Acesse Nossas Redes Sociais

Carros

Licenciamento SE 2022: Tabela, Pagamento, Valor, Consulta

Publicado

em

Dentre todos os impostos cobrados no Brasil, certamente o licenciamento é o que mais preocupa os brasileiros. Isso porque o não pagamento dessa taxa anual pode levar a diversas consequências negativas dentre as quais a pior é a impossibilidade de circulação veicular. É certo que os veículos automotores configuram um dos bens mais taxados no país, somam-se aos tributos não apenas as taxas regionais, mas também impostos de natureza nacional, como o IPVA, o seguro obrigatório e o licenciamento .

Sem nenhuma sombra de dúvida o licenciamento é um dos que mais geram questionamentos nos contribuintes, especialmente para aqueles que são leigos quanto ao funcionamento das cobranças de taxas desse tipo. É pensando em mitigar todas e quaisquer dúvidas sobre isso, que iremos explicar neste artigo todos os detalhes envolvendo a tarifa. Se você não possui muita destreza nesse assunto embarque nessa leitura e fique por dentro do assunto!

licenciamento-se-tabela-valor-300x165 Licenciamento SE 2022: Tabela, Pagamento, Valor, Consulta

Licenciamento SE 2022

Como discutido anteriormente, são muitas as desvantagens que o não pagamento do licenciamento pode acarretar. Além do impedimento da circulação veicular dentro de todas as rodovias nacionais, se o proprietário for pego dirigindo o veículo com o CRVL irregular, ele corre o risco de perder pontos na carteira de habilitação, ser multado e ainda ter seu automóvel rebocado e apreendido.

Porque figura entre um dos itens cruciais à legalização de um veículo, é imprescindível que o licenciamento esteja em dia, pois sem ele é impossível emitir o CRVL, e, com esse último documento irregular não é possível emitir outros documentos como IPVA e o pagamento do seguro DPVAT.

licenciamento-se-pagamento-300x188 Licenciamento SE 2022: Tabela, Pagamento, Valor, Consulta

Licenciamento 2022: Valor

Se compararmos a taxa do licenciamento 2022 com outros impostos, é possível observar que este é um dos menores valores. Até o ano de 2020 a taxa era de R$ 100,00, contudo, devido a alta dos preços causada pelo desaquecimento comercial global no período de pandemia, o governo do estado de Sergipe já divulgou que o valor do licenciamento SE 2022 será de R$ 120,00. Mesmo com esse pequeno acréscimo, o valor é pequeno se comparado ao preço que pode chegar caso o imposto seja pago em atraso. Além disso, esse valor pode se modificar a depender do estado, por isso é de grande importância ficar atento as atualizações no site oficial do Detran da sua região.

Licenciamento 2022: Tabela

Frequentemente, o pagamento do licenciamento é realizado junto do pagamento do IPVA 2022, assim, o contribuinte pode manter todos os tributos do Detran regularizados. No Sergipe ambos os impostos são anexados em um só boleto de forma que o Detran-SE disponibilizou uma única tabela para as duas tarifas. Nela é possível obter informação sobre as alternativas de realização do pagamento por parte dos contribuintes. Confira a seguir:

licenciamento-se-pagamento-tabela-300x200 Licenciamento SE 2022: Tabela, Pagamento, Valor, Consulta

Licenciamento 2022: Pagamento

O Detran-SE já anunciou que, como de costume, a data limite para o pagamento do licenciamento 2022 e do IPVA irá variar de acordo com o digito final da placa dos veículos. De forma que, os motoristas que possuem um veículo com a placa terminada em 1, por exemplo, poderão pagar o tributo até o dia 29 de março, ao passo que as pessoas que tiverem veículos com a placa de final 0 poderão pagar o importo até o dia 30 de novembro.

Licenciamento 2022: Consulta

Para consultar todos os dados referentes ao licenciamento SE  2022 basta que você possua internet e algum aparelho para entrar no site. Lá você conseguirá emitir a guia de pagamento tanto do licenciamento quanto do IPVA de seu veículo. Para acessar o site do Detran-SE basta clicar aqui, na página você terá que clicar em “serviços de veículos”, neste momento aparecerão duas opções: Expedir o boleto dos impostos ou consultá-los, depois de escolher uma das opções basta indicar as informações solicitadas e autenticar seu acesso através do captcha. Feito isso, você só precisa clicar em “confirmar”.

licenciamento-se-valor-tabela-300x300 Licenciamento SE 2022: Tabela, Pagamento, Valor, Consulta

Licenciamento – Renovação

Uma forma simples de entender o licenciamento é tratando-o como a emissão de um novo Certificado de Registro e Licenciamento, que deve ser feito anualmente, pois os dois documentos são renovados no mesmo período. Para liberar o licenciamento são necessários alguns requisitos que basicamente consistem no pagamento dos seguintes tributos: IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos) e segura DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres). Para renovar o licenciamento basta seguir os seguintes passos:

Acesse o site do Detran-SE ou de seu estado, clique na opção “Débito, restrições e vistorias, posteriormente você deverá acessar o item “veículo”. Em seguida você será redirecionado para uma página na qual você deverá inserir os seus dados e documentos pessoais para o preenchimento do formulário de cadastro, além dos dados pessoais você deverá inserir o número RENAVAM 2022 e a placa do seu veículo. Feito isso é só confirmar as informações emitidas no boleto com o valor atualizado. No final você poderá fazer o pagamento diretamente em uma agência bancária ou utilizando os serviços internet banking de um banco oficial (Banco do Brasil, Santander, Safra, Bradesco, HSBC, Itaú, entre outros)

Agora que você já esta por dentro de tudo sobre o Licenciamento SE 2022, compartilhe este artigo com os seus amigos!

