter percebido, que só aqueles carros mais antigos vão ter direito à Isenção do IPVA. Outros estados, variam entre 10 anos e até mesmo 20 anos. Desse modo para poder ter certeza, olhe as regras do pagamento do IPVA, e assim saberá qual é o de seu estado e ter a isenção.

isencao-do-ipva-quem-tem Isenção do IPVA 2023: Quem Tem Direito

Como ter a isenção por motivo de doença

Logo, também é possível pedir a sua isenção do IPVA 2023, por conta de algum tipo de doença grave. Ao fazer isso, vai poder não pagar, mas é preciso ter um laudo médico que possa comprovar a sua doença. Por isso, veja abaixo algumas doenças:

  • Tendinite do tipo Crônica;
  • HIV;
  • Síndrome de Túnel do Carpo;
  • Problema grave de coluna;
  • Paralisia Cerebral;
  • Má formações;
  • Hérnia no disco;
  • Deficiência mental ou visual.

isencao-do-ipva Isenção do IPVA 2023: Quem Tem Direito

Como conseguir desconto no pagamento do IPVA em 2023?

Primeiro, saiba que se não conseguiu a Isenção do IPVA, não é preciso ficar preocupado por que é possível conseguir pelo menos um desconto. Ao fazer isso, o preço vai ficar menor, o que vai ajudar a pesar menos ainda no seu bolso e cada estado difere, veja eles abaixam:

  • Rio de Janeiro (3% é de desconto);
  • São Paulo (5% é de desconto);
  • Rio Grande do Sul (28% é de desconto).

Logo, é preciso ter em mente, que o desconto pode ser baseado em como o motorista vai agir no trânsito. E esses descontos, vão ser possíveis, ao fazer o pagamento de forma a vista do seu IPVA 2023. Em caso de pagamento adiantado, também é possível ter um desconto maior no IPVA.

Como fazer a consulta do IPVA em 2023 e fazer a retirada do boleto?

Por fim, é preciso fazer a consulta do IPVA 2023, para isso entre no link:  Secretaria da Fazenda e Planejamento. Ao chegar na página, aperte em IPVA, depois em consultar os débitos. Ao fazer isso, vai ser pedido um cadastro que seja o seu login e a sua senha no site.

Depois que fizer isso, coloque a placa do carro e o número chamado de Renavam. Ao fazer isso, o próprio site vai te mandar o boleto, e só é preciso fazer a impressão. E a seguir fazer o pagamento, do seu IPVA 2023.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Isenção do IPVA 2023: Quem Tem Direito em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.