Encontrou algo errado ou desatualizado? Avise-nos deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Licenciamento SE 2022: Tabela, Pagamento, Valor, Consulta
Compartilhe:

Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes. Entre em contato com Clara deixando um comentário em uma publicação ou através do e-mail [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carros

IPVA RN 2022: Consulta, Valor, Pagamento, Tabela

Publicado

em

Após a Lei de 2016, houveram algumas alterações no IPVA RN 2022, ou seja, o governo do Rio Grande do Norte promoveu mudanças no imposto e elas devem ser conhecidas.

A alteração mais significativa se refere a aplicação de uma alíquota única para diversos veículos, que são os veículos com potência superior a 200 cilindradas.

Por causa disso, pode-se dizer até que o RN é o estado com uma das legislações mais simples no que diz respeito ao IPVA.

De toda forma, como acontece nos demais estados, é preciso que os contribuintes fiquem atentos à tabela, ao modo de consulta e ao pagamento do IPVA RN 2022.

Ipva-rn-tabela IPVA RN 2022: Consulta, Valor, Pagamento, Tabela

O que é o IPVA do veículo

Para quem ainda não tem carro próprio e deseja saber mais sobre as taxas e impostos que são cobrados sobre os veículos, este artigo vai apresentar informações sobre o IPVA.

Em primeiro lugar, deve-se ressaltar que se trata de um imposto estadual, então sofre variações conforme o estado de registro do automóvel ou motocicleta.

IPVA é a sigla usada para o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, que possui alíquota diferente de estado para estado, podendo variar de 1% até 6%.

Além disso, esse imposto não é aplicado apenas aos carros e motos não, incide sobre as aeronaves, embarcações e qualquer um dos tipos de veículos automotores.

Dessa forma, percebe-se que é um imposto importante e deve sempre estar com o pagamento em dia para não sofrer multas.

IPVA RN 2022

Após a legislação de 2016 ter causado alterações sobre o IPVA RN no que se refere às alíquotas para automóveis, caminhonetes, embarcações e outros com potência acima de 200 cilindradas.

Para esses modelos de veículos citados anteriormente, a alíquota passou a ser de 3%, sendo divergente dos outros estados levando em consideração o tipo de veículo e a potência específica.

Isso pode ser considerado uma vantagem pois evita surpresas aos contribuintes que podem garantir a alíquota de 3% sobre o valor venal dos seus veículos que possuem mais de 200 cilindradas.

Ademais, há também vantagem em relação a efetivação mais simples das parcelas do IPVA RN que podem ser pagas de duas maneiras:

– Cinco parcelas ao longo dos meses do ano;

Pagamento por parcela única com desconto de 5%.

Mesmo que o prazo de vencimento das parcelas mensais não coincida, pode-se garantir como referência os dez primeiros dias do mês ou dependendo da placa do veículo, a primeira quinzena.

Ipva-rn-valor IPVA RN 2022: Consulta, Valor, Pagamento, Tabela

Consulta IPVA RN 2022: aprenda

Se você deseja consultar o seu IPVA RN 2022 para estar realizando o pagamento do valor, mas não sabe como fazer, leia o passo a passo aqui.

Primeiramente, você deverá acessar o site do Detran e ir até a aba de consulta, para ter acesso a sua guia.

Ao entrar no site, você vai ter uma pagina que vai solicitar o número do RENAVAM e a placa do seu veículo, basta preencher os dados e clicar em “consultar”.

Dessa forma, a guia será emitida e você poderá baixá-la para ter em seu aparelho eletrônico ou mesmo realizar a impressão para estar realizando o pagamento.

Valor do IPVA RN 2022

É preciso que haja o entendimento de que o IPVA é um imposto calculado pela multiplicação do valor venal do veículo no mercado e as alíquotas determinadas pelo governo de cada estado.

Dessa maneira, como já foi falado o estado do Rio Grande do Norte, estipulou a alíquota de 3% para os veículos automotores, como por exemplo:

– Automóveis;

– Caminhonetes;

– Embarcações;

– Motocicletas;

– Similares com potência maior que 200 cilindradas.

Os outros veículos deverão fazer uma consulta a tabela para saber o valor correspondente ao seu bem.

Ipva-rn-pagamento IPVA RN 2022: Consulta, Valor, Pagamento, Tabela

Tabela IPVA RN 2022

Assim como, nos outros estados, a data de vencimento do pagamento vai sofrer variação e acordo com o final da placa do seu veículo, por isso existe a tabela.

Seguindo a lógica, os proprietários de veículos com placas que possuem o final 1, são os primeiros a começarem a pagar e normalmente tem a data de vencimento do boleto para janeiro de cada ano.

Em contrapartida, os donos de veículos com placa final 0, são os últimos a pagarem e normalmente é no mês de julho do ano corrente.

Sendo assim, é preciso estar atento a tabela do Rio Grande do Norte, para que não se atrase e se esqueça do prazo de pagamento. 

Pagamento do IPVA RN 2022

Para realizar o pagamento do IPVA RN 2022, não há dificuldade, após seguir o passo a passo que foi citado aqui em consulta e emitir a guia.

É possível realizar o pagamento em qualquer casa lotérica ou ao banco, basta levar o boleto emitido pela internet ou mesmo o que chegou na sua residência, se for o caso.

Além disso, se o pagamento for realizado em cota única, o contribuinte receberá 5% de desconto no valor do IPVA RN 2022.

Encontrou algo errado ou desatualizado? Avise-nos deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news IPVA RN 2022: Consulta, Valor, Pagamento, Tabela
Compartilhe:
Continue Lendo...

Conteúdo da Página

Novidades

Categorias

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.